DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EDXATAS E DA TERRA Disciplina: Estrutura e Propriedades de Compostos Orgânicos Código: 10-170 Carga Horária: 80h Créditos: 04 Pré-Requistos: Co-requisitos:
EMENTA Compostos orgânicos: características estruturais, hibridização, geometria molecular, isomeria e fundamentos de esterioquímica. Principais técnicas de extração, separação e purificação de compostos orgânicas. Métodos de destilação.
OBJETIVOS A disciplina visa desenvolver habilidade para compreensão da fundamentação teórica sobre a química do carbono bem como desenvolver habilidades práticas de montagem e utilização de aparatos empregados em laboratórios industriais e de pesquisa em química orgânica. Buscando-se atender essas competências, os seguintes objetivos específicos são apresentados: - Desenvolver a autonomia no que tange o estudo, a interpretação, a compreensão, discussão e a solução de problemas; - Analisar e compreender os fenômenos químicos por meio de modelos simbólicos, verificados e validados por experimentação; - Promover a cooperação no estudo em grupo, concentração, atenção e respeito ao grupo nas aulas; - Compreender a importância do conhecimento da geometria molecular nas propriedades físicas e químicas de moléculas orgânicas; - Reconhecer as diferenças entre os isômeros; - Reconhecer as principais funções orgânicas e suas propriedades; - Reconhecer moléculas orgânicas como ácidos ou bases através das teorias de Lowry-Brönsted e de Lewis - Conhecer as principais práticas de rotinas em laboratórios de química orgânica;
CONTEÚDOS CURRICULARES UNIDADE DE ENSINO 01 – INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA Esta unidade visa apresentar os principais conceitos e leis da química orgânica. Teoria de Kekuié, hibridizações, formação de cadeias. Revisar a nomenclatura das funções orgânicas e diferentes tipos de fórmulas estruturais usadas para apresentação de compostos. Desenvolver competência para a interpretação das fórmulas estruturais de compostos orgânicos quanto as suas propriedades físicas (polaridade, solubilidades em um dado solvente, pontos de fusão e ebulição).
Atividade prática: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados. TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 01.
UNIDADE DE ENSINO 02 – ISOMERIA E PROPRIEDADES DE COMPOSTOS ORGÂNICOS Desenvolver noções sobre conceitos de isomeria e sua classificação. Definir, interpretar, diferenciar, classificar e representar os isômeros constitucionais (planos). Reconhecer as diferenças entre estereoisômeros (ópticos e geométricos) assim como aprender a nomenclatura, propriedade físicas e biológicas dos estereoisômeros em geral. Reconhecer moléculas quirais: enantiômeros, elementos de simetria, sistemas R/S. Desenvolver noções sobre princípios básicos de esterioquímica e análise conformacional.
Atividade prática: Realizar, com segurança, operações de rotina com a vidraria e equipamentos de laboratório que possibilitem compreensão de diferentes processos extrativos. TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 02.
UNIDADE DE ENSINO 03 – UMA INTRODUÇÃO ÀS REAÇÕES ORGÂNICAS: ÁCIDOS E BASES Desenvolver noções sobre a estrutura e reatividade: homólise e heterólise de ligações de carbono, formação de radicais, carbocátions e carboânions. Reconhecer compostos orgânicos como ácidos e bases segundo as teorias de Brönsted- Lowry e de Lewis assim como os fatores que influenciam na força de ácidos e bases orgânicas.
TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 03. Atividade prática: Realizar diferentes experimentos de separação de misturas através de técnicas cromatográficas e de destilação.
METODOLOGIA Visando desenvolver competências apresentadas as aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotadas as seguintes metodologias: Aulas teóricas e expositivas com utilização de recursos audiovisuais e questionamentos, discussão e debates; Aulas práticas sobre os conteúdos ministrados na teoria; A leitura, interpretação e elaboração de textos serão trabalhados em sala de aula como temas transversais; As aulas transcorrerão de maneira interativa com os alunos em que ambos são agentes ativos do processo de ensino-aprendizagem; A exposição do conteúdo ocorrerá por meio de atividades que facilitem e estimulem a aprendizagem. Buscar-se-á interação constante com os alunos; As atividades relacionadas ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) totalizará 20h e poderá constar com exercícios de fixação, pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de atividades práticas, elaboração de relatórios, visitas técnicas entre outros conforme normativas da Reitoria para Graduação Ativa.
AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação será de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições, seminários e/ou relatos de atividades práticas. O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira: No mínimo duas avaliações que versará com questões objetivas e ou discursivas com peso 8,0 e Trabalhos Discente Efetivo (TDE) peso 2,0.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA SOLOMONS, T. W. Graham; FRYHLE, Craig B. Química orgânica 1. Rio de Janeiro: LTC, 2005. MORRISON, R. T.; BOYD, R. N. Química Orgânica. Lisboa: Gulbonkian, 1997. BRUICE, P.Y. Química orgânica. São Paula: Pearson Prentice Hall, 2006
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR MORRISON, R. T.; BOYD, R. N. Química Orgânica. Lisboa: Gulbonkian, 1997. MCMURRY, J. Química orgânica. Rio de Janeiro: LTC, 1997. BARBOSA, L. C. de Almeida. Química orgânica: uma introdução para as Ciências Agrárias e Biológicas. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 1998. QUIÑOÁ, E.; RIGUERA, R. Questões e exercícios de química orgânica: um guia de estudo e auto-avaliação. São Paulo: Makron Books, 1995 DEMUNER, Antônio Jacinto et al. Experimentos de química orgânica. Viçosa: UFV, 2000.
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