A professora Giana Zanardo Sartori, do Curso de Direito da URI, esteve presente, nos dias 22 e 23 de maio, no II Congresso Gaúcho de Direito de Família, realizado na Universidade de Passo Fundo. O evento reuniu mais de 500 participantes de diversos locais do Estado e de várias regiões do país.
O Congresso teve como tema “Um presente para construir o futuro”, sob a coordenação do professor Vitor Hugo Oltramari, Diretor do IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito da Família), Núcleo Regional Passo Fundo e do prof. Conrado Paulino da Rosa, presidente do IBDFAM Rio Grande do Sul.
As palestras e debates abrangeram vários temas de Direito de Família: guarda compartilhada; alienação parental; ações de família no Novo Código de Processo Civil; multiparentalidade, dentre outros. Renomados juristas estiveram participando, como Zeno Veloso, Rolf Madaleno, Ângela Gimenez e Ricardo Calderon.
A URI Erechim, parceira do evento, esteve representada pelas professoras Giana Zanardo Sartori, Coordenadora de Área das Ciências Sociais Aplicadas do câmpus, e Eliana Picoli Zordan, do Curso de Psicologia, como integrantes da comissão organizadora. No sábado, 23, a professora Giana palestrou sobre “O Estado e a Reprodução Assistida” durante o minicurso que tratou sobre a bioética juntamente com a professora Delma Silveira Ibias, de Porto Alegre.
Várias atividades artísticas e culturais também abrilhantaram o evento. Entre elas, o Filó da Associação Modesto e Nicola Talian Contenti, de Viadutos, realizada na noite de sexta-feira, 22, atração essa oportunizada pela URI Erechim.
Além das professoras Giana e Eliana, estiveram presentes, ainda, diversos acadêmicos do Curso de Direito e as professoras do Direito, Simone de Albuquerque, coordenadora do Curso, e Vera Maria Calegari Detoni.