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Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área do Conhecimento de Ciências Biológicas

Componente Curricular: BIOQUÍMICA PARA CIÊNCIAS DA SAÚDE B

Código: 20-847

Carga Horária: 80h (Teórica: 40h) (Prática: 20h) (TDE: 20h)

Créditos: 04

 

Ementa

Metabolismo de carboidratos, lipídeos, aminoácidos e nucleotídeos. Metabolismo do etanol. Integração entre tecidos e regulação do metabolismo. Patologias relacionadas ao metabolismo.

 

Objetivos

A disciplina visa desenvolver as seguintes competências: promover conhecimento, habilidades e atitudes para a identificação e conhecimento das vias metabólicas e seus aspectos regulatórios, bem como na compreensão da sua importância para a vida humana no estado normal e em alguns estados patológicos.

Buscando-se atender estas competências e habilidades alguns objetivos específicos são delineados:

- Entender a importância das diferentes vias metabólicas para o funcionamento celular e fisiologia dos principais tecidos.

- Conhecer a integração entre diferentes tecidos e a regulação do metabolismo nos principais estados metabólicos, bem como o papel dos hormônios envolvidos. Compreender as bases bioquímicas de patologias relacionadas ao metabolismo e as consequentes alterações clínicas.

- Aplicar os princípios bioquímicos na interpretação e resolução de estudos de caso, bem como na leitura de artigos técnico-científicos.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE DE ENSINO 01 – Metabolismo de carboidratos e lipídeos

Estudar as principais vias do catabolismo e anabolismo de carboidratos e lipídeos nos vários estados metabólicos, incluindo os estados alimentado, de jejum e de exercício. Conhecer as principais patologias relacionadas ao metabolismo de carboidratos e lipídeos.

 

TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – Metabolismo de aminoácidos e nucleotídeos

Estudar as principais vias do catabolismo e anabolismo de aminoácidos e nucleotídeos nos vários estados metabólicos, incluindo os estados alimentado, de jejum e de exercício. Conhecer as principais patologias relacionadas ao metabolismo de aminoácidos e nucleotídeos.

 

TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – Integração do metabolismo, metabolismo do etanol e Diabetes Mellitus

Estudar o metabolismo de forma integrada entre os diferentes tecidos nos principais estados metabólicos, bem como o papel dos hormônios envolvidos, incluindo a insulina, glucagon, adrenalina e cortisol. Estudar o metabolismo do etanol e suas consequências para o organismo. Compreender as bases bioquímicas e consequências metabólicas do Diabetes Mellitus.

 

TDE 03 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 03.

 

Metodologia

As aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotadas as seguintes metodologias:

  • Aulas teóricas e expositivas com utilização de recursos audiovisuais e questionamentos, discussão e debates, bem como aulas práticas em laboratório de bioquímica;
  • A leitura, interpretação e elaboração de textos serão trabalhados em sala de aula como temas transversais;
  • As aulas transcorrerão de maneira interativa com os alunos em que ambos são agentes ativos do processo de ensino-aprendizagem;
  • A exposição do conteúdo ocorrerá por meio de atividades que facilitem e estimulem a aprendizagem. Buscar-se-á interação constante com os alunos;
  • As atividades relacionadas ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) totalizará 10h e poderá constar com exercícios de fixação, pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de atividades práticas, elaboração de relatórios, visitas técnicas entre outros.

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação será de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições, seminários e/ou relatos de atividades práticas.

O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira:

No mínimo duas avaliações que versará com questões objetivas e ou discursivas com peso 8,0 e Trabalhos Discente Efetivo (TDE) peso 2,0.

 

Bibliografia Básica

VOET, Donald; VOET, Judith G; PRATT, Charlotte W. Fundamentos de bioquímica. Porto Alegre: Artmed, 2013, 2008, 2002.

NELSON, David L; COX, Michael M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

DEVLIN, Thomas M (Coord.). Manual de bioquímica com correlações clínicas. São Paulo: Edgard Blucher, 1997.

 

Bibliografia Complementar

CAMPBELL, Mary K.; FARRELL, Shawn O. Bioquímica. São Paulo: Cengage Learning, 2011, 2008.

HARVEY, Richard A; FERRIER, Denise R. Bioquímica ilustrada. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

HOUSTON, Michael E., 1941; TENGAN, Fátima Mitiko (Trad.). Bioquímica básica da ciência do exercício. São Paulo: Roca, 2001.

MOTTA, Valter T. Bioquímica clínica para o laboratório: princípios e interpretações. 5. ed. Rio de Janeiro: Medbook, 2009.

RIEGEL, Romeo Ernesto. Bioquímica. 3. ed. São Leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2012, 2001.