Realizado no sábado, 10, o segundo encontro da Formação Docente para Professores de Educação Física da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), numa parceria entre o Curso de Educação Física da URI Erechim e a Pasta de Educação Física e Esporte Escolar da Divisão Pedagógica da 15ª CRE.
A temática do módulo II foi abordada pelo Prof. Giuliano Liotto e teve como proposta a aplicação dos conceitos da Neurociência do Movimento Humano nas aulas de práticas corporais na escola. Foram apresentadas as teorias dos principais autores da linha de estudo do desenvolvimento motor e psicomotor, as fases sensíveis e críticas, bem como as janelas de oportunidades no crescimento infantil.
A proposta pedagógica da Educabilidade Cognitiva foi apresentada como um dos caminhos viáveis no contexto escolar para se desenvolverem habilidades e competências globais na infância e adolescência. A implementação consiste em trabalhar atividades corporais que estimulem o desenvolvimento do Sistema Nervoso Central por meio de suas unidades funcionais, auxiliando crianças com dificuldades de aprendizagem, transtornos do desenvolvimento coordenativo, neurodivergentes, com alguma deficiência ou necessidade educacional específica, a melhorarem o seu desempenho no aprendizado escolar.
O próximo encontro será no mês de junho com a temática sobre Assistência e Primeiros Socorros na Escola e a Lei Lucas, com a professora Cibele Manfredini.