DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: Desenho Técnico de Engenharia Código: 30-1106 Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 20h) Créditos: 02
EMENTA Introdução ao desenho técnico. Normas para o desenho técnico. Fundamental de traçado à mão-livre. Letras e algarismos. Sistemas de representação. Primeiro e terceiro diedros. Projeção ortogonal de peças simples. Vistas omitidas. Proporções. Corte e seções. Cotagem.
OBJETIVOS A disciplina visa desenvolver no aluno competências de comunicar-se eficazmente na forma gráfica. Para isto desenvolver o entendimento de uma visão espacial de desenho técnico e o estudo das projeções ortogonais de acordo com as normas, bem como treinar técnicas de desenho à mão-livre e com instrumentos. Dotar o aluno de visão espacial com elementos tridimensionais e métodos de representação. Por fim, desenvolver no aluno a competência de projetar os diferentes elementos presentes nos projetos de Engenharia.
CONTEÚDOS CURRICULARES UNIDADE DE ENSINO 01 – CONCEITOS FUNDAMENTAIS Apresentar os conceitos fundamentais de desenho técnico, a comunicação gráfica de ideias, diferenciando dos desenhos artísticos e os modos de representações. Apresentar as principais normas de desenho técnico aplicadas no Brasil, as formas de escrita normalizadas, os tipos de linhas, folhas de desenho, legendas, margens, listas de peças e escalas de tragalho. Para que o aluno adquira a competência de comunicar-se eficazmente de forma gráfica.
Atividade prática 01: Realização das margens e legendas nas folhas A4 e A3. TDE 01 – Preenchera as folhas de Letreiros e Traçados
UNIDADE DE ENSINO 02 – PROJEÇÕES ORTOGONAIS. Apresentar o conceito de projeção ortogonais diferenciando o Método Europeu do Método American e representação em múltiplas vistas. Trabalhar a escolha de vistas interpretando quais são as vistas necessárias e suficientes. Também trabalhar os conceitos de vistas parciais, deslocadas e interrompidas. Desenvolvendo no aluno a competência de leitura e interpretação de desenhos técnicos bem como a modelagem de peças através das vistas ortogonais.
Atividade prática 02: Realização de desenhos a mão livre de vistas ortogonais de peças com geometria simples. TDE 02 – Preenchera as folhas de exercícios de vistas ortogonais a mão livre.
UNIDADE DE ENSINO 03 – CORTES E SEÇÕES. Apresentar os modos de representar e cortar as peças através de cortes por planos paralelos ou concorrentes. Trabalhar as regras gerais dos cortes e os elementos que não são cortados além das representações convencionais diferenciando os cortes de seções. Também será trabalhado a utilização dos instrumentos de desenho técnico, tais como régua paralela, escalímetro, esquadros, compasso e gabaritos de circunferências. Desta forma criando no aluno a competência de interpretar os desenhos em corte.
Atividade prática 03: Realização de desenhos das vistas em corte e seções utilizando os instrumentos de desenho. TDE 03 – Preenchera as folhas de exercícios de cortes e seções.
UNIDADE DE ENSINO 04 – PERSPECTIVAS. Apresentar as formas de perspectivas existentes tais como as projeções paralela ou cilíndrica ilustrando a importância que estas tem em dar uma visão espacial tridimensional das peças representadas no papel. Trabalhas as perspectivas Cavaleiras e Isompetricas. Desta forma trabalhar a competência de interpretação e de expressão gráfica tridimensionais representadas em uma folha de papel. Atividade prática 04: Realização de desenhos de circunferências numa perspectiva qualquer. Desenhar a intersecção de superfícies quaisquer e desenhar uma perspectiva cavaleira e uma isométrica. TDE 04 – Realizar os desenhos em perspectivas de componentes de máquinas nas folhas A3.
UNIDADE DE ENSINO 05 – COTAGEM. Apesentar as normas e os aspectos gerais da cotagem bem como os elementos funtamentas presentas na cotagem. Trabalhar a inscrição das cotas nos desenhos e os critérios de cotagem. Atividade prática 05: Execução dos exercícios de cotagem. TDE 05 – Fazer a cotagem dos desenhos ortogonais nas folhas de TDE.
METODOLOGIA Visando desenvolver nos alunos as competências de comunicar-se eficazmente nas formas gráficas bem como projetar componentes, as aulas são desenvolvidas de forma variada e tem como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, podem ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares de CAD, e a contextualização ocorre através da resolução de problemas reais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos – TDEs no total de 10h, envolvendo resolução de exercícios e problemas reais por meio da aplicação dos conceitos trabalhados e inerentes aos projetos de Engenharia.
AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina propõe verificar se as competências pretendidas neste plano de ensino foram adquiridas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial. As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA SILVA, Arlindo; RIBEIRO, C. Tavares; DIAS, João. Desenho técnico moderno. 5.ed., Rio de Janeiro: LTC, 2008. FRENCH, T. Ewing. Desenho técnico e tecnologia gráfica. 8.ed. São Paulo: Globo, 2005. LEAKE, James M.; BORGERSON, Jacob. Manual de desenho técnico para engenharia: Desenho, modelagem e visualização. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2010.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR PROVENZA, Francesco. Projetista de máquinas: PROTEC. 47.ed. São Paulo: F. Provenza, [1976]. MANFÉ, Giovanni; POZZA, Nino. Desenho técnico mecânico: curso completo para as escolas técnicas e ciclo básico das faculdades de engenharia. [S.l.]: Hemus, 2004. vol. 2. PROVENZA, Francesco. Desenhista de máquinas: PRO-TEC. São Paulo: F. Provenza, [1960]. PRINCÍPE JUNIOR, A. dos Reis. Noções de geometria descritiva. 38.ed. São Paulo: Nobel, 1996. LACOURT, H.. Noções e fundamentos da geometria descritiva: ponto, reta, planos, métodos descritivos, figuras em planos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1995.
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