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Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área do Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: PATOLOGIA GERAL

Código: 40-1444

Carga Horária: 40h (Teórica: 30h) (TDE: 10h)

Créditos: 02

 

Ementa

Etiologia, patogenia, aspectos morfológicos e fisiopatologia ocorridos nos principais processos patológicos.

 

Objetivos

A disciplina visa desenvolver as seguintes competências:

  • Promover conhecimento, habilidades e atitudes no reconhecimento das principais alterações estruturais, morfológicas e funcionais das doenças inflamatórias, infecciosas, circulatórias, metabólicas e neoplásicas.

 

  • Capacitar o aluno ao bom entendimento dos processos patológicos gerais, a fim de lhe proporcionar uma base segura para a compreensão das demais disciplinas da área básica e profissional.

Buscando-se atender estas competências e habilidades alguns objetivos específicos são delineados:

  • Conhecer aspectos introdutórios ao estudo da patologia: conceitos, etiologia, fisiopatologia e morfologia;
  • Conhecer os principais aspectos das Lesões celulares: conceito e causas; degeneração; adaptações celulares; hiperplasia; hipertrofia; atrofia; anormalidades da diferenciação; metaplasia; displasia; anaplasia.
  • Realizar atividades, através das quais, desenvolva o aprendizado dos mecanismos de reparo, regeneração e cicatrização celulares.
  • Conhecer a fisiopatologia da inflamação aguda e crônica, os tipos de inflamação aguda e tipos de inflamação crônica, bem como, os mediadores químicos da inflamação.
  • Aprender sobre doenças infecciosas: Princípios Gerais da Patogenia Microbiana, virais e fúngicas.
  • Construir o conhecimento acerca das alterações hemodinâmicas englobando: fisiopatologia do edema, hemorragia, trombose (conceito; mecanismo; tipos), cadeia hemostática, embolia (conceitos, tipos), coagulação vascular disseminada, isquemia, infarto (conceitos, tipos, causas), choque (conceitos, tipos e mecanismos).
  • Conhecer as doenças autoimunes e as doenças genéticas: mutações, doenças Mendelianas, doenças com herança multifatorial, doenças citogenéticas, doenças monogênicas, diagnóstico das doenças genéticas.
  • Aprender sobre os principais aspectos relacionados às Neoplasias: introdução ao estudo das neoplasias, biologia do crescimento tumoral, neoplasias benignas e malignas, epidemiologia do câncer, bases moleculares e celulares da carcinogênese, imunidade antitumoral, características clínicas e histopatológicas dos tumores, gradação e estadiamento.
  • Conhecer a base das Doenças metabólicas: conceito e tipos.
  • Aprender sobre os métodos de diagnóstico em anatomia patológica.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE DE ENSINO 1: BASES DA PATOLOGIA  

Conhecer aspectos introdutórios ao estudo da patologia: conceitos, etiologia, fisiopatologia e morfologia. Conhecer os principais aspectos das lesões celulares: conceito e causas; degeneração; adaptações celulares; hiperplasia; hipertrofia; atrofia; anormalidades da diferenciação; metaplasia; displasia; anaplasia. Mecanismos de reparo, regeneração e cicatrização celulares. Conhecer a fisiopatologia da inflamação aguda e crônica, os tipos de inflamação aguda e tipos de inflamação crônica, bem como, os mediadores químicos da inflamação. Aprender sobre doenças infecciosas: Princípios Gerais da Patogenia Microbiana, virais e fúngicas.

TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 2: PATOLOGIA DAS PRINCIPAIS DOENÇAS

Construir o conhecimento acerca das alterações hemodinâmicas englobando: fisiopatologia do edema, hemorragia, trombose (conceito; mecanismo; tipos), cadeia hemostática, embolia (conceitos, tipos), coagulação vascular disseminada, isquemia, infarto (conceitos, tipos, causas), choque (conceitos, tipos e mecanismos). Conhecer as doenças autoimunes e as doenças genéticas: mutações, doenças Mendelianas, doenças com herança multifatorial, doenças citogenéticas, doenças monogênicas, diagnóstico das doenças genéticas. Aprender sobre os principais aspectos relacionados às Neoplasias: introdução ao estudo das neoplasias, biologia do crescimento tumoral, neoplasias benignas e malignas, epidemiologia do câncer, bases moleculares e celulares da carcinogênese, imunidade antitumoral, características clínicas e histopatológicas dos tumores, gradação e estadiamento. Conhecer a base das Doenças metabólicas: conceito e tipos. Aprender sobre os métodos de diagnóstico em anatomia patológica.

TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 02.

 

Metodologia

As aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotadas as seguintes metodologias:

  • Aulas teóricas e expositivas com utilização de recursos audiovisuais e questionamentos, discussão e debates;
  • A leitura, interpretação e elaboração de textos serão trabalhados em sala de aula como temas transversais;
  • As aulas transcorrerão de maneira interativa com os alunos em que ambos são agentes ativos do processo de ensino-aprendizagem;
  • A exposição do conteúdo ocorrerá por meio de atividades que facilitem e estimulem a aprendizagem. Buscar-se-á interação constante com os alunos;
  • As atividades relacionadas ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) totalizará 10h e poderá constar com exercícios de fixação, pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de atividades práticas, elaboração de relatórios, visitas técnicas entre outros.

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação será de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições, seminários e/ou relatos de atividades práticas.

O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira:

No mínimo duas avaliações que versará com questões objetivas e ou discursivas com peso 8,0 e Trabalhos Discente Efetivo (TDE) peso 2,0.

 

Bibliografia Básica

ROBBINS, Stanley L; COTRAN, Ramzi S.; KUMAR, Vinay. Robbins e Cotran Patologia: bases patológicas das doenças. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

STEVENS, Alan; LOWE, J. S. Patologia. 2. ed. Barueri: Manole, 2002.

GOLDMAN, Lee MD.; ANSIELLO, Dennis (Coord.). Cecil medicina. 23 ed. Rio de Janeiro: Elsevier.2009.

 

Bibliografia Complementar

BRASILEIRO FILHO, Geraldo. Bogliolo, patologia geral. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

GUIDUGLI NETO, João. Elementos de patologia geral. São Paulo: Santos, 1997. 192p

GUYTON, Arthur C; HALL, John E. Fisiologia humana e mecanismos das doenças. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998

FARIA, José Lopes de. Patologia especial: com aplicações clínicas. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.

KIERSZENBAUM, Abraham L; NASCIMENTO, Adriana Paulino do (Trad.). Histologia e biologia celular: uma introdução à patologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, 2008, 2012.