DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina: IMUNOLOGIA BÁSICA I Código: 20-328 Carga horária: 60 horas Nº de Créditos: 04
1 EMENTA Introdução a Imunologia. Sistema Imune Inato, Sistema Imune Adaptativo, antígeno, anticorpo, complemento, quimiotaxia, anafilaxia, opsonização, ontogenia das células T e B. Imunógenos e Imunizações. Imunoglobulinas. O sistema do complemento. O complexo de histocompatibilidade principal (MHC). Reações hipersensibilidade. Doenças autoimunes. Imunodeficiências. Antígenos tumorais. Métodos Laboratoriais.
2 OBJETIVOS Objetivo Geral
Objetivos Específicos
3 CONTEÚDOS CURRICULARES 1 Imunologia; conceito, histórico, importância. Imunidade inata; imunidade adquirida.
2 Órgãos e tecidos linfóides; órgãos e tecidos linfóides primários e secundários; definições e diferenças; o timo e a medula óssea: localização e função; a maturação dos linfócitos T e B; a linfa e os órgãos linfóides secundários: localização e função.
3 Infecção, resistência e virulência; definições; exemplos de virulência; mecanismos externos de defesa do organismo; mecanismos internos de defesa do organismo; mediadores celulares do sistema imune; fatores solúveis que mediam a resposta imune;
4 Respostas fisiológicas complexas: febre e inflamação; composição sanguínea; origem das células sanguíneas;
5 Leucócitos: classificação e funções; linfócitos T e B; fagocitose;
6 Antígenos: conceito, características. Reação antígeno-anticorpo; hapteno, epítopo; antígenos homólogos e heterólogos; reação cruzada.
7 Anticorpo: conceito; produção; imunoglobulinas: classes, características, semelhanças e diferenças, funções; estrutura molecular do monômero de Ig, isótipos, alótipos e idiótipos; resposta primária e secundária, memória imunológica.
8 Sistema complemento: conceito, importância; vias de ativação, etapas da ativação;
9 Imunidade celular: conceito, LTh e LTc e citotoxidade;
10 Imunidade humoral: conceito, LB, produção de Ac pelos LB.; interação entre LT e LB, ativação. T dependente e ativação T independente.
11 O complexo de histocompatibilidade principal; proteínas do MHC; importância biológica; as classes das moléculas do MHC e suas relações com o reconhecimento do próprio e a ativação de linfócitos; noções da regulação da resposta imune; reguladores positivos, reguladores negativos; controle genético.
12 Hipersensibilidade: conceito e classificação; hipersensibilidade tipos I, II, III e IV; características e exemplos de casos;
13 Tolerância imunológica: conceito, importância; noções de vias de tolerância: aborto clonal, deleção clonal, energia clonal e supressão;
14 Doenças autoimunes;
15 Imunodeficiências: imunodeficiências congênitas e adquiridas;
16 Antígenos e marcadores tumorais;
17 Imunoproteção ativa: natural e artificial;
18 Imunidade passiva: natural e artificial; exemplos de vacinas e programa nacional de imunizações (PNI).
19 Reações antígeno-anticorpo in vitro: Introdução, conceitos; aplicação clínica e execução prática dos testes imunológicos básicos: aglutinação, precipitação, turbidimetria, nefelometria, imunofluorescência, enzimaimunoensaio (ELISA), ensaios quimioluminescentes, e demais metodologias que utilizam reagentes marcados, Imunocromatografia e testes de biologia molecular.
4 CONTEÚDOS CURRICULARES PRÁTICOS Procedimento de diluição em série; técnica de obtenção e diferenciação de soro e plasma; testes de aglutinação, precipitação, imunocromatografia e outros métodos imunológicos com reagentes marcados.
5 METODOLOGIA Aulas teóricas expositivas e dialogadas com uso de mídia digital. Resolução e discussão de casos clínicos. Estudos dirigidos de doenças e seminários. Aulas práticas em grupos no respectivo laboratório. Integração dos conteúdos e práticas com a clínica interdisciplinar mantendo o foco no desenvolvimento do raciocínio clínico. Utilização dos recursos de algumas práticas indicadas nas metodologias ativas, dentre elas o uso de aplicativos móveis, como método de ensino aprendizagem.
6 AVALIAÇÃO Frequência, participação, trabalhos orais e escritos, provas teóricas e práticas no respectivo laboratório. Serão realizadas avaliações, individuais ou coletivas, visando acompanhar o aprendizado dos alunos em termos de conhecimentos teóricos, habilidades e competências desenvolvidas ao longo da disciplina. Dentre estas atividades poderão ser incluídas provas, estudos de caso, seminários, relatórios, estudos dirigidos, análise de artigos científicos, entre outras.
7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA ABBAS, Abul K; LICHTMAN, Andrew H; PILLAI, Shiv. Imunologia celular e molecular. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, 2005, 2000. JANEWAY, Charles. Imunobiologia: o sistema imunológico na saúde e na doença. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002, 2000, 1997. LEVINSON, Warren; JAWETZ, Ernest. Microbiologia médica e imunologia. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010, 2001.
8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR DOAN, Thao et al. Imunologia ilustrada. Porto Alegre: Artmed, 2008. FORTE, Wilma Carvalho Neves. Imunologia: do básico ao aplicado. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011, 2007. TORTORA, Gerard J.; FUNKE, Berdell R; CASE, Christine L. Microbiologia. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012, 2008, 2002 2000. ROITT, Ivan M; BROSTOFF, Jonathan; MALE, David. Imunologia. 10. ed. São Paulo: Manole, 2000, 1997. VAZ, Adelaide; TAKEI, Kioko; BUENO, Ednéia Casagranda. Imunoensaios: fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
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