Área do Conhecimento de Ciências da Saúde Componente Curricular: FARMACOBOTÂNICA E FARMACOGNOSIA I Código: 40-1434 Carga Horária: 80h (Teórica: 40h) (Prática: 20h) (TDE: 20h) Créditos: 04
Ementa Conhecimento e abordagem da sistemática vegetal através de estudo da morfologia e taxonomia vegetal, além da análise farmacognóstica de matérias-primas de interesse farmacêutico.
Objetivos A disciplina visa desenvolver as seguintes competências:
Buscando-se atender estas competências e habilidades alguns objetivos específicos são delineados:
Conteúdos Curriculares
UNIDADE DE ENSINO 1: FUNDAMENTOS DE FARMACOBOTÂNICA Introduzir os principais conceitos farmacobotânicos e promover o conhecimento sobre os principais aspectos da biodiversidade no Brasil. Aprofundar os conhecimentos em legislação ambiental, história e cultura afro brasileira e indígena aplicada a farmacognosia. Promover o conhecimento sobre a anatomia vegetal de importância farmacêutica, classificação taxonômica e designação científica das plantas de interesse farmacêutico, bem com, sobre aspectos da coleta, herborização, identificação, estabilização e conservação de plantas. TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 01.
UNIDADE DE ENSINO 2: FITOQUÍMICA E DESENVOLVIMENTO DE MEDICAMENTOS À BASE DE PLANTAS MEDICINAIS Introduzir conceitos e legislação vigente em fitoterápicos, a Política e Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, Farmácias Vivas. Obter conhecimentos sobre métodos de extração, purificação, isolamento e elucidação fitoquímica. Promover o conhecimento sobre a qualidade de insumos farmacêuticos ativos de origem natural. Obter o conhecimento e a habilidade de realizar o desenvolvimento de produto farmacêutico a partir de produtos naturais, bem como conhecer formas de avaliar sua eficácia e segurança. Conhecer os bioprocessos inovadores para a produção de metabólitos ativos de plantas. TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 02.
UNIDADE DE ENSINO 3: PLANTAS TÓXICAS E ATENÇÃO FARMACÊUTICA Conhecer as plantas tóxicas mais comuns no Brasil e as usadas a nível medicinal. Conhecer as principais formas de exercer cuidados farmacêuticos voltados à atenção da saúde do indivíduo e da comunidade sobre plantas medicinais e fitoterápicos ao contexto social, cultural e histórico. Promover educação em saúde através de ações extensionistas na área da Farmacobotânica e Farmacognosia. TDE 03 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 03.
Metodologia As aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotadas as seguintes metodologias:
Avaliação A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação será de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições, seminários e/ou relatos de atividades práticas. O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira: No mínimo duas avaliações que versará com questões objetivas e ou discursivas com peso 8,0 e Trabalhos Discente Efetivo (TDE) peso 2,0.
Bibliografia Básica BRASIL. Ministério da Saúde. COMISSÃO PERMANENTE DE REVISÃO DA FARMACOPÉIA BRASILEIRA. Farmacopéia brasileira: São Paulo: Atheneu, 2000. OLIVEIRA, Fernando de; AKISUE, Gokithi; AKISUE, Maria Kubota. Farmacognosia. São Paulo: Atheneu, 1998 SIMÕES, Cláudia Maria Oliveira (Org.). Farmacognosia: da planta ao medicamento. 3 e 6. ed. Porto Alegre: UFRGS, 1999, 2001 e 2010.
Bibliografia Complementar BRUNETON, Jean. Elementos de fitoquimica y de farmacognosia. Zaragoza, Espanha: Acribia, 1991. COSTA, Aloisio Fernandes. Farmacognosia. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001 e 2002. DUARTE, Dorivaldo. Compêndio terapêutico homeopático: medicação dinâmica . São Paulo: Santos, 1998. FONTES, Olney Leite. Farmácia homeopática: teoria e prática. São Paulo: Manole, 2001. YUNES, Rosendo Augusto; CALIXTO, João Batista (Ed.). Plantas medicinais sob a ótica da química medicinal moderna: métodos de estudo fitoterápicos e fitofármacos, biotecnologia, patente. Chapecó: Argos, 2001. Lei n° 11.645, de 10 de março de 2008, a qual altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 09 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro Brasileira e Indígena”. Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999, regulamentada pelo Decreto nº 4.281, de 25 de junho de 2002, que dispõe especificamente sobre a “Educação Ambiental”.
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