DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: ENGENHEIRO NO MERCADO DE TRABALHO Código: 30-1020 Carga Horária: 40h (Teórica: 30h) (Prática: 10h) Nº de Créditos: 02
EMENTA Definições, tipos de inovação, impactos nas atividades empresariais e na economia. Definição, perfis e tipos de empreendedor. Fatores que influenciam o empreendedorismo. Novas vertentes do empreendedorismo. Raciocínio empreendedor com visão crítico-analítica e interdisciplinar nas organizações. O engenheiro empreendedor. Estratégias de desenvolvimento tecnológico e inovativo. Reconhecimento de oportunidades. Solução de problemas em uma perspectiva empreendedora e criativa. Técnicas para a pesquisa de mercado e tratamento de informações qualitativas. Modelos de Negócio. Como alavancar e estruturar projetos e negócios inovadores. Organizações exponenciais e negócios escaláveis. Plano de Negócio.
OBJETIVOS Desenvolver habilidades para elaboração de soluções inovadoras, com foco no cliente, aprimorando o pensamento empreendedor, por meio da elaboração de um Plano de Negócio completo. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados: - Entender os tipos de inovação e empreendedorismo e o seu impacto nas organizações; - Identificar e analisar cenários para implantação de novos projetos e negócios; - Perceber o papel do engenheiro no processo de inovação e criação de novos negócios; - Propor projetos e negócios inovadores para a solução de problemas reais; - Aplicar técnicas para levantamento da visão de mercado a respeito de soluções propostas; - Analisar informações qualitativas de mercado como subsídio para projetos e negócios inovadores de engenharia; - Elaborar Planos de Negócio que evidenciem a proposta de valor, público-alvo, parceiros, etapas do projeto, estrutura de custos, fontes de receita e as formas de relacionamento com o cliente para divulgação, distribuição e pós-venda; - Comunicar-se de forma escrita, oral e gráfica através da apresentação de um Plano de Negócio completo; - Trabalhar e liderar projetos e equipes multidisciplinares; - Gerenciar projetos e liderar, de forma proativa e colaborativa, definindo estratégias e construindo o consenso nas equipes; - Aprender de forma autônoma e lidar com situações reais e contextos complexos; - Preparar-se para liderar empreendimentos em todos os seus aspectos de produção, de finanças, de pessoal e de mercado.
CONTEÚDOS CURRICULARES UNIDADE DE ENSINO 01 – O PROCESSO INOVATIVO Definições e tipos de inovação (incremental e de ruptura), e impactos nas atividades empresariais e na economia.
TDE 01 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 01.
UNIDADE DE ENSINO 02 – O CENÁRIO EMPREENDEDOR Definição, perfis e tipos de empreendedor. Fatores que influenciam o empreendedorismo. Novas vertentes do empreendedorismo (empreendedorismo social, intraempreendedorismo, entre outras). Raciocínio empreendedor com visão crítico-analítica e interdisciplinar nas organizações.
TDE 02 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 02.
UNIDADE DE ENSINO 03 – ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO O engenheiro empreendedor. Estratégias de desenvolvimento tecnológico e inovativo.
Atividade Prática 01: Dinâmica para apropriação do papel inovativo e empreendedor do engenheiro.
TDE 03 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 03.
UNIDADE DE ENSINO 04 – IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS E PROPOSTA DE SOLUÇÃO Reconhecimento de oportunidades. Solução de problemas em uma perspectiva empreendedora e criativa.
Atividade Prática 02: Dinâmica para solução de um problema real proposto.
TDE 04 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 04.
UNIDADE DE ENSINO 05 – PESQUISA DA VISÃO DE MERCADO Técnicas para a pesquisa de mercado e tratamento de informações qualitativas.
Atividade Prática 03: Dinâmica para aplicação de técnicas de pesquisa de mercado.
TDE 05 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 05.
UNIDADE DE ENSINO 06 – ESTRUTURAÇÃO DE NEGÓCIOS Modelos de Negócio. Como alavancar e estruturar projetos e negócios inovadores. Organizações exponenciais e negócios escaláveis. Plano de Negócio, definindo proposta de valor, público-alvo, parceiros, etapas do projeto, estrutura de custos, fontes de receita e as formas de relacionamento com o cliente para divulgação, distribuição e pós-venda. Como gerenciar novos empreendimentos.
Atividade Prática 04: Dinâmica para identificação e análise de organizações exponenciais e negócios escaláveis.
Atividade Prática 05: Dinâmica para apresentação de projetos e negócios inovadores.
TDE 06 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 06.
METODOLOGIA Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa e sociointeracionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares matemáticos. A contextualização se dará através da resolução de problemas. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, envolvendo resolução de exercícios e problemas com e sem auxílio de softwares matemáticos e trabalho interdisciplinar envolvendo a aplicação de conceitos matemáticos a área da engenharia.
AVALIAÇÃO
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA TIDD, Joe; BESSANT, John. Gestão da inovação. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. 633 p. ISBN 9788582603062. BRESSANT, John; TIDD, Joe. Inovação e Empreendedorismo. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019. 526 p. ISBN 978-85-8260-518-9. OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business Model Generation: inovação em modelos de negócios. 1. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2013. 300 p. ISBN 9788576085508.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR TIGRE, Paulo Bastos. Gestão da inovação: a economia da tecnologia no Brasil. 2. ed., rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. 275 p. ISBN 9788535277012. BURGELMAN, Robert A.; CHRISTENSEN, Clayton M.; WHEELWRIGHT, Steven C. Gestão estratégica da tecnologia e da inovação: conceitos e soluções. 5. ed. São Paulo: AMGH, 2012. 628 p. ISBN 9788580550900. DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovação e espírito empreendedor: prática e princípios. São Paulo: Cengage Learning, 2013. 378 p. ISBN 9788522108596. MAGALDI, Sandro; SALIBI NETO, José. Gestão do amanhã: tudo o que você precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer na 4ª revolução industrial. 4. ed. São Paulo: Gente, 2018. 255 p. ISBN 9788545202295. ISMAIL, Salim; MALONE, Michael S.; GEEST, Yuri V. Organizações Exponenciais. 1. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019. 288 p. ISBN 9788550807140 SERAFIM, Luiz. O poder da inovação: como alavancar a inovação na sua empresa. São Paulo: Saraiva, 2011. 237 p. ISBN 9788502147997. KIM, W. Chan; MAUBORGNE, Renée. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. 278 p. ISBN 9788535284218.
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