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Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área do Conhecimento de Ciências Biológicas

Componente Curricular: Microbiologia e Imunologia Geral A

Código: 20-850

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 10h) (TDE: 10h)

N° de Créditos: 02

 

Ementa

Estudo da microbiologia e imunologia básica

 

Objetivos

A disciplina visa desenvolver as seguintes competências:

  • Conhecer os mecanismos imunológicos normais do ser humano e suas interações com o ambiente, com microrganismos patogênicos.

 

Buscando-se atender estas competências e habilidades alguns objetivos específicos são delineados:

  • Conhecer e correlacionar conceitos básicos e classificação de microrganismos como bactérias, vírus e fungos;
  • Conhecer técnicas de análises usada em microbiologia
  • Conhecer e correlacionar os componentes celulares, teciduais e moleculares do sistema imune, com suas principais funções biológicas.
  • Classificar os tecidos e órgãos linfoides.
  • Compreender os princípios das respostas imunes adaptativas e inatas.
  • Caracterizar os antígenos e as imunoglobulinas.
  • Entender o fundamento dos ensaios imunológicos utilizados do diagnóstico laboratorial.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE DE ENSINO 01 – CONHECIMENTOS GERAIS DE MICROBIOLOGIA

Introdução à microbiologia, classificação geral dos mcrorganismos, elementos diferenciais entre células procariontes e eucariontes.Métodos básicos em microbiologia: noções de microscopia, técnicas de coloração, preparo de meios de cultura, técnicas de semeadura, diluições e contagem de microrganismos. Desinfecção e esterilização: definições, agentes físicos, agentes químicos.

 

Atividades práticas: Aula prática com coloração de gram e visualização ao Microscópio.

TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – NUTRIÇÃO, CRESCIMENTO, METABOLISMO E REPRODUÇÃO BACTERIANA

Bacteriologia básica: estrutura e morfologia da célula bacteriana, condições nutricionais e fatores que influenciam o crescimento, meios de cultivo e curva de crescimento bacteriano. Metabolismo e reprodução bacteriana. Microbiota normal do corpo humano. Bactérias de interesse médico. Resistência bacteriana: definições, resistência intrínseca, resistência por mutação, resistência adquirida.

 

Atividades práticas: Aula prática com meios de cultivo e crescimento microbiano.

TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 02.

 

 

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – CONHECIMENTOS BÁSICOS EM MICOLOGIA E VIROLOGIA

Micologia básica: estrutura, morfologia, classificação e reprodução dos fungos. Fungos de importância médica.

Virologia básica: estrutura, morfologia, classificação e replicação viral. Vírus de importância médica. Príons.

Atividades práticas: Aula prática com meios de cultivo e crescimento de fungos e estrutura viral.

TDE 03 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 03.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 - CONCEITOS GERAIS DE IMUNOLOGIA E SISTEMA IMUNE

Imunologia: Conceito, histórico, importância; IImunidade inata e Imunidade adquirida;  Composição sanguínea: Origem das células sanguíneas; Leucócitos: classificação e funções; Linfócitos T e B; Fagocitose; Órgãos e tecidos linfóides; Órgãos e tecidos linfóides primários e secundários; Definições e diferenças; maturação dos linfócitos T e B; A linfa e os órgãos linfóides secundários: localização e função;

 

Atividades práticas: Aula prática sobre células do sistema imune

TDE 04 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 04.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 - CONHECENDO CONCEITOS DE ANTÍGENOS E ANTICORPOS

Antígenos; Conceito, características;Reação antígeno-anticorpo;Hapteno, epítopo; Anticorpo; Conceito; Produção; Imunoglobulinas: classes, características, semelhanças e diferenças, funções;  Resposta primária e secundária, memória imunológica; Sistema complemento;  Conceito, importância; Imunidade humoral: conceito, LB, produção de Ac pelas LB;O complexo de histocompatibilidade principal MHC.

Atividades práticas: Aula prática Aula prática de reação antígeno- anticorpo com metodologia diagnóstica.

TDE 05 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 05.

 

UNIDADE DE ENSINO 06 – HIPERSENSIBILIDADE E DOENÇAS AUTOIMUNES

Hipersensibilidade;  Conceito e classificação; Doenças autoimunes;  Imunodeficiências  Congênitas e Adquiridas;

 

Atividades práticas: Atividade prática em laboratório com dosagens de marcadores inflamatórios e imunológicos de hipersensibilidade, doenças autoimunes e imunodeficiências.

TDE 06 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 06.

UNIDADE DE ENSINO 07 – IMUNIZAÇÕES E REAÇÕES ANTÍGENO-ANTICORPO

Imunoproteção:  Ativa: natural e artificial; Passiva: natural e artificial; Exemplos de vacinas e programa nacional de imunizações (PNI); Reações antígeno-anticorpo “in vitro”; Aplicação clínica e execução prática dos testes imunológicos básicos: aglutinação, precipitação, turbidimetria, fixação do complemento e imunofluorescência, enzimaimunoensaio(ELISA).

 

Atividades práticas: Aula teórico-prática com atividades simulando o PNI e calendário vacinal. prática com execução de método de aglutinação e imunocromatografia exemplificando o diagnóstico de algumas patologias.

 

TDE 07 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 07.

 

Metodologia

Esta disciplina será ministrada diversificando e flexibilizando as atividades acadêmico-pedagógicas, distribuindo as horas de trabalho dos estudantes em aulas presenciais, não presenciais e atividades complementares levando em consideração o conceito de hora-aula constante da Resolução do Conselho Nacional de Educação (Resolução nº 3, de 2 de julho de 2007) conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa.  Serão adotadas estratégias metodológicas ativas de ensino e aprendizagem, com resolução de problemas e casos clínicos envolvendo, história clínica de pacientes pertinente ao desenvolvimento crítico do acadêmico.

O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, metodologias ativas de aprendizagem e fortalecendo as atividades práticas.

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação será de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições, seminários e/ou relatos de atividades práticas.

O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira: No mínimo duas avaliações que versará com questões objetivas e ou discursivas com peso 8.0 e Trabalhos Discente Efetivo (TDE) peso 2,0.

 

Bibliografia Básica

LEVINSON, Warren. Microbiologia médica e imunologia. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. TORTORA, Gerard J.; FUNKE, Berdell R; CASE, Christine L. Microbiologia. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012 e 2008.

ABBAS, Abul K; LICHTMAN, Andrew H; PILLAI, Shiv. Imunologia celular e molecular. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019. 565 p

 

Bibliografia Complementar

BROOKS, Geo F. (Coord.). Microbiologia médica de Jawetz, Melnick e Adelberg. 25. ed. Porto Alegre: AMGH, 2012.

KONEMAN, Elmer W. Diagnóstico microbiológico: texto e atlas colorido. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

MADIGAN, Michael T.; MARTINKO, John M; PARKER, Jack. Microbiologia de Brock. 10. ed. São Paulo: Pearson Education, 2010.

DOAN, Thao et al. Imunologia ilustrada. Porto Alegre: Artmed, 2008. 344 p.

VAZ, Adelaide; TAKEI, Kioko; BUENO, Ednéia Casagranda. Imunoensaios: fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.