O Curso de Educação Física, a Escola de Educação Básica e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física/Estudos Olímpicos (GEPEF/EO) da URI Erechim estão comprometidos com a campanha Let’s Move, uma iniciativa permanente do Comitê Olímpico Internacional (COI) que busca incentivar pessoas do mundo todo a se exercitarem diariamente.
Seguindo esse caminho, o Grupo de Estudos Olímpicos tem desenvolvido várias ações. Entre elas está o Projeto de Extensão do Curso de Educação Física com o Corpo de Bombeiros Militar de Erechim, dentro do Programa de Educação Olímpica da Universidade e que também faz parte da curricularização da extensão na campanha Let's Move. A iniciativa é desenvolvida pelos acadêmicos Bernardo Szura Biazi (Bolsista de Extensão) e Eduardo Smiderle Tomkiel.
Outra iniciativa foi a produção do filme “Padel: Let’s Move!”, que teve o objetivo de alcançar o público e conscientizá-lo sobre a importância da atividade física. A direção foi de Isabelly Wosniak Cavaletti e a edição de Ana Luísa Baldissera. Participaram da produção os seguintes alunos do Ensino Médio: Francisco Zanoni Pupo, da 1V2; Helena Rodrigues Tomazoni, da 1V3; Amanda Waskievic, Bruno Barboza, Eduarda Balvedi Cezne e Joana Bielski Kozak, da 2V1; e Adriano Eduardo de Oliveira Szynkaruk, Anelize Osterer Bender, Isabelle Luize Luchini, Isabelly Wosniak Cavaletti, Luísa Saggiorato Dal Maso, Marcello Corradi e Pietra Vebber de Martini, da 3V3. Confira o filme aqui.
Originada no Dia Olímpico, a campanha Let’s Move se transformou em uma plataforma de marca contínua, que representa uma nova estratégia por meio do esporte, mas como parte da visão a longo prazo. Por isso, o Let’s Move posiciona a marca olímpica como uma força permanente para o bem, gerando impacto real na vida das pessoas, diariamente, não só durante os Jogos Olímpicos.
Tudo isso, para enfrentar um desafio mundial: o sedentarismo. Em cada canto do planeta, um número crescente de jovens se exercita menos, vive mais isolado e perde a alegria de praticar atividades de forma conjunta. Por essa razão, procura mobilizar a todos para um movimento diferente, que começa não pela competição, mas por um convite pessoal. Juntos, pode-se provar que o exercício é prazeroso, social e divertido, estimulando as pessoas a se exercitarem com alguém. Um simples convite pode transformar um dia, um hábito e até uma vida.
O sedentarismo é um desafio global. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que um a cada quatro adultos e 80% dos jovens não cumprem os níveis mínimos de atividade recomendados para manter a saúde. Movimentar-se é fundamental para a saúde física e mental. O Let’s Move foi criado para enfrentar essa crise com energia, otimismo e ação.
O Coordenador do GEPEF/EO, Professor José Luis “Nino” Dalla Costa, explica que “o objetivo é simples: necessitamos motivar uma geração a se exercitar mais, juntos. Pode ser uma caminhada, uma corrida, uma dança, uma partida de voleibol ou um mergulho. Let’s Move é encontrar prazer em se exercitar todos os dias. Mostrar que se exercitar é algo social, não apenas físico, pois transforma o esforço em prazer e o hábito em conexão”, frisa o professor.