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Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área do Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: PRIMEIROS SOCORROS

Código: 40-1492

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 10h)  (TDE: 10h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa

Técnicas para atendimento em primeiros socorros.

 

Objetivos:

A disciplina visa desenvolver as seguintes competências:

Promover conhecimento, habilidades e atitudes necessárias para realizar primeiros socorros em situações de emergência.

Desenvolver capacidade de trabalho em equipe.

 

Conteúdos Curriculares

 

UNIDADE DE ENSINO 1: PRINCIPIOS DA TÉCNICA ASSÉPTICA E NOÇÕES GERAIS AO SOCORRISTA

 

Conhecimento e aprendizagem dos princípios de assepsia. Obter habilidades de verificação de sinais vitais, realização de curativos e ataduras. Preparo e administração de medicamentos injetáveis.

TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 2: TÉCNICAS DE PRIMEIROS SOCORROS EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

 

Conhecer e aprender técnicas de primeiros socorros em: ferimentos, queimaduras e exposição ao calor, hemorragias, intoxicações, corpos estranhos, desmaio e ameaça de desmaio, estado de choque, estado convulsivo, ressuscitação cardiopulmonar, asfixia e engasgos, choque elétrico, afogamento, mordida de cão e gato e picada de animais peçonhentos, picadas de insetos, transporte de acidentado e emergência, parto de emergência.

Prevenção de acidentes na infância e na terceira idade.

TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 01.

  

Metodologia

As aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotadas as seguintes metodologias:

  • Aulas teóricas e expositivas com utilização de recursos audiovisuais e questionamentos, discussão e debates;
  • As aulas transcorrerão de maneira interativa com os alunos em que ambos são agentes ativos do processo de ensino-aprendizagem;
  • As aulas terão atividades práticas para aprendizagem das técnicas de primeiros socorros.
  • A exposição do conteúdo ocorrerá por meio de atividades que facilitem e estimulem a aprendizagem. Buscar-se-á interação constante com os alunos;
  • As atividades relacionadas ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) totalizará 10h e poderá constar com exercícios de fixação, pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de atividades práticas, elaboração de relatórios, visitas técnicas entre outros.

 Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico.

O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira:

No mínimo duas avaliações que versará com questões objetivas e ou discursivas com peso 8,0 e Trabalhos Discente Efetivo (TDE) peso 2,0.

 

Bibliografia Básica

BARROS, Alba Lucia Botura Leite de. Anamnese & exame físico: avaliação diagnóstica de enfermagem no adulto. 2. ed. São Paulo: Artmed, 2011.

BORTOLOTTI, Fábio. Manual do socorrista. 2. ed. Porto Alegre: Expansão, 2009.

NORO, João J. (Coord.). Manual de primeiros socorros: como proceder nas emergências em casa, no trabalho e no lazer. São Paulo: Ática, 1996.

 

Bibliografia Complementar

CAZARIM, Jorge Luiz Bastos; RIBEIRO, Luiz Fernando Guillon; FARIA, Claudia Nogueira.

Trauma pré-hospitalar e hospitalar: adulto e criança . Rio de Janeiro: Medsi, 1997.

DUNCAN, Bruce B; SCHMIDT, Maria Inês; GIUGLIANI, Elsa R. J. Medicina ambulatorial:

condutas de atenção primária baseadas em evidências. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. AMERICAN COLLEGE OF SURGEONS. Committee on Trauma. Atendimento pré-hospitalar ao traumatizado: básico e avançado. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

PORTO, Celmo Celeno; PORTO, Arnaldo Lemos (Coord.). Exame clínico: Porto & Porto. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

RAMOS JÚNIOR, José. Semiotécnica da observação clínica: fisiopatologia dos sintomas e sinais. 7. ed. São Paulo: Sarvier, 1998.

PIRES, Marco Túlio Baccarini; STARLING, Sizenando Vieira. Erazo manual de urgências em pronto-socorro. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.