A importância da marca pessoal e da ética profissional. Estes foram os temas destacados durante a Aula Inaugural do Curso de Medicina Veterinária da URI, ocorrida na noite de quinta-feira, 27, no Auditório da Universidade.
A primeira fala foi proporcionada pelo Coordenador de Marketing, Comunicação e Eventos, Rodrigo Cechett, com o tema “Antecipe o Amanhã: torne sua marca referência”. Para o palestrante, existem infinitas necessidades não atendidas dos clientes. “Um mundo de oportunidades não exploradas de serviços que você pode oferecer para facilitar, embelezar, aliviar e alegrar a vida deles. Portanto, a pergunta é: o que SUA MARCA consegue fazer melhor do que a concorrência?”
Observou, ainda, que ninguém “vende” melhor nossa marca que o cliente, pois 92% dos consumidores confiam em indicações realizadas por pessoas que eles conhecem. E completou: “O desafio é como prender a atenção do público em meio a tanto ruído e como construir mensagens que realmente sejam lidas e compreendidas”. E questionou os acadêmicos: “Como os clientes se sentirão após experimentarem SUA MARCA?".
Num segundo momento, a professora do Curso de Direito do Câmpus, Giana Lisa Zanardo Sartori, discorreu sobre a importância da ética, construída por atitudes, exemplos e palavras. Destacou, conforme diz o jurista Miguel Reale, que as normas éticas não envolvem apenas um juízo de valor sobre comportamentos humanos, mas culminam na escolha de uma diretriz considerada obrigatória numa coletividade.
Conforme a professora Giana, a ética valoriza a profissão, promove o respeito a si e ao outro ser humano e oportuniza enfrentar os desafios profissionais e sociais de forma inteligente e tranquila.
Colocou como desafio aos alunos, a construção de um código de ética do estudante de medicina veterinária, a exemplo de outras instituições de ensino superior que já a possuem. Finalizou sua fala dizendo: “Nós somos responsáveis pelas nossas escolhas, podendo ser protagonistas da profissão, desde que com uma conduta ética”.