Serviços | Edifapes | URI Câmpus de Erechim -
 

A EdiFAPES, Livraria e Editora da FAPES - Fundação Alto Uruguai para a Pesquisa e o Ensino Superior, é mantida pela URI Erechim, localizada na Av. Sete de Setembro, nº 1621, na Cidade de Erechim, Rio Grande do Sul.

Incursionando por outros caminhos, além de ensino, pesquisa e extensão, a EdiFAPES abre espaço para que autores vinculados a estilos literários diferentes também possam trazer a público suas obras. Nesse sentido, apresenta produções que vão da poesia ao romance, passando pelos contos e pela literatura infantojuvenil e infantil, que constituem a Série Literatura - Autores de Erechim e a Série Infantis.

Ampliando a atuação, a editora também se insere na produção de livros técnicos e de periódico, representado pela Revista Perspectiva.

Conselho Editorial
Adilson Luis Stankiewicz (URI / Erechim/RS) - Presidente
Arnaldo Nogaro (URI / Erechim/RS)
Cláudia Petry (UPF / Passo Fundo/RS)
Elcemina Lucia Balvedi Pagliosa (URI / Erechim/RS)
Elisabete Maria Zanin (URI /Erechim/RS)
Jadir Camargo Lemos (UFSM / Santa Maria/RS)
Maria Elaine Trevisan (UFSM / Santa Maria/RS)
Michèle Satto (IFMT / Cuiabá/MT)
Neila Tonin Agranionih (UFPR / Curitiba/PR)
Sérgio Bigolin (URI / Erechim/RS)
Yuri Tavares Rocha (USP / São Paulo/SP)

 

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

IV Jornada Acadêmica - Faculdade de Medicina (2021)

Série: Anais
Área: Medicina
Autor(es)/Organizador(es): Miriam Salete Wilk Wisniewski; Elisabete Maria Zanin; Sergio Bigolin (Orgs.)
ISBN: 978-65-88528-23-5
Formato: PDF
Número de páginas: 289

Apresentamos os Anais da IV Jornada Acadêmica da Faculdade de Medicina da URI Erechim. Nestes Anais você encontrará 88 trabalhos científicos, desenvolvidos por estudantes orientados por professores pesquisadores, cujos temas versam sobre a história da medicina, afecções clínico-terapêuticas, abordagens clínico-cirúrgicas e patologias pouco frequentes. Os trabalhos originam-se em revisões literárias e narrativas, estudos experimentais e relatos de caso, os quais colaboram com a ciência, com a atualização e com o aperfeiçoamento acadêmico-profissional. Nossos agradecimentos científicos aos dedicados estudantes e seus orientadores!

Download

III Jornada Acadêmica do Curso de Medicina; I Interligas ED URI; I Mostra Fotográfica Virtual Arte & Medicinal; I Salão Científico Online (2020)

Série: Anais
Área: Medicina
Autor(es)/Organizador(es): Miriam Salete Wilk Wisniewski; Elisabete Maria Zanin; Sergio Bigolin (Orgs.)
ISBN: 978-65-88528-02-0
Formato: PDF
Número de páginas: 172

Durante o planejamento da 3ᵃ Jornada Acadêmica da Medicina da URI visualizamos a necessidade de combinar as Ciências da Saúde com as Ciências Humanas e Sociais, o que responde pelo nome de Humanidades Médicas. E, sendo assim, nasceu o tema ““Entrelaçando Medicina e Arte”. Introduzir neste evento, discussões sobre a História da Medicina e, consequentemente a Arte, busca enriquecer a formação e a atuação dos profissionais da saúde. Conforme afirma Gusmão (2004) “A História da Medicina nos ensina de onde viemos, a situação médica presente e em qual direção caminhamos. Se pretendermos realizar nosso trabalho com um plano definido, necessitamos da História como guia.” A Arte por sua vez, constitui-se ferramenta que nos permite cultivar a humanidade e a empatia, podendo trazer benefício na medicina, quer seja no tratamento de determinadas patologias, como na própria comunicação com o paciente e na transmissão de segurança e carinho. Medicina e Arte não são entidades independentes, mas antes complementares. (TOMAZ, 2019). Nesta publicação, além de trabalhos científicos desenvolvidos por acadêmicos de Medicina e seus orientadores, apresentamos a Conferência Magistral “A dissecção do quadro - A Lição de Anatomia do Dr. Tulp - de Rembrandt”, proferida durante o evento. Esperamos que este documento seja um marco na atualização do conhecimento e na troca de experiências, visando à valorização do cuidado, da arte e, portanto, da vida.

Download

INTERLIGAS MED URI - Entrelaçando Saberes

Série: Cadernos Temáticos
Área: Medicina
Autor(es)/Organizador(es): Samuel Salvi Romero, Elisabete Maria Zanin, Miriam Salete Wilk Wisniewski
ISBN: 978-65-88528-24-2
Formato: PDF
Número de páginas: 115

A ideia do e-book "INTERLIGAS MED URI – Entrelaçando Saberes” concretizou-se por meio da articulação entre professores do Curso de Medicina, Centro Acadêmico de Medicina da URI Erechim (CAMED – URI) e Coordenações do Curso. O pensamento inicial esteve ancorado em uma perspectiva de movimentos interdisciplinares, cuja racionalidade pudesse ser discutida pelas Ligas Acadêmicas existentes no Curso e com vistas a possibilitar uma aproximação com as demais Ligas da Instituição. A natureza dessas discussões previa, ainda, a representação do protagonismo acadêmico em temas contemporâneos que versam acerca do cotidiano humano e sobre o cuidado proposto pelo acadêmico de Medicina, professores e preceptores. Esses temas, descritos e estruturados, poderiam servir de subsídio para as tomadas de decisão dos discentes e seus pares nos cenários de práticas curriculares, entendendo a complexidade de análise dos territórios, populações e subpopulações.

Download

Os Desafios da Ética Médica e da Bioética na Medicina

Série: Cadernos Temáticos
Área: Medicina
Autor(es)/Organizador(es): Giana Lisa Zanardo Sartori, Ramiro Ronchetti, Arnaldo Nogaro
ISBN: 978-65-88528-22-8
Formato: PDF
Número de páginas: 68

A Ética Médica e a Bioética na Medicina O mundo contemporâneo que estamos vivendo, apresenta todos os dias inúmeros desafios, dos mais simples aos mais complexos, será que a sociedade está conseguindo compreender e avançar na busca por uma vida melhor? O que significa uma vida melhor? Como as pessoas estão lidando com estes desafios? A busca pelo conhecimento ainda é uma verdade? Há uma preocupação pelo conhecimento científico e ético? Ainda é possível ensinar e aprender? Estes questionamentos são inquietações que acompanham o trabalho desenvolvido pelos docentes nas mais diversas áreas do conhecimento, não seria diferente no Curso de Medicina da URI – Erechim, na disciplina de Ética Médica e Bioética. Nosso principal objetivo é que os acadêmicos possam conhecer e compreender os fundamentos e princípios éticos e bioéticos, necessários e imprescindíveis para a atuação na profissão médica. Além disso, possibilitar o reconhecimento e a importância dos princípios e valores norteadores da relação médico com pacientes, com familiares, com colegas de profissão e de trabalho, com todas as pessoas, a partir do respeito à dignidade humana, à igualdade, à liberdade. Este objetivo, que ora está disposto no plano de ensino da disciplina de Ética Médica e Bioética, pretende fazer parte da vida acadêmica dos alunos e se manter na vida profissional. É a expressão do cuidado com o outro ser humano, aquele que será atendido ou fará parte do grupo de pessoas que estarão envolvidos com a saúde e/ou a doença.

Download