Curso de Medicina propõe mais um curso de formação profissional

Medicina

Página do Curso

Curso de Medicina propõe mais um curso de formação profissional | | URI Câmpus de Erechim

Curso de Medicina propõe mais um curso de formação profissional

05/04/2022 - 399 exibições

   


Capacitação em Suporte Básico de Vida (BLS). Esta foi a temática do segundo curso de formação realizado pelo Curso de Medicina da URI em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, aos servidores da Rede de Atenção à Saúde Municipal.



O treinamento, desenvolvido no Laboratório de Habilidades Profissionais do Curso, junto ao Centro de Estágios e Práticas Profissionais (URICEPP) da Universidade, ocorreu na segunda-feira, 04 de abril. Participaram do curso enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas socorristas, servidores do SAMU.



A iniciativa, por meio do Plano de Fomento à Rede de Atenção à Saúde, é uma proposta do Curso de Medicina em contrapartida institucional, com vistas à participação efetiva do fortalecimento da rede de saúde municipal.



Por isso, o programa teve como objetivo capacitar profissionais em relação ao primeiro atendimento com suporte básico de vida até a chegada do suporte avançado, considerado fundamental na manutenção da vida por se tratar de um protocolo padrão em todo mundo e que eleva as chances de sobrevida da vítima, especialmente de parada cardiorrespiratória.



Outra iniciativa desenvolvida pelo mesmo projeto foi a capacitação no atendimento pré-hospitalar, ocorrida entre os dias 1º e 3 de abril.



O treinamento, que teve lugar na base do SAMU, reuniu enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas socorristas, servidores do SAMU.



A capacitação teve como meta preparar profissionais para atuarem no atendimento pré-hospitalar, com a finalidade de identificar situações de emergência e atuar seguindo os protocolos de atendimento, aperfeiçoando a formação dos que atuam no Sistema Único de Saúde.



Os primeiros atendimentos prestados a vítimas de acidentes são cruciais para a sobrevivência e o prognóstico futuro. Por isso, algumas ações, para serem eficazes, precisam ser realizadas minutos ou até segundos depois do acontecimento, como acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio e até convulsões.