URI Erechim

Pós-Graduação

Estudo testa curativos mais práticos e eficazes na Artroplastia de Quadril | | URI Câmpus de Erechim

Estudo testa curativos mais práticos e eficazes na Artroplastia de Quadril

16/05/2025 - 85 exibições
   

No dia 29 de abril, o mestrando Gustavo Barreto Gameiro Silva, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) da URI Erechim, defendeu sua dissertação intitulada “Curativos convencionais versus curativos oclusivos na cicatrização de feridas no pós-operatório de artroplastia total do quadril”, sob a orientação da Profa. Dra. Silvane Souza Roman e coorientação do Prof. Dr. Elvis Wisniewski.

O estudo teve como objetivo comparar a eficácia clínica e a aceitabilidade de curativos oclusivos (Opsite Post-Op Visible® e Aquacel Surgical®) em relação aos curativos convencionais de gaze em pacientes submetidos à artroplastia total do quadril (ATQ). A pesquisa avaliou desfechos como controle do exsudato, tempo de cicatrização, integridade da pele, ocorrência de infecções, durabilidade do curativo e grau de satisfação do paciente após os 7˚, 14˚ e 21˚ dias pós-operatório.

Os resultados demonstraram que os curativos oclusivos tiveram eficácia comparável à do curativo convencional à base de gaze no manejo de feridas cirúrgicas em pacientes submetidos à artroplastia total do quadril, porém com vantagens adicionais relacionadas à tendência à redução na ocorrência de complicações como infecção, deiscência e drenagem prolongada; maior controle do exsudato e manutenção de ambiente úmido adequado à cicatrização; níveis mais altos de conforto e facilidade de remoção relatados pelos pacientes; menor necessidade de trocas, com consequente praticidade e menor intervenção profissional e maior satisfação geral com o curativo, evidenciada por escores superiores atribuídos pelos participantes. Esses achados reforçam o potencial desses materiais na padronização de protocolos assistenciais, contribuindo para a prevenção de eventos adversos e a otimização dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo Gustavo Barreto, a conclusão do mestrado representa não apenas o encerramento de uma importante etapa acadêmica, mas também o fortalecimento do compromisso com a pesquisa clínica e a qualificação da prática assistencial. “Esta pesquisa nasceu da experiência prática e da vontade de promover um cuidado mais eficiente e humano. Espero que os resultados possam gerar impacto positivo na condução do pós-operatório ortopédico”, destacou.

A orientadora, Profa. Dra. Silvane Souza Roman, ressaltou a relevância do trabalho. “A investigação de alternativas mais eficientes para o cuidado com feridas cirúrgicas é essencial em um cenário de crescente demanda por procedimentos ortopédicos. A dissertação de Gustavo contribui de forma significativa para a ciência aplicada à saúde”, afirmou.

O trabalho está disponível no repositório institucional da URI e poderá subsidiar futuras publicações científicas, além de contribuir para a formação de profissionais da saúde em contextos acadêmicos e assistenciais.