Plano de Mobilidade Urbana é apresentado para alunos de Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo

Página do Curso

Plano de Mobilidade Urbana é apresentado para alunos de Arquitetura e Urbanismo | | URI Câmpus de Erechim

Plano de Mobilidade Urbana é apresentado para alunos de Arquitetura e Urbanismo

30/04/2024 - 87 exibições

   


O Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI manteve encontro com integrantes do Conselho Municipal de Mobilidade Humana Sustentável da Prefeitura de Erechim que apresentaram o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável. Além de ser uma exigência legal, o referido Plano visa democratizar o espaço público para todos, descentralizar o trânsito, resgatar a identidade cultural e valorizar o comércio e a prestação de serviços.  



A explanação foi realizada pela Secretária de Planejamento, Aline Prichua; pelo Coordenador de Segurança Pública e Proteção Social, Décio Vicelli; pela arquiteta e urbanista, Cristina Roman; e pelo engenheiro civil da Prefeitura, Rodrigo Ferrarese, também Inspetor-Chefe do CREA-Erechim. 



A Secretária Aline Prichua comentou que o Plano de Mobilidade Humana e Sustentável é uma exigência da lei federal 12.587/2012 que vai viabilizar a captação de recursos do governo federal para fazer investimentos no município. “O Plano de Mobilidade Urbana foi realizado pela empresa especializada G.O. Soluções em Projetos, que elaborou os objetivos, metas, ações estratégicas, prazos e metodologia, bem como fez o levantamento das informações, diagnóstico e prognóstico, diretrizes e propostas do plano. A empresa ouviu 2 mil pessoas no município de forma quantitativa e, de outro tanto, de forma qualitativa, anotando as suas opiniões”, observa a secretária Aline.



Segundo a arquiteta Cristina, o Plano visa a construção de um sistema que permita que tanto veículos quanto usuários tenham permeabilidade na malha urbana do município. 



Já o Coordenador de Segurança Pública e Proteção Social, Décio Vicelli, destacou as ações implementadas no trânsito em Erechim, educação, fiscalização e engenharia, como por exemplo, a sinalização vertical, sonora e semafórica.