Encontrar formas que contribuam para um melhor aprendizado é o grande desafio dos professores atualmente. Por isso, é preciso criar alternativas que atendam essa necessidade, especialmente para quem está se preparando para buscar uma vaga no ensino superior, mesmo que tenham que voltar nos tempos do ensino fundamental.
Foi o que aconteceu com as turmas do 2º ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica da URI. Nas aulas de Biologia, os alunos realizaram um trabalho com massa de modelar para melhor compreender a Embriologia. O objetivo foi aprender os diferentes tipos de desenvolvimento embrionário, as variadas formas de crescimento de cada animal e as etapas que compõem este processo.
Segundo a professora Silvia Vendruscolo Milesi, a atividade facilita o entendimento de processos complexos, como a gastrulação e a neurulação (ambas fases do desenvolvimento de um embrião), tornando o conteúdo mais envolvente e divertido. Assim, os alunos construíram as fases do desenvolvimento do embrião utilizando a massa de modelar o que possibilitou o uso de diferentes cores e formas, facilitando os estudos dentro dessa temática.
Para concluir o conteúdo e a atividade, cada aluno montou um portfólio com imagens e explicações de cada fase do desenvolvimento embrionário que havia sido feito com a massa de modelar. De forma lúdica, foi possível adquirir conhecimento e aperfeiçoar a criatividade, analisou a professora.