Educação Física da URI tem encontro com Corpo de Bombeiros
O Curso de Educação Física da URI apresentou na tarde de terça-feira, 25, o relatório das atividades desenvolvidas pelos professores e acadêmicos do Curso junto ao Corpo de Bombeiros de Erechim, por meio do Programa de Educação Olímpica da Universidade, cujas ações foram realizadas no período de 2023 e 2024.
O encontro, realizado na sede da corporação, contou com a presença do 1º Sargento Cristiano Zanini Fava e do Soldado Cristhian Pegoraro Argenta, dos professores do Curso, José Luis “Nino” Dalla Costa, Adriane Carla Vanni e Mari Lúcia Sbardelotto.
Presentes, também a representante da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa + A), Lisiane Menosso; do CIAP (Comitê Institucional de Avaliação de Projetos de Pesquisa), Jorge Marinho, e do bolsista de extensão do projeto, Bernardo Szura Biazi.
O objetivo da reunião foi apresentar os resultados alcançados até o momento e ampliar, diversificar e inserir novas atividades ao longo deste ano. Semanalmente, são realizadas atividades, quer seja na sede da corporação (Sala de Musculação); Sala de Musculação e Laboratórios da Universidade; e Clube Atlântico.
Para o 1º Sargento Zanini, do 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Erechim, “a participação no projeto está sendo de grande valia para a corporação, pois elas podem proporcionar melhorias na qualidade de vida e nas atividades profissionais de nossos bombeiros”.
Para a Professora Adriane Carla Vanni, “por meio das avaliações realizadas, vamos conseguir orientar de uma forma mais adequada, resultando, assim, em benefícios na promoção da saúde de nossos Bombeiros”.
Para a Professora Mari Lúcia Sbardelotto, “o projeto possibilita a articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Além disso, a curricularização da extensão proporciona aos acadêmicos o contato com realidades diversas e a aplicação de conhecimentos específicos, ressaltando o protagonismo e a colaboração da URI Erechim como Universidade Comunitária visando o desenvolvimento regional”.
O Professor Jorge Marinho, do CIAP, reforçou: “Visamos o aumento e a qualificação permanente da produção científica na instituição. Participar e acompanhar o crescimento e desenvolvimento de nossos bolsistas é muito gratificante e vai ao encontro dos objetivos do CIAP”.
Para o bolsista de Extensão, Bernardo Szura Biazi, “a participação em projetos de extensão possibilita compreender as dimensões da universidade, gerando conhecimento e promovendo atividades que melhorem a qualidade de vida da sociedade”.
Lisiane Menosso, representante da Cipa + A, ressalta que “com o apoio e participação dos Bombeiros, a implementação de práticas preventivas não apenas protege contra acidentes e doenças, mas também contribui para a qualidade de vida e o bem-estar geral, criando uma cultura de segurança e conscientização que permeia todos os níveis de uma instituição como a nossa”.
No encontro, o Professor Nino fez a entrega ao Sargento Zanini de um relatório com dados do projeto, resultados e projeções. “Contamos com um trabalho de cooperação entre os bombeiros, acadêmicos e professores do curso e o comprometimento e responsabilidade de todos neste projeto são determinantes para o seu sucesso”.