Escola Básica

Alunos da Escola elaboram modelos de células | | URI Câmpus de Erechim

Alunos da Escola elaboram modelos de células

15/07/2024 - 96 exibições

*....na escola não se aprende apenas na formalidade da sala de aula, mas também na informalidade das múltiplas relações e acontecimentos que se dão no dia a dia da vida na instituição. (GALLO, 2007. p. 21).* Seguindo esse pensamento, a disciplina de Biologia desafiou os alunos do 1º ano do ensino médio da Escola de Educação Básica da URI a desenvolverem um trabalho de elaboração de um modelo celular. O objetivo foi auxiliar os alunos na memorização dos nomes das organelas, bem como facilitar a associação dela com seu formato e a sua função tendo em vista a manutenção da vida celular. Segundo a professora Gabriele Gaik Reik, responsável pela disciplina, o trabalho de elaboração do modelo celular é a 1ª parte do trabalho avaliativo do semestre. “Ao organizar os grupos e oportunizar um tempo em sala para o planejamento e confecção do modelo celular pude perceber o quanto esta atividade foi valiosa para as turmas. Durante a execução do trabalho ouvi frases como: O que vamos fazer, uma célula procarionte ou eucarionte?; O que tem na célula vegetal e não tem na célula animal? Como podemos representar as mitocôndrias? Qual a função do complexo de Golgi?. A partir destas perguntas, os alunos formularam suas próprias respostas e tornaram-se protagonistas do seu processo de aprendizagem. Concomitante ao processo de aprendizagem e memorização de um conteúdo de formação básica, evidenciei momentos de conversa, descontração, sorrisos...o que permitiu que os alunos pudessem estreitar laços de amizade. E ao mesmo tempo, desafiaram sua criatividade e suas habilidades artísticas”, disse a professora. E completou: “Como professora de Biologia das turmas de 1º ano, me sinto feliz e muito satisfeita com os modelos celulares desenvolvidos e extremamente orgulhosa dos meus alunos”, concluiu.  O próximo passo é seguir para a próxima parte do trabalho avaliativo do 2º trimestre. Ele compreende a elaboração de uma paródia com a gravação de um vídeo sobre as organelas e outros temas da disciplina de Biologia.