A Associação de Deficientes Visuais de Erechim (ADEVE) já está fazendo uso das bicicletas adaptadas que foram desenvolvidas dentro do Projeto de Extensão “Um olhar para a inclusão”, desenvolvido pelos Cursos de Educação Física e Engenharia Mecânica da URI.
A entrega das bicicletas foi acompanhada pelos integrantes da ADEVE, familiares, professores, acadêmicos dos dois cursos envolvidos, assim como colaboradores da Associação “Pé no Pedal”, também parceira da campanha que uniu esforços para o desenvolvimento do projeto, iniciado ainda em 2023. O ato contou com a presença do Coordenador do Curso de Educação Física, Flavio Zambonato, e do Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica, Marco Antonio de Souza.
As bicicletas foram doadas pelo “Pé no Pedal”, em conjunto com Flávio Bikes, e fez parte do trabalho social que vem sendo desenvolvido pelo curso de Educação Física com a ADEVE. Com essa alternativa viabilizada, são estimuladas atividades físicas adaptadas para os cegos.
A iniciativa ganhou relevância com a participação do Curso de Engenharia Mecânica, que executou o projeto. Foram desenvolvidas uma bicicleta dupla, baseada em protótipos já desenvolvidos por associação de deficientes visuais no país, na qual um guia irá conduzir o deficiente visual; e uma bicicleta tripla, um projeto inovador em parceria com a ADEVE/Erechim, na qual um guia irá/poderá conduzir dois Deficientes Visuais.
O projeto foi desenvolvido pelo professor Arthur Bortolin Beskow, do Curso de Engenharia Mecânica, com apoio do funcionário Joel Pellicioli e a professora Alessandra Dalla Rosa Rosa da Veiga, do Curso de Educação Física, em conjunto com os diretores da ADEVE, Antônio Marcos Barbosa Pumi e Elexandra Zamboni.
Segundo os coordenadores dos cursos, esse é mais um projeto que visa atender as demandas da comunidade proporcionando melhorias no seu bem-estar, tanto físico quanto psicológico, integrando os saberes e possibilitando a construção de conhecimentos.