Plano de Ensino

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Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento: Ciências da Saúde

Disciplina: Epidemiologia I

Código: 40-1172

Carga Horária: 40h (EAD: 40h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa:

Introdução dos fundamentos teóricos, métodos e técnicas do conhecimento epidemiológico e apresentação de situações de aplicação na saúde coletiva.

 

Objetivos:

Promover conhecimentos, habilidades e atitudes para que acadêmico seja capaz de caracterizar, quantificar e investigar as doenças e seus agravos, bem com compreender o processo saúde-doença no âmbito das populações

 

Conteúdos Curriculares:

Relação saúde-doença. História natural da doença. Tipos e níveis de prevenção.

Noções de Epidemiologia. Conceito e histórico. Tipos de estudos epidemiológicos. Variação na ocorrência de doenças: pandemia, epidemia, endemia, esporadicidade e surto.

Medidas de Saúde Coletiva. A importância da estatística vital. Valores absolutos e valores relativos. Coeficientes e índices utilizados em saúde pública. Sistemas de informação em saúde.

Epidemiologia das doenças infecciosas e não-infecciosas (crônico-degenerativas). Cadeia do processo infeccioso.

Epidemiologia de doenças consideradas problemas em saúde pública.

Epidemiologia de doenças de razões étnicas e comuns em afrodescendentes.

Saneamento. Abastecimento de água. Esgotamento sanitário. Saneamento de resíduos sólidos. Controle de alimentos contaminados

Saúde do Trabalhador. As relações de trabalho, saúde e doença dos trabalhadores.

Prevenção de acidentes de trabalho: segurança química e segurança biológica.

 

Metodologia:

o processo ensino aprendizagem será desenvolvida a partir de uma metodologia ativa, que compreende os processos de aprendizagem a partir da relação entre os conhecimentos construídos na Universidade e nos diferentes espaços e tempos, com o uso de ferramentas síncronas e assíncronas, com plataforma de aprendizagem que possibilita a realização dos percursos de aprendizagem nas aulas.  Esta disciplina será ministrada conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa, baseada na Lei 1. 134/2016.

 

Avaliação:

A avaliação será contínua e processual através de métodos avaliativos que evidenciem os eixos cognitivos, psicomotor e socioafetivo dos acadêmicos.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

BONITA, R.; BONITA, R.; BEAGLEHOLE, R; KJELLSTRÖM, T. Epidemiologia básica. 2. ed. São Paulo: Santos, 2010. xvi, 213 p

PEREIRA, Maurício Gomes.  Epidemiologia:  teoria e prática. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2008. xviii, 596p

ROUQUAYROL, Maria Zélia; ALMEIDA FILHO, Naomar de; LUZ, Fábio de Almeida (Ilust.). Epidemiologia e saúde. 6. ed. Rio de Janeiro: MEDSI, 2003. 708p.

 

Bibliografia Complementar

CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE, 13. 2009, Brasília, DF. 13. Conferência Nacional de Saúde: saúde e qualidade de vida: políticas de Estado e desenvolvimento. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. 245 p. (Série C. programas e relatórios.)

HULLEY, Stephen B. (Et al).  Delineando a pesquisa clínica:  uma abordagem epidemiológica. 3. ed. Porto Alegre, RS: ArtMed, 2008. 384 p

LESER, Walter; RIBEIRO, Myriam B. D.; BARBOSA, Victório; FRANCO, Laércio J. Elementos de Epidemiologia Geral. São Paulo: Atheneu, 1997. 177

GONÇALVES, Ernesto Lima; MALIK, Ana Maria; YUNES, João; PRIMO, Edneia; LAURENTI, Ruy (Coord.).  Administração de saúde no Brasil.  2. ed. São Paulo: Pioneira, 1989. 228 p.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da saúde e do meio ambiente. Ações em saúde: agravos crônicos-degenerativos: População e despopulação em vista da saúde pública. Brasil. Porto Alegre: SSMA, 1997. 77p