Estudantes do segundo ano do Ensino Médio da Escola da URI participaram de uma aula diferenciada para compreender os conteúdos relacionados à disciplina de Geometria Espacial, ministrada pela professora Lisane Leal Severo.
Nas últimas aulas de Matemática, a professora recorreu a uma estratégia diferente de aprendizado, mostrando aos alunos que o simples ato de descascar uma fruta como a laranja está relacionado à disciplina. Isso porque a casca da laranja pode ser interpretada como a superfície esférica da terra.
Para compreender melhor essa relação, os alunos descascaram a fruta para associar à área, sendo que a tampa da laranja é como se fosse a calota esférica. Observaram, com isso, a área da secção e os gomos que se formam na laranja que podem ser relacionados às cunhas esféricas. Durante a atividade, os alunos observavam, degustavam e desenvolviam conceitos, associando o volume da esfera a toda a massa da laranja.
É importante enfatizar, diz a professora, que o ato de descascar a laranja é, também, uma atividade de psicomotricidade muito divertida e desafiadora, pois muitos alunos não sabem descascar a fruta, mantendo a casca inteira. Alguns, ao descascar, além de tirar a área, também retiravam parte do volume da laranja.
A prática aliada à teoria veio facilitar o entendimento e, com isso, aproximou os alunos do conteúdo. É o que confirma a aluna Maria Clara Dalla Costa Grzybowski, da turma 2v2: "Um ensinamento diferente e lúdico", diz.