Curso de Medicina da URI inicia projeto “Anamnese das onze artes”
A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Erechim, por meio do Curso de Medicina, iniciou, na última terça-feira, 25, um inovador projeto intitulado "Anamnese das onze artes”, vinculado ao programa "Green Free Spaces for Medicine".
A primeira etapa - “Anamnese Literária” - é conduzida pela Professora Mariele Zawierucka Bressan e tem como objetivo principal promover o hábito da leitura entre os graduandos de Medicina, incentivando a formação de leitores críticos e reflexivos. Busca-se desenvolver habilidades de interpretação e análise de textos, fundamentais para a prática médica, além de fomentar a discussão sobre temas relevantes à formação humanística dos futuros profissionais de saúde.
O público-alvo do curso são os acadêmicos do Curso de Medicina, que participarão de atividades realizadas em encontros mensais, de março a novembro de 2025, em diferentes espaços da universidade.
A programação prevê a análise de obras literárias, pinturas, filmes e música, culminando em um sarau literário em novembro, em que os participantes poderão apresentar as materialidades produzidas durante o curso.
A expectativa é de que, ao final do curso, seja produzido um e-book com as reflexões críticas, ensaios, desenhos e pinturas dos participantes, que será divulgado junto à comunidade acadêmica. “Este projeto promete ser uma oportunidade única para os estudantes de Medicina desenvolverem suas habilidades de leitura e interpretação, essenciais para sua formação profissional e pessoal”, salienta a professora Mariele.
Mais informações podem obtidas acompanhando as redes sociais do Curso de Medicina da URI e do CAMED (Centro Acadêmico de Medicina).