URI Erechim, Sebrae X e Sicredi promovem Open Innovation X 2024 | | URI Câmpus de Erechim

URI Erechim, Sebrae X e Sicredi promovem Open Innovation X 2024

10/09/2024 - 101 exibições

Na semana de 02 a 06 de setembro, foi realizada a segunda edição do Open Innovation X, uma maratona de inovação aberta, idealizada pelos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Química, da URI Erechim, juntamente com o Sebrae e Sicredi UniEstados.

Da mesma forma que em 2023, o projeto teve como objetivos aproximar os jovens, em especial, aqueles em nível de Ensino Médio, dos ambientes corporativos e industriais; despertar os jovens para o seu potencial criativo, inovador e empreendedor; envolver os jovens no processo de solução de desafios reais de empresas da região; fomentar os princípios da cooperação, por intermédio do desenvolvimento de soluções colaborativas socioeconômicas sustentáveis; promover espaços para o diálogo entre gerações e criação de uma cultura em torno da Educação Empreendedora; valorizar o conhecimento e economia local e regional; contribuir para o desenvolvimento local e regional, gerando impacto econômico, social e ambiental; e identificar lideranças jovens.

Neste ano, a metodologia aplicada na edição anterior foi aprimorada. Além das três rodadas de desafios, no dia 02 de setembro, primeiro dia de encontros, foi realizado um Workshop de Formação – promovido pelo SEBRAE X, com os 120 alunos inscritos no evento. Durante este momento foram trabalhados temas como criatividade, inovação e apresentação de Pitchs.

Por escola, ao final de cada rodada, uma equipe foi premiada. Com este formato, não há a promoção de competição entre escolas, valorizando a colaboração entre os jovens. Por fim, também foi designada aquela equipe que foi destaque em cooperativismo, durante o desenvolvimento das etapas do desafio.

Ao todo, participaram do evento 6 escolas de Erechim: Escola Básica da URI, Escola Dr. João Caruso, Escola José Bonifácio, Senai, Colégio Marista Medianeira e Escola Agrícola Ângelo Emílio Grando. Além dos realizadores, 3 empresas patrocinaram a premiação das equipes: Cercena, Sementes Estrela e Olfar. Como apoiadores contou-se com a Engie, TOP Formaturas e Graniart.

O encerramento do Open Innovation X 2024 será realizado no próximo dia 24 de setembro, no Câmpus II da URI, com a participação das equipes premiadas das 6 escolas, realizadores, patrocinadores e parceiros.