O Salão de Atos da URI deverá receber um grande público neste sábado, 18, às 20h, no espetáculo “Cultura, Amor e História”. O show, a ser apresentado pelos grupos polônicos erechinenses, faz parte do projeto “URI 25 Anos – Etnias e Culturas: o que nos une”, uma iniciativa dos departamentos da Universidade e as associações étnicas e culturais de Erechim e da região Alto Uruguai, em comemoração às bodas de prata da URI, completados no dia 19 de maio deste ano. As atrações também marcam o centenário de Erechim, a ser comemorado no dia 30 de abril de 2018.
A programação da cultura polonesa teve início nesta terça-feira, 14, às 14h, com a abertura de uma exposição no Espaço Cultura Viva, em frente à Universidade. Ela vai ficar aberta à visitação pública até sábado, dia do espetáculo. A exposição é composta por uma série de desenhos do artista Tadeuz Kurek e testemunhos materiais dos 50 anos da Província das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família.
Na sexta-feira, 17, às 19h30min, haverá uma celebração religiosa polonesa na Capela Santo Agostinho, localizada no prédio 3 do câmpus.
No sábado, 18, estão programadas diversas outras atividades: às 8h30min, na sala 3.13, haverá um relato de experiências educativas e culturais na Polônia e as possibilidades para brasileiros. A atividade é destinada a universitários, estudantes do Ensino Médio e à comunidade em geral. Às 10h, acontecem a oficina de danças folclóricas polonesas, na sala 5.26, no prédio 5; e uma mesa-redonda sobre a imigração polonesa no Sul do Brasil, num diálogo entre pesquisadores, escritores e comunidade, a ter lugar na sala 3.13.
À tarde, às 14h, acontecem as oficinas sobre cantos tradicionais poloneses, na sala 4.303, no prédio 4, destinada à comunidade em geral; de Pisanki, na sala 4.301, destinada a artesãos e também à comunidade; e de bordado polonês, na sala 4.302, também destinada à comunidade em geral. Paralelamente, vai acontecer no mesmo horário um encontro dos grupos folclóricos poloneses, no Salão de Atos. Às 15h, acontecem concertos de música e dança brasileiras em palcos poloneses, na sala 3.13; e às 15h30min, uma oficina de danças folclóricas polonesas, no pátio interno da Universidade e na sala 5.26, do prédio 5. Interessados em participar das atividades podem fazer o agendamento por meio do telefone 3520-9000, ramal 9147, e também pelo e-mail coletivoeducador@uri.com.br.
Às 20h, no Salão de Atos, acontece o espetáculo “Cultura, Amor e História”, com a presença dos grupos Auresóvia, de Áurea; Orzel Bialy, de Criciúma, Santa Catarina; e Jupem, de Erechim. Os ingressos para o espetáculo estão disponíveis no Setor de Protocolo do câmpus e também com representantes dos grupos polônicos.
Esse é o terceiro espetáculo a ser apresentado dentro do projeto “URI 25 Anos – Etnias e Culturas: o que nos une”. A primeira atração foi da etnia italiana, no dia 26 de agosto. Com o espetáculo “Vinho, História e Magia”, o Grupo Avanti liderou a apresentação que teve, ainda, a presença de outros convidados: Stela Alpina, de Erechim; Cole Dei Fiore, de São Valentim; Buona Gente; cantores, como o tenor Vilmar Spada; músicos como o acordeonista Carlinhos Steiner e o violonista Antônio de Carvalho, além de um grande número de atores, cantores e dançarinos do grupo Avanti.
No dia 21 de outubro, a atração foi a Etnia Alemã com o espetáculo “Os sonhos são mais fortes”, com o grupo Schopp und Tanz. A programação prevê, ainda, a participação da cultura negra, no dia 24 de fevereiro, e, por último, uma integração de todas as etnias, através de um jantar, no dia 28 de abril, nas comemorações do centenário do município de Erechim.