O Dia Mundial de Higienização das Mãos, instituído pela Organização Mundial de Saúde e comemorado em 05 de maio, foi tema de ação desenvolvida pela URI Erechim em parceria com a Fundação Hospitalar Santa Terezinha, Hospital de Caridade e Supermercado Passarela.
Entre os dias 05 a 07 de maio, estudantes dos cursos de Medicina, Farmácia e Biomedicina, juntamente com os Programas de Mestrado e Doutorado em Atenção Integral à Saúde e de Engenharia de Alimentos, abordaram profissionais de saúde, familiares de pacientes internados nos hospitais e a comunidade em geral, visando salientar a importância da adequada higienização das mãos, como forma de prevenir Infecções, especialmente às Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS).
A ação educativa objetivou, também, aumentar a adesão à higienização correta das mãos, utilizando-se da “caixa da verdade”, como instrumento de visualização do local que não foi bem higienizado. Para isso, a utilização de uma solução fluorescente nas mãos, evidenciou, sob luz negra, esses pontos, permitindo aos participantes refletir sobre o modo como as higienizam e como proceder para higienizá-las adequadamente. A abordagem contou com a explicação da técnica correta por meio de banner explicativo e distribuição de folder informativo.
A instituição do Dia Mundial de Higienização das Mãos representa a importância da adoção dessa cultura, que é uma das ações fundamentais para a prevenção de infecções, sobretudo em ambientes hospitalares, como prática essencial para o cuidado e segurança dos pacientes.