Com a participação de lideranças de toda a região Alto Uruguai, teve início na tarde desta quarta-feira, 12, no Salão de Atos da URI, a programação da 2ª Jornada Médica Internacional. O encontro é realizado pelo Polo de Turismo Judaico de Quatro Irmãos e Região, prefeitura de Erechim, Instituto Cultural Judaico Marc Chagall e URI Erechim.
A abertura do encontro contou com a presença do Presidente da Câmara de Vereadores, João Francisco Coimbra Parenti; e os médicos Valdemar Bliacheriene e Sergio Zylberstejn, do Conselho Científico da Jornada.
Durante toda a tarde, diversos palestrantes falaram sobre saúde pública eficiente. Na primeira intervenção, o consultor em dados e sistemas de informação do Ministério da Saúde, Eugênio Pedroso Lisboa, falou sobre a gestão de dados para eficiência na saúde pública.
Em seguida, o auditor chefe da Unidade especializada em saúde da Secretaria de Controle Externo em Desenvolvimento Sustentável do Tribunal de Contas da União (TCU), Alexandre Giraux Cavalcanti, falou sobre o Projeto de Eficiência na Saúde e as parcerias para maior entrega de valor ao usuário.
O impacto das mudanças climáticas sobre as comunidades também mereceu espaço na Jornada. O tema foi exposto pelo médico José Miguel Chatkin, Chefe do Serviço de Pneumologia do Hospital São Lucas, de Porto Alegre.
Um painel sobre a relevância e impactos do Hospital Santa Terezinha para a região do Alto Uruguai também fez parte da programação. O espaço contou com a presença do Prefeito Paulo Polis, o Presidente do Legislativo Municipal, Fifo Parenti, e o Diretor Executivo da Fundação Hospitalar Santa Terezinha, Rafael Ayub.
Outro tema do encontro foi sobre as novas tecnologias sobre hemograma Point Of Care, apresentado pelo Diretor Operacional KTR Medical, Leandro Najfeld.
O primeiro dia da Jornada Médica Internacional encerrou com o painel sobre Políticas de Saúde Pública no Alto Uruguai, com o Presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), prefeito Vannei Mafissoni, de Marcelino Ramos; e o Coordenador da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, Dimas Aldino Dandolini.
A Jornada Médica Internacional tem seguimento nesta quinta e sexta-feira, no Centro Cultural 25 de Julho, e vai tratar sobre diabetes, cardiologia, oncologia e novas fronteiras da medicina.
Parte da verba arrecadada pela Jornada será destinada à restauração do Hospital Israelita Leonardo Cohen, o primeiro do tipo erguido no Brasil, há mais de 96 anos. Tombado como patrimônio histórico de Quatro Irmãos, atualmente o prédio abriga o Memorial da Imigração e faz parte da Rota Judaica que está sendo criada na região de Erechim.