Departamento de Linguística, Letras e Artes Disciplina: LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais I A Código: 80.328 Carga Horária: 40h N° de Créditos: 02 Teórica: 30h TDE: 10h
EMENTA: Introdução à legislação e inclusão. Língua, culturas comunidades e identidades surdas. Aquisição de Linguagem e a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.
OBJETIVO GERAL:
OBJETIVO ESPECÍFICOS:
CONTEÚDO CURRICULAR: Unidade 1 - Legislação e Inclusão;
Unidade 2 - Cultura Surda / Relação de história da surdez com a Língua de sinais;
Unidade 3 - Aquisição da Linguagem de Libras / Noções básicas da Língua Brasileira de Sinais: o espaço de sinalização, os elementos que constituem os sinais, noções sobre a estrutura da língua, a língua em uso em contextos triviais de comunicação.
METODOLOGIA: A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas-dialogadas e práticas. A TDE será trabalhada através de, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.
AVALIAÇÃO: A avaliação do aluno será realizada por meio de provas teórico-práticas. Para a TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
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LOPES, M. C. Surdez & educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. QUADROS, R. M. Educação de surdos: aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008. THOMA, A. S.; LOPES, M. C. (org.). A invenção da surdez: cultura, alteridade, identidade e diferença no campo da educação. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:FERNANDES, E. Surdez e bilinguismo. Porto Alegre: Organizadora Mediação, 2005. FREIRE, Ida Mara (Org.(s)). Um olhar sobre a diferença: Interação, trabalho e cidadania. 12.ed. São Paulo - SP: Papirus, 2012. LACERDA, C. B. F. (Org.). Surdez: processos educativos e subjetividade. São Paulo: Lovise, 2000. RIBAS, J. B. C. O que são pessoas deficientes. São Paulo: Editora Brasiliense, 2003. SCKLIAR, C. Atualidade da educação bilíngue para surdos. Porto Alegre: Mediação, 1999.
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