Escola Básica

Ação social mobiliza estudantes da Escola | | URI Câmpus de Erechim

Ação social mobiliza estudantes da Escola

06/08/2024 - 243 exibições

O plástico, material utilizado na maioria dos produtos que consumimos, leva cerca de 450 anos para decomposição. A poluição gerada por ele, principalmente nos oceanos, tem sido uma preocupação nos últimos anos.  Preocupados mais uma vez com essa realidade, alunos da  Escola de Educação Básica da URI, com apoio das famílias e professores, realizou o recolhimento de uma grande quantidade de tampinhas de garrafas pet.   Um dos motivos que levou as famílias a participar desta ação, ligada ao projeto ECOESCOLHA, foi o processo de reaproveitamento, estimulando a economia e gerando renda para entidades sociais. O valor decorrente das tampinhas é revertido para a confecção de cadeiras de rodas, por exemplo.  Outro fator preocupante e que motivou também com que os estudantes se mobilizassem na campanha, foi saber, por meio de pesquisa de uma ONG, que o Brasil é o quarto país que mais gera lixo plástico no mundo. Em função disso, várias instituições brasileiras uniram esforços para desenvolver este projeto das tampinhas pet nos mais variados cantos do país, levando com que as pessoas mudem seu comportamento com relação a essa realidade.  O resultado dessa etapa da campanha desenvolvida pela Escola da URI, foi entregue ao Grupo de Escoteiros Tupinambás 44 e ao 18º Distrito Erechim. O chefe escoteiro sênior, Luiz Henrique Lago, veio até a Escola para receber a arrecadação. Estavam presentes, ainda, os  alunos da URI, que são escoteiros, Gabriela Nonnemacher, Hadassa Martin, Bernardo Zogbi Ferrasso, João Pedro Zanandrea, Marcello Pagliosa Corradi e Nathália Baú, que recolheram as tampinhas e que serão encaminhadas para a ação social.