Plano de Ensino

Farmácia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área do Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: FARMACOTÉCNICA HOMEOPÁTICA I

Código: 40-1438

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 10h) (TDE: 10h)

Créditos: 02

 

Ementa

Conhecimentos básicos da filosofia homeopática e farmacotécnica homeopática.

 

Objetivos

A disciplina visa desenvolver as seguintes competências:

  • Promover conhecimentos, habilidades e atitudes para a preparação de medicamentos homeopáticos, considerando as etapas de produção, acondicionamento e embalagem, controle de qualidade e dispensação, além de conhecer a legislação vigente.
  • Possibilitar ao aluno o conhecimento da história e filosofia da Homeopatia, bem como, mostrar ao aluno a importância do Farmacêutico Homeopata no Sistema de Saúde.
  • Despertar no acadêmico de farmácia a valorização do profissional farmacêutico, através da manipulação do medicamento e a orientação segura sobre o seu uso adequado, buscando converter a farmácia num Posto Avançado de Saúde.

Buscando-se atender estas competências e habilidades alguns objetivos específicos são delineados:

  • Conhecer a história, princípios e fundamentos da homeopatia.
  • Compreender a concepção homeopática do processo saúde/doença, energia vital, supressões, lei de Hering; constituição do terreno homeopático, com ênfase nas diáteses e na biotipologia; famílias de medicamentos homeopáticos.
  • Conhecer as bases da farmacologia homeopática.
  • Conhecer informações a respeito do receituário homeopático: receita, método plus, agravações homeopáticas.
  • Aprender aspectos relacionados ao medicamento homeopático: origem, veículos e excipientes, regras de nomenclatura, sinonímias, abreviaturas, categorias de medicamentos, placebos, rotulagem e embalagem.
  • Aprender através de atividades teóricas e práticas as formas farmacêuticas homeopáticas fundamentais (tinturas-mãe, soluções-mãe e triturações básicas).
  • Compreender e aplicar os conhecimentos em atividades relacionadas às escalas homeopáticas e métodos de preparação das formas farmacêuticas derivadas de uso interno e externo (líquidas, semissólidas e sólidas).
  • Conhecer Bioterápicos.
  • Aprender a respeito dos procedimentos de qualidade, legislação em farmácia homeopática e atenção farmacêutica homeopática.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE DE ENSINO 1: BASES DA HOMEOPATIA

Conhecer a história, princípios e fundamentos da homeopatia. Compreender a concepção homeopática do processo saúde/doença, energia vital, supressões, lei de Hering; constituição do terreno homeopático, com ênfase nas diáteses e na biotipologia; famílias de medicamentos homeopáticos. Conhecer as bases da farmacologia homeopática. Conhecer informações a respeito do receituário homeopático: receita, método plus, agravações homeopáticas. Conhecer Bioterápicos. Aprender a respeito dos procedimentos de qualidade, legislação em farmácia homeopática e atenção farmacêutica homeopática.

TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 2: FARMACOTÉCNICA HOMEOPÁTICA

Aprender aspectos relacionados ao medicamento homeopático: origem, veículos e excipientes, regras de nomenclatura, sinonímias, abreviaturas, categorias de medicamentos, placebos, rotulagem e embalagem. Aprender através de atividades teóricas e práticas as formas farmacêuticas homeopáticas fundamentais (tinturas-mãe, soluções-mãe e triturações básicas). Compreender e aplicar os conhecimentos em atividades relacionadas às escalas homeopáticas e métodos de preparação das formas farmacêuticas derivadas de uso interno e externo (líquidas, semissólidas e sólidas).

TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 02.

 

Metodologia

As aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotadas as seguintes metodologias:

  • Aulas teóricas e expositivas com utilização de recursos audiovisuais e questionamentos, discussão e debates;
  • A leitura, interpretação e elaboração de textos serão trabalhados em sala de aula como temas transversais;
  • As aulas transcorrerão de maneira interativa com os alunos em que ambos são agentes ativos do processo de ensino-aprendizagem;
  • A exposição do conteúdo ocorrerá por meio de atividades que facilitem e estimulem a aprendizagem. Buscar-se-á interação constante com os alunos;
  • As atividades relacionadas ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) totalizará 10h e poderá constar com exercícios de fixação, pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de atividades práticas, elaboração de relatórios, visitas técnicas entre outros.

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação será de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições, seminários e/ou relatos de atividades práticas.

O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira:

No mínimo duas avaliações que versará com questões objetivas e ou discursivas com peso 8,0 e Trabalhos Discente Efetivo (TDE) peso 2,0.

 

Bibliografia Básica

BRASIL. Ministério da Saúde. Farmacopéia homeopática brasileira. 2. ed. São Paulo: Atheneu, [1997].

BRASIL. Ministério da Saúde. Farmacopéia brasileira: parte II. 4. ed. São Paulo: Atheneu, 2000. FONTES, Olney Leite. Farmácia homeopática: teoria e prática. São Paulo: Manole, 2001.

 

Bibliografia Complementar

DUARTE, Dorivaldo. Compêndio terapêutico homeopático: medicação dinâmica. São Paulo: Santos, 1998.

HAHNEMANN, Samuel. Organon da arte de curar. 6. ed. São Paulo: Robe, 2001.

LE PENVEN, Yves. Dicionário dos sinais e sintomas em homeopatia e dos remédios correspondentes. São Paulo: Andrei, 1993.

MICHAUD, J. Ensino superior de homeopatia. São Paulo: Andrei, 1999.

SOARES, Antonius Alexandre Dorta. Farmácia homeopática. São Paulo: Andrei, 1997.