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Aluno de Ciência da Computação aponta alternativas para desintoxicação digital

29/11/2024 - 162 exibições
   

O acadêmico Felipe De Picoli Detoni, do Curso de Ciência da Computação da URI, teve um artigo publicado pelo Instituto de Cooperação Acadêmica Tcheco-Brasileira (INCBAC/Institute of Czech-Brazilian Academic Cooperation). 

O trabalho aborda o fenômeno da sobrecarga de informações, um desafio crescente na  sociedade atual, altamente conectada, onde a quantidade de dados disponíveis frequentemente ultrapassa a capacidade de processamento dos indivíduos. A proliferação de conteúdo digital, o  uso massivo de redes sociais e o impacto das notificações constantes aumentam a dificuldade  de filtrar informações relevantes, gerando estresse, fadiga cognitiva e prejudicando a  produtividade. Além disso, destaca-se o papel da tecnologia, que, apesar de facilitar o acesso à  informação, também contribui para a sensação de sobrecarga. O texto explora as causas dessa  sobrecarga e suas consequências, como a redução da eficiência na tomada de decisões e o  impacto na saúde mental dos indivíduos. 

Felipe também aponta soluções para essa realidade. “Exploro e sugiro práticas pessoais, como desintoxicação digital e  curadoria de conteúdo, além de práticas organizacionais, como políticas de comunicação claras  e ambientes de trabalho que favoreçam o foco. No campo tecnológico, são apresentadas ferramentas baseadas em inteligência artificial, como sistemas de filtragem e ferramentas de  sumarização, que ajudam a reduzir a quantidade de informações irrelevantes e a agilizar o  processamento de dados. A combinação dessas abordagens visa promover uma interação mais  consciente com a informação, melhorando a clareza mental, a produtividade e a qualidade das  decisões em um ambiente digital cada vez mais complexo”, esclarece o acadêmico.

As aulas e a redação do artigo foram desenvolvidas por meio do Treinamento Científico Remoto UNIGOU (UNIGOU Remote Scientific Training), uma iniciativa que visa integrar treinamento científico, colaboração  acadêmica e webinars profissionais. O programa busca promover o desenvolvimento multidimensional dos alunos participantes, fornecendo ferramentas que ampliam sua  compreensão das práticas de pesquisa em um contexto internacional, enquanto incentivam o  aprimoramento contínuo no campo científico. 

O artigo, publicado no dia 5 de novembro, pode ser conferido no site do INCBAC

 

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