Plano de Ensino

Farmácia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área do Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: FARMACOBOTÂNICA E FARMACOGNOSIA I

Código: 40-1434

Carga Horária: 80h (Teórica: 40h) (Prática: 20h) (TDE: 20h)

Créditos: 04

 

Ementa

Conhecimento e abordagem da sistemática vegetal através de estudo da morfologia e taxonomia vegetal, além da análise farmacognóstica de matérias-primas de interesse farmacêutico.

  

Objetivos

A disciplina visa desenvolver as seguintes competências:

  • Promover conhecimento, habilidades e atitudes para a atuação em todo o ciclo da promoção e uso racional de plantas medicinais e seus produtos de transformação.
  • Aprofundar conhecimentos sobre a legislação que envolve o meio ambiente, incentivo governamental, ciclo produtivo, prescrição e comercialização de plantas medicinais.

 

Buscando-se atender estas competências e habilidades alguns objetivos específicos são delineados:

  • Conhecer os conceitos nas áreas botânica e farmacognóstica;
  • Conhecer aspectos sobre a biodiversidade brasileira;
  • Aprofundar os conhecimentos em legislação ambiental, legislação vigente farmacêutica, história e cultura afro brasileira e indígena aplicada a farmacognosia;
  • Conhecer a anatomia vegetal de importância farmacêutica, classificação taxonômica e designação científica das plantas de interesse farmacêutico;
  • Obter conhecimentos acerca da coleta, herborização, identificação, estabilização e conservação de plantas;
  • Obter conhecimentos sobre métodos de extração, purificação, isolamento e elucidação fitoquímica;
  • Promover o conhecimento sobre a qualidade de insumos farmacêuticos ativos de origem natural;
  • Obter o conhecimento e a habilidade de realizar o desenvolvimento de produto farmacêutico a partir de produtos naturais, bem como conhecer formas de avaliar sua eficácia e segurança;
  • Conhecer as plantas tóxicas mais comuns no Brasil e as usadas a nível medicinal;
  • Conhecer as principais formas de exercer cuidados farmacêuticos voltados à atenção da saúde do indivíduo e da comunidade sobre plantas medicinais e fitoterápicos ao contexto social, cultural e histórico
  • Promover educação em saúde através de ações extensionistas na área da Farmacobotânica e Farmacognosia

 

Conteúdos Curriculares

 

UNIDADE DE ENSINO 1: FUNDAMENTOS DE FARMACOBOTÂNICA

Introduzir os principais conceitos farmacobotânicos e promover o conhecimento sobre os principais aspectos da biodiversidade no Brasil. Aprofundar os conhecimentos em legislação ambiental, história e cultura afro brasileira e indígena aplicada a farmacognosia. Promover o conhecimento sobre a anatomia vegetal de importância farmacêutica, classificação taxonômica e designação científica das plantas de interesse farmacêutico, bem com, sobre aspectos da coleta, herborização, identificação, estabilização e conservação de plantas.

TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 2: FITOQUÍMICA E DESENVOLVIMENTO DE MEDICAMENTOS À BASE DE PLANTAS MEDICINAIS

Introduzir conceitos e legislação vigente em fitoterápicos, a Política e Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, Farmácias Vivas. Obter conhecimentos sobre métodos de extração, purificação, isolamento e elucidação fitoquímica. Promover o conhecimento sobre a qualidade de insumos farmacêuticos ativos de origem natural. Obter o conhecimento e a habilidade de realizar o desenvolvimento de produto farmacêutico a partir de produtos naturais, bem como conhecer formas de avaliar sua eficácia e segurança. Conhecer os bioprocessos inovadores para a produção de metabólitos ativos de plantas.

TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 3: PLANTAS TÓXICAS E ATENÇÃO FARMACÊUTICA

Conhecer as plantas tóxicas mais comuns no Brasil e as usadas a nível medicinal. Conhecer as principais formas de exercer cuidados farmacêuticos voltados à atenção da saúde do indivíduo e da comunidade sobre plantas medicinais e fitoterápicos ao contexto social, cultural e histórico. Promover educação em saúde através de ações extensionistas na área da Farmacobotânica e Farmacognosia.

TDE 03 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 03.

 

Metodologia

As aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotadas as seguintes metodologias:

  • Aulas teóricas e expositivas com utilização de recursos audiovisuais e questionamentos, discussão e debates;
  • A leitura, interpretação e elaboração de textos serão trabalhados em sala de aula como temas transversais;
  • As aulas transcorrerão de maneira interativa com os alunos em que ambos são agentes ativos do processo de ensino-aprendizagem;
  • A exposição do conteúdo ocorrerá por meio de atividades que facilitem e estimulem a aprendizagem. Buscar-se-á interação constante com os alunos;
  • As atividades relacionadas ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) totalizará 20h e poderá constar com exercícios de fixação, pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de atividades práticas, elaboração de relatórios, visitas técnicas entre outros.
  • Realização de atividades de extensão conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação será de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições, seminários e/ou relatos de atividades práticas.

O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira:

No mínimo duas avaliações que versará com questões objetivas e ou discursivas com peso 8,0 e Trabalhos Discente Efetivo (TDE) peso 2,0.

 

Bibliografia Básica

BRASIL. Ministério da Saúde. COMISSÃO PERMANENTE DE REVISÃO DA FARMACOPÉIA

BRASILEIRA. Farmacopéia brasileira: São Paulo: Atheneu, 2000.

OLIVEIRA, Fernando de; AKISUE, Gokithi; AKISUE, Maria Kubota. Farmacognosia. São Paulo: Atheneu, 1998

SIMÕES, Cláudia Maria Oliveira (Org.). Farmacognosia: da planta ao medicamento. 3 e 6. ed. Porto Alegre: UFRGS, 1999, 2001 e 2010.

 

Bibliografia Complementar

BRUNETON, Jean. Elementos de fitoquimica y de farmacognosia. Zaragoza, Espanha: Acribia, 1991.

COSTA, Aloisio Fernandes. Farmacognosia. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001 e 2002.

DUARTE, Dorivaldo. Compêndio terapêutico homeopático: medicação dinâmica . São Paulo: Santos, 1998.

FONTES, Olney Leite. Farmácia homeopática: teoria e prática. São Paulo: Manole, 2001. YUNES, Rosendo Augusto; CALIXTO, João Batista (Ed.). Plantas medicinais sob a ótica da química medicinal moderna: métodos de estudo fitoterápicos e fitofármacos, biotecnologia, patente. Chapecó: Argos, 2001.

Lei n° 11.645, de 10 de março de 2008, a qual altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 09 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro Brasileira e Indígena”.

Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999, regulamentada pelo Decreto nº 4.281, de 25 de junho de 2002, que dispõe especificamente sobre a “Educação Ambiental”.