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Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área do Conhecimento de Ciências Exatas e da Terra

Componente Curricular: QUÍMICA ORGÂNICA I A

Código: 10-1024

Carga Horária: 80h (Teórica:40h) (Prática:20h) (TDE:20h)

Créditos: 04

 

Ementa

Compostos orgânicos: características estruturais, hibridização, isomeria e fundamentos de estereoquímica. Ácidos e bases orgânicas. Mecanismos de principais reações orgânicas: Substituição, Eliminação, Adição. Técnicas de purificação de compostos orgânicas. Desenvolvimento experimental de rotas sintéticas.

 

Objetivos

A disciplina visa desenvolver habilidade para compreensão da fundamentação teórica sobre a química do carbono e eventos que ocorrem durante uma reação através do conhecimento avançado dos principais mecanismos de reações orgânicas que servirão de base para outras disciplinas do Curso, bem como desenvolver habilidades práticas para trabalho em laboratório, aprender técnicas de síntese, purificação e isolamento de princípios ativos.

 

Buscando-se atender essas competências, os seguintes objetivos específicos são apresentados:

- Desenvolver a autonomia no que tange o estudo, a interpretação, a compreensão, discussão e a solução de problemas;

- Analisar e compreender os fenômenos químicos por meio de modelos simbólicos, verificados e validados por experimentação;

- Promover a cooperação no estudo em grupo, concentração, atenção e respeito ao grupo nas aulas;

- Compreender o efeito das funções orgânicas sobre as propriedades físicas e químicas de moléculas;

- Reconhecer as diferenças entre os isômeros;

- Reconhecer moléculas orgânicas como ácidos ou bases através das teorias de Lowry-Brönsted e de Lewis

- Compreender as etapas de formação dos intermediários das reações orgânicas;

- Reconhecer diferentes tipos dos mecanismos das reações;

- Ser capaz de prever o resultado de uma síntese e avaliar os efeitos das variáveis que influenciam no rendimento de uma reação;

- Conhecer as principais práticas de rotinas em laboratórios de química orgânica;

- Introduzir e ilustrar as técnicas usualmente empregadas em química orgânica para obtenção, purificação e caracterização de extratos;

- Compreender o desenvolvimento das principais rotas sintéticas;

- Conhecer os métodos de isolamento, purificação e caracterização dos produtos e cálculos de rendimento

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE DE ENSINO 01 – PROPRIEDADES DE COMPOSTOS ORGÂNICOS E ISOMERIA

Esta unidade visa apresentar os principais conceitos e leis da química orgânica. Teoria de Kekuié, hibridizações, formação de cadeias. Desenvolver competência para a interpretação das fórmulas estruturais de compostos orgânicos quanto as suas propriedades físicas (polaridade, solubilidades em um dado solvente, pontos de fusão e ebulição). Desenvolver noções sobre conceitos de isomeria e sua classificação. Definir, interpretar, diferenciar, classificar e representar os isômeros constitucionais (planos). Reconhecer as diferenças entre estereoisômeros (ópticos e geométricos). Reconhecer moléculas quirais: enantiômeros, elementos de simetria, sistemas R/S. Desenvolver noções sobre princípios básicos de esterioquímica

 

Atividade prática: Realizar, com segurança, operações de rotina com a vidraria e equipamentos de laboratório que possibilitem compreensão de diferentes processos de purificação. Identificar grupos funcionais.  

 

TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 01 

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – ÁCIDOS E BASES ORGÂNICAS, REAÇÕES DE SUBSTITUIÇÃO

Esta unidade visa desenvolver habilidades para reconhecer compostos orgânicos como ácidos e bases segundo as teorias de Brönsted- Lowry e de Lewis assim como os fatores que influenciam na força, estabilidade e reatividade dos mesmos. Reconhecer as diferenças entre mecanismos via radical livre, nucleofílica ou eletrofilica.  Desenvolver competência para avaliar reatividade e orientação dos substratos em diferentes reações de substituição.  

 

Atividade prática: Realização de rotas sintéticas

 

TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 02 

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – REAÇÕES DE ELIMINAÇÃO E ADIÇÃO

Desenvolver noções sobre os mecanismos de reações de eliminação e adição via radical livre, adição nucleofílica e eletrofílica. Reconhecer as diferenças entre elas e os fatores que afetam os rendimentos.

 

Atividade prática: Realização de seminários trazendo e socializando informações sobre rotas sintéticas de principais classes de compostos orgânicos (ácidos, álcoois, ésteres entre outros) desenvolvendo competência de análise e síntese das informações.

 

TDE 03 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 03

 

Metodologia

Visando desenvolver competências apresentadas as aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotadas as seguintes metodologias:

Aulas teóricas e expositivas com utilização de recursos audiovisuais e questionamentos, discussão e debates;

Aulas práticas sobre os conteúdos ministrados na teoria;

A leitura, interpretação e elaboração de textos serão trabalhados em sala de aula como temas transversais;

As aulas transcorrerão de maneira interativa com os alunos em que ambos são agentes ativos do processo de ensino-aprendizagem;

A exposição do conteúdo ocorrerá por meio de atividades que facilitem e estimulem a aprendizagem. Buscar-se-á interação constante com os alunos;

As atividades relacionadas ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) totalizará 20h e poderá constar com exercícios de fixação, pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de atividades práticas, elaboração de relatórios, visitas técnicas entre outros conforme normativas da Reitoria para Graduação Ativa.

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação será de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições, seminários e/ou relatos de atividades práticas.

O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira:

No mínimo duas avaliações que versará com questões objetivas e ou discursivas com peso 8,0 e Trabalhos Discente Efetivo (TDE) peso 2,0.

 

Bibliografia Básica

SOLOMONS, T. W. Graham; FRYHLE, Craig B. Química orgânica 1.  Rio de Janeiro: LTC, 2005.

PELISSON, M. M.M. Mecanismos de reações orgânicas. Poliedro, 2004.

BRUICE, P.Y. Química orgânica. São Paula: Pearson Prentice Hall, 2006.

 

Bibliografia Complementar

MORRISON, R. T.; BOYD, R. N. Química Orgânica. Lisboa: Gulbonkian, 1997.

MCMURRY, J. Química orgânica. Rio de Janeiro: LTC, 1997.

ALLINGER, N.L., CAVA, M.P. JONGH, D.C., JOHNSON, C.R., LEBEL, N.A., STEVENS, C.L. Química Orgânica. Rio de Janeiro: LTC, 1976.

QUIÑOÁ, E.; RIGUERA, R. Questões e exercícios de química orgânica: um guia de estudo e auto-avaliação. São Paulo: Makron Books, 1995

DEMUNER, Antônio Jacinto et al. Experimentos de química orgânica. Viçosa: UFV, 2000.