O Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI, em parceria com os Cursos de Ciência da Computação e Engenharia Civil, elaboraram propostas para o uso de uma área verde institucional do Campus I, contribuindo para atividades educativas e de lazer em contato com a natureza. A atividade foi uma demanda apresentada pela Escola de Educação Básica da Universidade.
O trabalho desenvolvido envolveu as seguintes etapas: aprofundamento teórico-conceitual sobre as áreas verdes urbanas – tipos e funções ecossistêmicas; estudo para identificar as intenções de uso da área pela comunidade escolar, por meio de reuniões, elaboração e aplicação de um questionário para os professores; trabalho de campo para caracterização da Área Verde Institucional selecionada para estudo (localização, topografia, vegetação, recursos hídricos, entre outros); identificação das espécies arbóreas nativas existentes no Câmpus I da URI, estudo e produção de textos sobre as espécies arbóreas e produção de imagens; estudos de referência para atender às demandas de uso da área verde apresentada pela Escola Básica; elaboração de propostas de uso para a área voltadas para uso em atividades de lazer e atividades educativas em contato com a natureza e educação ambiental; e construção de uma homepage para divulgar informações sobre a diversidade arbórea e elaboração de propostas de placas para identificação das espécies vegetais presentes na Instituição.
Durante o segundo semestre, aconteceram inúmeras reuniões envolvendo os professores e estudantes dos Cursos de Graduação, a direção e professores da Escola Básica, de forma presencial e online. No dia 4 de novembro, os produtos finais foram apresentados à Direção e professores da Escola, durante o Seminário de Projeto Integrador.
As propostas finais incluíram infraestrutura para a realização de atividades educativas como: aulas ao ar livre; oficinas (hortas, compostagem, reciclagem, jardinagem sustentável); observação da natureza, incentivando o aprendizado sobre a biodiversidade local; experiências científicas; eventos (auditório ao ar livre); horta comunitária (espaço para as crianças e jovens aprenderem a cultivar alimentos, promovendo a alimentação saudável e a interação social) e, também, atividades de lazer como caminhadas e trilhas; tirolesa e arvorismo, piqueniques e espaços de recreação, entre outros. Também foi elaborado o Software URI Arbóreas.
O professor Alan Bresolin, vice-diretor da Escola Básica, e as professoras Xenes Miranda e Gabriele Reik, qualificaram os projetos e ressaltaram os aspectos relevantes apresentados pelos graduandos. Os representantes da Escola Básica ressaltaram a importância da parceria entre o ensino básico e superior como ferramenta para melhorias e aproveitamento dos espaços da instituição, com o intuito de facilitar o processo de convivência, aprendizagem e garantir o bem-estar da comunidade escolar.
A professora e coordenadora da disciplina, denominada Projeto Integrador, Sônia Balvedi Balvedi Zakrzevski, enfatizou a importância deste momento para a aprendizagem dos estudantes da graduação envolvidos na elaboração e socialização dos trabalhos. “A utilização de áreas verdes para educação e lazer é uma forma poderosa de promover a sustentabilidade e o bem-estar das comunidades. O contato com a natureza e a prática de atividades ao ar livre têm comprovados benefícios para a saúde física e emocional, fortalecendo o vínculo das pessoas com o meio ambiente e um aprendizado interativo”. Também ressaltou a importância desse projeto ser desenvolvido em parceria com o Curso de Ciência da Computação, possibilitando o diálogo entre as áreas e estudantes. “Neste momento, é importante fazer um agradecimento ao professor Malomar Seminotti e ao grupo do Curso de Arquitetura e Urbanismo que atuou junto ao Projeto, desenvolvendo o Software URI Plantas”, concluiu a professora