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Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área do Conhecimento de Ciências Exatas e da Terra

Componente Curricular: FÍSICO-QUÍMICA I A

Código: 10-1013

Carga Horária: 40h (Teórica: 30h) (TDE: 10h)

Créditos: 02

 

Ementa

Primeiro Princípio da Termodinâmica – Entalpia. Segundo Princípio da Termodinâmica – Entropia. Cinética Química e Colóides.

 

Objetivos

A disciplina visa desenvolver as seguintes competências:

  • Dominar a leitura, interpretação e a capacidade de produção de textos em diferentes formas de linguagem e representações que envolvem conhecimento físico-químicos, incluindo símbolos, códigos e nomenclatura científica, a fim de se comunicar adequadamente;
  • Conhecer acerca da físico-química, bem como seus parâmetros e propriedades termodinâmicas do equilíbrio, contribuindo para a compreensão do cotidiano e posterior aplicação nas práticas profissionais.
  • Aprofundar os conceitos envolvidos em reações químicas, tais como, reatividade, espontaneidade e o sentido da direção das reações;
  • Aprofundar conhecimentos sobre as teorias termodinâmicas e cinética química.
  • Obter conhecimentos acerca do mundo dos colóides e como estes estão presentes no dia-a-dia relacionado com a área farmacêutica.

Buscando-se atender estas competências e habilidades alguns objetivos específicos são delineados:

  • Desenvolver conhecimentos sobre tipos de reações químicas;
  • Desenvolver noções básicas acerca dos processos reversíveis e irreversíveis e suas relações com o cotidiano;
  • Dominar o conceito de gases, sistemas termodinâmicos e suas aplicações nos cálculos de determinações dos parâmetros reacionais, pressão, concentração e temperatura, de diferentes processos, contribuindo para a compreensão do cotidiano e, posterior aplicação nas práticas profissionais;
  • Mostrar correlações entre algumas propriedades dos elementos químicos e a dependência dessas propriedades com a direção no sentido dos produtos;
  • Compreender ou fazer previsões sobre a espontaneidade e equilíbrio físico-químico;
  • Interpretar aspectos sobre as velocidades das reações, propriedades que dependam das concentrações de reagentes e correlacionar com o tempo de meia-vida.
  • Aprender a prever e descrever os mecanismos das reações e entender as influências e causas das propriedades dos colóides aplicados a área farmacêutica.

 

Conteúdos Curriculares

 

UNIDADE DE ENSINO 1: FUNDAMENTOS DE TERMODINÂMICA

Aprofundar os conhecimentos sobre os conceitos básicos, o primeiro princípio da termodinâmica, energia interna e entalpia assim como a termodinâmica, o segundo e o terceiro princípios da termodinâmica, a entropia e a energia livre. Também destacando-se ao estudo da espontaneidade e equilíbrio e por fim o potencial químico. Compreender como isso afeta as propriedades físico-químicas da reação a fim de que o acadêmico desenvolva as competências e habilidades aos fundamentos da termodinâmica.

 

TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 2: CINÉTICA DAS REAÇÕES QUÍMICAS

Conceituar aspectos relacionados com a cinética das reações químicas e a teoria da velocidade das reações em direção ao equilíbrio químico, podendo ser em meio homogêneo ou em meio heterogêneo. Compreender como as variações dos parâmetros termodinâmicos como concentração, pressão e temperatura afetam as velocidades de reações, as ordens de reações e as equações de velocidade, a fim de que o acadêmico desenvolva as competências e habilidades relacionadas ao estudo da velocidade das reações químicas.

 

TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 3: COLÓIDES

Exemplificar a química dos colóides e relacionar com o dia-a-dia. Conceituar como os sistemas coloidais são encontrados na natureza, nos reinos mineral, vegetal e animal, como podem ser sintetizados para o bem-estar do homem na forma de bens de consumo

e para processos industriais que propiciam melhores condições de vida. O estudo dos colóides também pode ajudar a evitar a formação desses sistemas na natureza, quando poluem o ar (fumaça), a água (esgoto doméstico e industrial) e os solos (resíduos sólidos) afim de que o acadêmico desenvolva competências e habilidades para serem aplicadas a área farmacêutica.

 

TDE 03 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 03.

 

Metodologia

As aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotadas as seguintes metodologias:

  • Aulas teóricas e expositivas com utilização de recursos audiovisuais e questionamentos, discussão e debates;
  • A leitura, interpretação e elaboração de textos serão trabalhados em sala de aula como temas transversais;
  • As aulas transcorrerão de maneira interativa com os alunos em que ambos são agentes ativos do processo de ensino-aprendizagem;
  • A exposição do conteúdo ocorrerá por meio de atividades que facilitem e estimulem a aprendizagem. Buscar-se-á interação constante com os alunos;
  • As atividades relacionadas ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) totalizará 10h e poderá constar com exercícios de fixação, pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de atividades práticas, elaboração de relatórios, visitas técnicas entre outros.

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação será de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições, seminários e/ou relatos de atividades práticas.

O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira:

No mínimo duas avaliações que versará com questões objetivas e ou discursivas com peso 8,0 e Trabalhos Discente Efetivo (TDE) peso 2,0.

 

Bibliografia Básica

ATKINS, P. W; PAULA, Julio de. Físico-química. Rio de Janeiro: LTC, 2014.

ATKINS, P. W; JONES, Loretta. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2013.

MOORE, W.J. Físico-química. São Paulo: Edgard Blücher, 1991.

 

Bibliografia Complementar

CHAGAS, Aécio Pereira. Termodinâmica química: fundamentos, métodos e aplicações. Campinas: Unicamp, 1999.

FELTRE, Ricardo. Química. São Paulo: Moderna, 1994.

GREGÓRIO, F.J. Físico-química: uma proposta de ensino. São Paulo: FTD, 1993.

PILLA, L. Físico-química. Rio de Janeiro: LTC, 1980.

BORGNAKKE, C; SONNTAG, Richard E. Fundamentos da termodinâmica. São Paulo: Edgard Blücher, 2010.