URI Erechim

Escola Básica

As lições de solidariedade geradas pela URI | | URI Câmpus de Erechim

As lições de solidariedade geradas pela URI

13/05/2024 - 135 exibições
   

Os mais de 400 milímetros de chuva, apenas nos últimos dias, causaram prejuízos materiais incalculáveis em todo o estado. Os transtornos também atingiram comunidades do Alto Uruguai, especialmente em Barra do Rio Azul. Por isso, a mobilização de voluntários tem sido intensa com o objetivo de amenizar o desastre que atingiu o Rio Grande do Sul. 

E não tem sido diferente na URI Erechim, onde alunos e professores de todos os cursos e da Escola Básica, assim como os funcionários, têm dado uma grande contribuição, mostrando que o momento é de ajuda e de solidariedade.

O acadêmico Wander Marques, do Curso de Enfermagem, que é também socorrista, foi até Muçum para prestar o seu auxílio àquela população. 

O Curso de Psicologia, preocupado com o estado emocional das pessoas atingidas, reuniu psicólogos e assistentes sociais para um treinamento em primeiros socorros. O encontro aconteceu no Anfiteatro do Câmpus. 

Na Agronomia, alunos voluntários arrecadaram donativos e foram até a cidade de Roca Sales para dar a sua contribuição. Já os alunos de Engenharia Civil confeccionaram 200 rodos para limpeza das cidades atingidas. Eles acreditam que os equipamentos serão de grande utilidade neste momento.

Os exemplos de amor ao próximo não param por aí. A Atlética das Engenharias, Arquitetura e da Ciência da Computação arrecadou uma grande quantidade de água mineral que também está sendo destinada às regiões atingidas.

Já o Curso de Farmácia está arrecadando e selecionando medicamentos, inclusive os que são entregues no Parque da ACCIE, na FRINAPE, além de estar contribuindo com a organização do Posto de Saúde de Barra do Rio Azul, onde a enchente levou todos os produtos. 

Enquanto isso, o Curso de Nutrição arrecada alimentos que estão sendo destinados aos desabrigados e o Curso de Pedagogia está contribuindo na campanha para arrecadação de itens para crianças e bebês. Já o Curso de Medicina Veterinária tem a preocupação de conseguir ração e medicamentos para os pets que estão sendo resgatados dos mais diferentes pontos do estado, especialmente na região da Grande Porto Alegre. 

Funcionários e professores também estão engajados com a campanha adquirindo produtos, principalmente alimentos, somando-se à mobilização geral em favor dos atingidos, uma vez que não há expectativa de normalização do quadro crítico que abate o estado num curto espaço de tempo.