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Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área do Conhecimento de Ciências Biológicas

Componente Curricular: BIOQUÍMICA PARA CIÊNCIAS DA SAÚDE A

Código: 20-846

Carga Horária: 80h (Teórica: 40h) (Prática: 20h) (TDE: 20h)

Créditos: 04

 

Ementa

Aminoácidos e peptídeos: estrutura e função de proteínas. Enzimologia. Estrutura e função de carboidratos, lipídeos e nucleotídeos. pH e tampões. Oxidações biológicas. Bioquímica da respiração. Principais vias do catabolismo e anabolismo. Estado alimentado e jejum.

 

Objetivos

A disciplina visa desenvolver as seguintes competências: proporcionar aos discentes conhecimentos e habilidades para a compreensão da estrutura e função de substâncias orgânicas e inorgânicas nos organismos vivos, destacando fenômenos bioquímicos e associando-os com eventos biológicos e fisiológicos essenciais para a formação do profissional da área da saúde.

Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Aplicar bases bioquímicas na estrutura e funcionamento celular.

- Compreender o metabolismo energético e sua regulação, relacionando com fenômenos fisiológicos.

- Conhecer as principais vias do catabolismo e anabolismo nos estados alimentado e jejum.

- Aplicar os princípios bioquímicos na interpretação e resolução de estudos de caso, bem como na leitura de artigos técnico-científicos.

 

Conteúdos curriculares

 

UNIDADE DE ENSINO 01 – Estrutura e função de aminoácidos e proteínas

Trabalhar os conceitos de estrutura e função de aminoácidos e proteínas, e enzimologia.

 

TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – Estrutura e função de carboidratos, lipídeos e nucleotídeos, pH e tampões, bioenergética e introdução ao metabolismo

Trabalhar os conceitos de estrutura e função de lipídeos, carboidratos e nucleotídeos, pH e tampões. Estudar os conceitos de bioenergética e sua relação com o metabolismo celular.

 

TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – Metabolismo energético e principais vias do catabolismo e anabolismo

Conhecer os principais componentes da cadeia respiratória mitocondrial e o processo da fosforilação oxidativa como principal fonte de ATP da célula. Compreender o funcionamento do ciclo de Krebs e seu papel no metabolismo energético mitocondrial. Conhecer a bioquímica da respiração e uma visão geral das principais vias do catabolismo e anabolismo nos estados alimentado e jejum.

 

TDE 03 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 03.

 

Metodologia

As aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotadas as seguintes metodologias:

  • Aulas teóricas e expositivas com utilização de recursos audiovisuais e questionamentos, discussão e debates, bem como aulas práticas em laboratório de bioquímica;
  • A leitura, interpretação e elaboração de textos serão trabalhados em sala de aula como temas transversais;
  • As aulas transcorrerão de maneira interativa com os alunos em que ambos são agentes ativos do processo de ensino-aprendizagem;
  • A exposição do conteúdo ocorrerá por meio de atividades que facilitem e estimulem a aprendizagem. Buscar-se-á interação constante com os alunos;
  • As atividades relacionadas ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) totalizará 10h e poderá constar com exercícios de fixação, pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de atividades práticas, elaboração de relatórios, visitas técnicas entre outros.

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação será de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições, seminários e/ou relatos de atividades práticas.

O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira:

No mínimo duas avaliações que versará com questões objetivas e ou discursivas com peso 8,0 e Trabalhos Discente Efetivo (TDE) peso 2,0.

 

Bibliografia Básica

HARVEY, Richard A; FERRIER, Denise R. Bioquímica ilustrada. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

NELSON, David L; COX, Michael M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

CAMPBELL, Mary K.; FARRELL, Shawn O. Bioquímica. São Paulo: Cengage Learning, 2011, 2008.

 

 

Bibliografia Complementar

BERG, J. M.; TYMOCZKO, J. L.; STRYER, L. Bioquímica. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014, 2010, 2008.

MARZZOCO, A.; TORRES, B. B. Bioquímica básica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

RIEGEL, R. E.. Bioquímica. 3. ed. São Leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2012, 2001.

STRYER, L. Biochemistry. 4. ed. New York: W. H. Freeman and Company, 1999.

VOET, D.; VOET, J. G; PRATT, C. W. Fundamentos de bioquímica. Porto Alegre: Artmed, 2013, 2008, 2002.