URI Erechim

Edifapes / Publicações

Serviços | Edifapes / Publicações | Publicações | | URI Câmpus de Erechim

Cadernos Temáticos

A educação Ambiental na Escola: Abordagens Conceituais (Caderno Temático 1)

Série: Cadernos Temáticos
Área: Ciências Biológicas
Autor(es)/Organizador(es): Adriana Loss Zorzan
ISBN: 85-88565-52-8
Formato: 26X18
Número de páginas: 135

Hoje a Educação Ambiental (EA) é mais um dos desafios que o educador enfrenta na escola brasileira. Ela é uma dimensão fundamental do pensamento contemporâneo, não é um modismo ou um simples adjetivo/acessório da educação. É um componente nodal da educação, pois envolve a reconstrução do sistema de relações entre pessoas, sociedade e ambiente e ambiente natural. Nós, educadores, precisamos ter cada vez mais claro qual é o papel político da EA. Observamos na última década uma expansão de linhas de pesquisa e de cursos interdisciplinares em nível de pós-graduação, na área ambiental, que têm incorporando a EA na formação dos profissionais de meio ambiente. Uma nova identidade profissional vem se delineando no bojo das transformações socioculturais em curso na sociedade brasileira e no âmbito internacional: a do educador ambiental. Mas a EA, no cenário nacional ainda não tem sido um tema efetivo na formação inicial dos professores. A série "Cadernos Temáticos de Educação Ambiental" quer, sobretudo, contribuir no processo de formação profissional do educador no seu próprio contexto de trabalho escolar cotidiano, estimulando o processo de implementação da EA na comunidade escolar. Desejamos que este livro e os demais desta coleção venham a contribuir no caminho da formação de um novo educador, o educador ambiental: um mediador do conhecimento, sensível e crítico, curioso, aprendiz permanente e organizador do trabalho, um orientador, um cooperador... que luta pela ampliação do campo da cidadania, incluindo o meio ambiente como bem coletivo e parte integrante da conquista de direitos. Um educador empenhado na construção de uma prática educativa enraizada na vida e na história.

Caderno Temático PIBID - URI: Ensino de Ciências Naturais e Biologia (Volume 2)

Série: Cadernos Temáticos
Área: Ciências Biológicas/Nutrição
Autor(es)/Organizador(es): Sônia Beatris Balvedi Zakrzevski, Ana Cristina Sapper Biermann, Briseidy Marchesan Soares, Cláudia
ISBN: 978-85-7892-057-9
Formato: 28 x 21 cm
Número de páginas: 100

O Caderno Temático PIBID URI – Biologia – volume 2, apresenta unidades didáticas e outras atividades de intervenção desenvolvidas junto às escolas de abrangência do Subprojeto, no ano de 2013. Estiveram envolvidas no trabalho oito instituição de ensino da rede pública estadual do Rio Grande do Sul, dos municípios de Erechim, Frederico Westphalen, Santo Ângelo e Santiago. São diversos os temas trabalhados nas unidades, porém a ênfase é sobre as questões ambientais e da saúde nutricional, buscando atender às demandas do Programa Saúde na Escola (PSE).

Cadernos temáticos de Educação Ambiental

Série: Cadernos Temáticos
Autor(es)/Organizador(es): Sônia Balvedi Zakrzevski (Org.)
Número de páginas: 0

A série “Cadernos Temáticos de Educação Ambiental” é uma publicação que objetiva contribuir no processo de formação do educador ambiental. Tem por meta estimular o processo de desenvolvimento profissional do educador no seu próprio contexto de trabalho escolar cotidiano e estimular o processo de implementação da EA na comunidade escolar.



Debates

A linguagem descobrindo mundos: ensino de línguas portuguesa, espanhola e literatura

Série: Debates
Autor(es)/Organizador(es): Lionira Giacomuzzi Komosinski (Org.) e Regina Kohlrausch (Org.)
ISBN: 85-88565-04-8
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 282

O final do milênio passado foi marcado pela globalização de mercados, pela perplexidade do homem comum diante da assombrosa evolução dos meios de comunicação e pela crise na educação brasileira. As perspectivas para o início do novo milênio são desafiadoras. O conceito de futuro está ligado ao imaginário das pessoas. Este provável futuro hoje está sendo encampado pela ficção científica e todas as preocupações se voltam para o impacto da vertiginosa revolução cibernética no dia a dia do cidadão. No Brasil, o ensino de língua portuguesa e de língua estrangeira “vai mal” e precisa mudar rapidamente, para fazer frente aos desafios do novo milênio. Tonalizados pelo fato histórico marcante desde o final do século e início do novo milênio, o universo construído pela Língua Portuguesa e pela Língua Espanhola traz à tona o lastro ideológico e político-social que vem interferindo na performance dos estudantes brasileiros. Nessa perspectiva, a Coordenação do IV SENELP - Seminário Nacional sobre o Ensino de Língua Portuguesa e do III SINELE - Seminário Internacional sobre o Ensino da Língua Espanhola reuniu estudiosos e educadores que têm acompanhado a evolução linguística desse período. Com certeza, os resultados desse importante evento, aqui publicados, refletem objetivamente as preocupações dos educadores, apontando novos rumos para o ensino da Língua Portuguesa e da Língua Espanhola nas escolas brasileiras, relacionando-as à história, à literatura, às artes e à política, enfim, ao homem.

Educação ambiental e compromisso social: pensamentos e ações

Série: Debates
Área: Ciências Biológicas
Autor(es)/Organizador(es): Sônia Balvedi Zakrzevski (Org.) e Valdo Barcelos (Org.)
ISBN: 85-88565-68-4
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 358

Como em uma sinfonia, em que a harmonia das grandes obras depende da participação de cada instrumento, as construções coletivas do pensamento se enriquecem com a diversidade oriunda da experiência e do conhecimento que cada pensador manifesta. Esta coletânea, resultado de uma manifestação individual, que agora toma um âmbito coletivo, tem como objetivo contribuir na análise e discussão conceitual e metodológica sobre a educação ambiental. É constituída por textos – articulados em torno de quatro blocos temáticos, elaborados por um grupo de professores e pesquisadores de diversas áreas – que conjugam sonhos plurais com relação às questões ambientais.



Didáticos

Contextualização e Aprendizagem Significativa: Proposição de Estratégias Didático-Metodológicas

Série: Didáticos
Área: Educação
Autor(es)/Organizador(es): Geisa Heidy Gelhardt, Idanir Ecco
ISBN: 978-65-88528-26-6
Formato: Impresso
Número de páginas: 104

Obra que desperta, que instiga, que possibilita um novo entendimento para a ação reflexiva educacional e que desacomoda professores e estudantes. Transformar a educação em tempos atuais é uma demanda ética aos professores; e por ética entende-se a responsabilidade destes na educação das gerações.

Afinal, Ivo vê ou não vê a uva? Uma leitura da alfabetização na Região da AMAU

Série: Didáticos
Área: Letras - Alfabetização
Autor(es)/Organizador(es): Yolanda Moreira dos Santos Paiva et al.
ISBN: 85-88565-42-0
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 208

Este livro é produto de um esforço coletivo em que se procurou reunir, numa mostra única, elementos de pesquisa e exercícios da prática pedagógica de professores alfabetizadores. Na forma como é elaborado por seus organizadores, o livro coletivo apresenta alguns resultados do processo interativo construído no trânsito entre esta universidade e escolas municipais e estaduais da Região do Alto Uruguai. Ao lado da abordagem da Alfabetização em seu fazer-se ininterrupto, buscou-se oportunizar, aos atores de ambas as realidades institucionais, um contexto socioeducativo propício à livre expressão, à cooperação, à afetividade, ao respeito mútuo. Assim, fortalecidos por esse desejo, teve-se o privilégio de ver surgir e consolidar-se um espaço social inclusivo e prazeroso que acredita-se haver assegurado aos professores envolvidos o direito à palavra, à expressão, em diferentes linguagens, de saberes, sentimentos, vivências, incertezas e esperanças.

Atividades Didáticas para desenvolver no Laboratório de Matemática: Resultados de um Projeto do PIBID

Série: Didáticos
Área: Matemática
Autor(es)/Organizador(es): Nilce Fátima Scheffer, Simone Fátima Zanoello, Camila de Aguiar, Elizandra Pires de Matos, Karine Ma
ISBN: 978-85-7892-022-7
Formato: 21x28 cm
Número de páginas: 46

Este Caderno Pedagógico teve origem a partir de práticas desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Subprojeto de Matemática, da URI Erechim, na Escola Estadual Normal José Bonifácio (JB), pertencente à 15ª CRE, no período de agosto de 2010 a agosto de 2011. O Subprojeto de Matemática contemplou três frentes principais: o auxílio semanal às professoras regentes das turmas finais do Ensino Fundamental em sala de aula, a implementação do Laboratório de Ensino de Matemática na escola com confecção de jogos e materiais alternativos e aulas na Sala Digital, com a utilização de sites e softwares matemáticos. Este Caderno Pedagógico tem por objetivo apresentar sugestões de materiais didáticos e jogos matemáticos, construídos com materiais alternativos, considerando a reconhecida importância do material concreto para o processo de ensinar e aprender Matemática e a dificuldade encontrada nas escolas públicas para adquirir tais materiais. Inicialmente apresenta-se uma reflexão teórica sobre o Laboratório de Ensino de Matemática, a importância da sua implementação, objetivos e contribuições para o ensino e aprendizagem desta disciplina na Educação Básica, e na sequência relata-se atividades e roteiros que contemplam a implementação do Laboratório na escola.

Botânica no laboratório e no campo

Série: Didáticos
Área: Ciências Biológicas
Autor(es)/Organizador(es): Elisabete Maria Zanin e Luiz Ubiratan Hepp
ISBN: 85-88565-54-4
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 168

O presente manual aborda desde aspectos relacionados à montagem de um laboratório até a realização de atividades práticas com seu respectivo registro em áreas como Micro e Macrotécnica, Palinologia e Coleções Didáticas. Pretende ser acessível a todos quantos dele se utilizarem para a execução de suas práticas laboratoriais de Botânica.

Botânica: algas, briófitas e pteridófitas

Série: Didáticos
Área: Botânica
Autor(es)/Organizador(es): Joseline Molozzi et al.
ISBN: 85-88565-50-1
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 76

Neste trabalho são encontrados conceitos teóricos e uma breve revisão sobre algas, briófitas e pteridófitas. Deve ser utilizado como leitura básica na disciplina de Botânica Criptogâmica e concomitantemente com as indicações bibliográficas que o acompanham. Para um melhor aproveitamento, é importante conjugar as informações nele contidas com as experiências adquiridas no laboratório de aulas práticas e aulas de campo. O presente trabalho é um resultado obtido durante o desenvolvimento da disciplina de Botânica III, ministrada na graduação do Curso de Ciências Biológicas. Espera-se que esta iniciativa contribua como forma de interação entre a comunidade acadêmica, no sentido de incentivar a continuidade de trabalhos dessa natureza.

Jogos e aprendizagem matemática: uma interação possível

Série: Didáticos
Área: Ciências Humanas - Educação
Autor(es)/Organizador(es): Neila Tonin Agranionih e Magáli Smaniotto
ISBN: 85-88565-44-7
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 136

É possível aprender matemática a partir de jogos? Este livro oferece a oportunidade de refletir e dialogar sobre a interação possível entre o jogo e a aprendizagem da matemática com professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, a partir do relato de situações vivenciadas pelas autoras com jogos em salas de aula e de sugestões de atividades a serem realizadas na perspectiva de explorar, didaticamente, a matemática presente nas situações que permeiam o ato de jogar.

Primeira Infância: espaço e tempo de educar na aurora da vida

Série: Didáticos
Área: Didáticos
Autor(es)/Organizador(es): Arnaldo Nogaro e Ivania Nogaro
ISBN: 978-85-7892-023-4
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 160

Esta obra trata da educação das crianças nos primeiros anos de vida, mais especificamente do período em que frequentam a Educação Infantil. Origina-se dos estudos, interrogações e dúvidas suscitadas pelas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos autores; dos trabalhos de pesquisa e orientação; do exercício profissional, mais especificamente da experiência de quase uma década da professora Ivania, atuando com crianças na faixa etária de que a obra trata: de zero a cinco anos. O livro procura contemplar diferentes aspectos da Educação Infantil, desde a orientação de pais quanto ao ingresso da criança na escola, perpassando por discussões sobre o brincar e o aprender, avaliação, até uma breve incursão a respeito dos desafios do trabalho do professor com os nativos digitais. Constitui-se em uma leitura para pais, futuros professores e educadores em atividade neste nível da escolaridade, que encontrarão subsídios para refletir e orientar seus fazeres na educação das novas gerações.

Trabalhos Acadêmicos: da concepção à apresentação

Série: Didáticos
Área: Metodologia Científica
Autor(es)/Organizador(es): Adriana Troczinski Storti, Elisabete Maria Zanin, Helena Confortin, Neila Tonin Agranionih, Sônia Ba
ISBN: 85-88565-71-4
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 200

Esta obra trata da redação de trabalhos didáticos e científicos, trazendo indicações orientadoras para que os escritos acadêmicos sejam elaborados de forma clara, comuniquem de modo eficiente os resultados e sejam apresentados de forma correta, isto é, de acordo com os padrões e normas estabelecidos. O livro é um convite ao trabalho acadêmico e busca apresentar sugestões de como conduzir a busca, a apreensão e a divulgação do conhecimento. Objetiva contribuir na compreensão, desenvolvimento e apresentação de novos saberes, procurando respeitar as especificidades de cada produção, considerando sempre que o melhor saber é aquele que sabe superar-se. É um trabalho em permanente (re)construção; por isso aberto a sugestões e contribuições para que cumpra o seu objetivo: a sempre crescente qualidade do aprender/fazer universitário.



História

A Grande Mestre e a Eterna Aprendiz: A História e Eu

Série: História
Área: Ciências Humanas
Autor(es)/Organizador(es): Neusa Cidade Garcez
ISBN: 978-85-7892-072-2
Número de páginas: 0

A tarefa de apresentar “A grande mestre e a eterna aprendiz: a história e eu”, honrosamente designada pela Prof. Neusa Cidade Garcez, é das mais difíceis e complexas. Bem por isso, excitante e desafiadora. A menina que adorava as letras tornou-se renomada educadora. De forma entusiástica e simpática, neste livro, envolve seus leitores a cada página. Sem perder a graça juvenil, nos regala com fragmentos e lembranças que devolvem tempos nem tão antigos e passados muito distantes. Assim, o texto leve e agradável difunde luz sem produzir calor. Deixa longe o ranço escolar da matéria a ser aprendida ou o amontoado de fatos que não guardam relação com a vida real. Nos mostra a autora, rica em experiência pessoal, que o estudo da história – seja regional ou universal – é a melhor forma de compreensão da sociedade contemporânea e suas contradições. De modo particular envolve o leitor com seu conhecimento e revela sua interpretação critica ante diversos fatos e movimentos que sustentam os mitos e as crenças dos dias atuais. Assim, sua escrita transforma pensamentos em algo palpável, discutível, intelectualmente rentável. Vai do bairro das Três Vendas em Erechim, passando pelo Uxmal, até Milão, Piza e Verona. Emite sensatas opiniões sobre grandes fatos, nomes e personalidades reais ou fictícias. Fala de Wili Stein e Zapata com a mesma propriedade que trata personagens da literatura universal. Vasculha o pretérito com cioso rigor científico, sem paixões. Faz rara mescla entre acontecimentos locais e mundiais com elegância e humanismo. Mantém linha de raciocínio clara. Descreve a história e a geografia da nossa terra e de povos imemoriais de forma didática e consistente. Analisa o legado da gente e dos povos, tanto daqui, quanto de alhures, a par de colorações políticas. Entrelaça uma vida a outra, uma crença a outra, como quem tece um lindo painel com os fios do conhecimento e da realidade. Assim a mestra – sempre menina arrebatada – transforma áridas matérias em textos delicados e saborosos. Reparte de forma generosa seus aprendizados adquiridos na América de Colombo, no México e seus povos, na Espanha, no Uruguai, em Cuba e mais tantas outras plagas do Velho Mundo. Deixa-nos, seus leitores, ávidos por saber mais e mais. As palavras precisas funcionam como elixir mental, despertam a consciência, aguçam a curiosidade e nos põem mais firmes ante o mundo de hoje - por mais inverossímil que este pareça. Deve o leitor, portanto, preparar-se para passeios inesquecíveis, por terras longínquas, duras realidades ancestrais, bem como questionar o horror da guerra e acompanhar a ascensão e queda dos grandes impérios americanos, Inca e Asteca. A mensagem primordial desta obra baseia-se em crenças e valores eminentemente cristãos. Evidencia-se o desapego a riqueza material, aos luxos e excessos. Em nenhuma linha transparece sinais de soberba, inveja ou desdém. Ao contrário, a autora, desprovida de qualquer sentimento menor, reverencia a humildade, contempla a miscigenação, eleva a consciência histórica e destaca a importância da mulher em todos os tempos. Não mais me alongarei. Já ensinava São Francisco de Assis: o melhor sermão é curto, pois as palavras do Senhor na Terra foram breves. Aliás, encontrei tão somente uma divergência entre os propósitos de Francisco de Assis e Neusa Cidade Garcez. Para o Santo medieval, a aprendizagem representava um risco, e os livros e manuscritos um perigo, por alimentar o orgulho. Para a Mestra pós-moderna, como hoje para os franciscanos, são as Universidades grandes precursoras de liberdade de pensamento, criatividade e inovação científica. No período em que vivemos, frente à globalização, há uma premente e paradoxal necessidade de identidade cultural local. A rapidez da revolução digital em curso, por sua vez, põe em xeque os métodos de ensino tradicionais. Ambas as premissas tornam este momento especialmente propício a divulgação desta obra “feita à mão”, mas atualíssima e instigante. Não se trata, portanto, de um livro de fórmulas prontas. É mais, por assim dizer, um guia de viagens transcendentais que vão e voltam no tempo e no espaço. Giram pela Mesopotâmia, Egito Antigo, Grécia, Itália, Península Ibérica, América do Norte, Central e principalmente América do Sul. O ponto de chegada de todas as jornadas é sempre o mesmo: esta jovem e linda cidade do norte gaúcho, marcada de forma indelével pelo afeto, perseverança e desassombro de seus pioneiros. Destes passeios a Prof. Neusa Garcez traz sempre imensas bagagens e presentes para todos. A estes presentes chamamos de cultura. Obrigada, Prof. Neusa. Gracias, niña mágica. Alcides Mandelli Stumpf 28/07/2014

A Interiorização do ensino superior no Norte do Rio Grande do Sul – O caso FAPES/CESE-FuRI/URI

Série: História
Área: História
Autor(es)/Organizador(es): Helena Confortin e Guilherme Mossini Mendel
ISBN: 978-85-7892-014-2
Formato: 29x22
Número de páginas: 670

Este livro reflete sobre o lento processo de interiorização do ensino superior no Norte do Rio Grande do Sul, região distante dos grandes centros culturais e industriais e que buscou uma alternativa para a formação dos seus jovens e dos seus profissionais. Através de fontes primárias e secundárias de informação, faz um resgate das memórias, lembranças e histórias dos agentes responsáveis pelo processo de criação da FAPES/CESE/FuRI/URI, analisa a presença da Instituição no Alto Uruguai gaúcho e sua interferência no desenvolvimento regional. O livro traça os caminhos, legais e acadêmicos, trilhados para a criação da IES, verifica o relacionamento da IES com a comunidade regional, destacando suas contribuições no processo socioeconômico-cultural da região. O texto segue ordem cronológica da Instituição, detalhando, para cada período, as principais ações e sujeitos envolvidos. Inicia com um breve histórico do ensino superior no Brasil e Rio Grande do Sul, descreve a criação das instituições comunitárias, a interiorização para o Alto Uruguai Gaúcho, a criação e expansão da FAPES/CESE (1975), a crise das IES na década de 1980 e a busca de novas alternativas que culminam com a criação da FuRI/URI, em 1991. Numa segunda parte, faz uma análise da atuação da URI Erechim, considerando o tripé Ensino-Pesquisa-Extensão, conduzida por um grupo competente de Recursos Humanos, alicerçada por uma estrutura física admirável e tendo uma contribuição decisiva dos órgãos complementares e de apoio; demonstra a decisiva contribuição da URI para o desenvolvimento de Erechim e região. O texto conclui com depoimentos de dirigentes e lideranças, locais e regionais, sobre o decisivo papel da Instituição no desenvolvimento socioeconômico-cultural da Região Norte do Rio Grande do Sul.

A Saga da Família Eugênio e Maria F. Confortin

Série: História
Área: História
Autor(es)/Organizador(es): Helena Confortin
ISBN: 978-85-7892-011-1
Formato: 16x23 cm
Número de páginas: 308

O livro é a síntese da história de 125 anos da família Confortin. Registra o caminho percorrido por cinco gerações da família, narrando histórias, descrevendo situações, lugares, fatos e pessoas. É o registro de episódios de infância, acontecimentos de vida, manifestações religiosas, sociais e culturais. O trabalho divide-se em quatro partes: na primeira, faz-se. o resgate das raízes na Itália, a vinda ao Brasil e a vida dos imigrantes Francisco e Rosa, Silvio e Anastásia, respectivamente, primeira e segunda gerações (bisavós e avós da autora). Na segunda, descreve-se o início da vida no Brasil, a escolha de Marau para fixar as raízes da família, os casamentos da 2ª geração. A terceira e mais importante parte do trabalho é dedicada à família Eugênio e Maria Fávero Confortin; nela descrevem-se o casamento do casal, as primeiras propriedades, a constituição da família, os casamentos dos filhos e faz-se um documentário de cada membro da família na 3ª geração, e uma síntese fotográfico-documental dos descendentes da 4ª e 5ª gerações da família Confortin (1ª, 2ª e 3ª gerações descendentes de Eugênio e Maria). Visando a documentar cultura das origens, a última parte trata das características italianas presentes na família Confortin – religiosidade, educação e cultura, lazer, costumes e culinária. As considerações finais sintetizam o caminho percorrido.

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – 25 anos – “Se a história é de prata, os sonhos são de ouro”

Série: História
Autor(es)/Organizador(es): Elcemina Lúcia Balvedi Pagliosa
ISBN: 978-85-7892-123-1
Formato: 22x30
Número de páginas: 62

Chega um momento em que é preciso contar a história. Não importa se vai ser contada em dias... em anos... ou apenas em momentos. E que valor tem contar, documentar a história? Ela é o resgate do passado. Sim, é isso. Mas não apenas isso: ela é um marco de referência e um instrumento inovador de transformação social. É a partir do que se conta que as pessoas se descobrem e se redescobrem; valores e experiências são reavaliadas e possibilitam traçar novas condutas, outros caminhos, estratégias para o futuro. Assim, o que ora se apresenta conta da origem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, da sua trajetória pregressa, da sua identidade, dos seus compromissos, dos seus atores. Aqui fica muito claro que a URI - 25 ANOS tem um percurso que soma muitas histórias registradas, não apenas em documentos, mas na memória de uma região que viu desenvolver-se e emocionou-se com a possibilidade de ver seus filhos acreditarem na beleza dos seus sonhos. É por isso que, ao contar os nossos primeiros 25 ANOS, reiteramos o compromisso com todos esses que viram e veem nesta Universidade a esperança de dias de saber, verdade, justiça, trabalho digno para todos. Creiam, se a história é de prata, os sonhos são de ouro!



Infantis

Araucária: o nosso pinheiro-brasileiro

Série: Infantis
Área: Ciências Biológicas
Autor(es)/Organizador(es): Sonia Balvedi Zakrzevski, Aline Trentin et al.
Formato: 15 x 23 cm
Número de páginas: 35

As ações de educação ambiental na área florestal são fundamentais para instituições de políticas públicas e complementam as atividades de fiscalização, licenciamento, monitoramento e controle da área florestal, visando à regularização ambiental dos imóveis rurais e implantação de novas alternativas de exploração econômica sustentáveis. Com base nos instrumentos da política florestal instituiu-se o Programa de Educação Florestal Gralha Azul, que passa a englobar todas as ações de educação e conscientização ambiental e florestal de programas institucionais como o "Repovoamento do Pinheiro Brasileiro", "Plante Árvores Nobres", "Restauração de Matas Ciliares" e "Ser Árvore Erva Mate", entre outros, que se desenvolve em parceria com outras instituições,, de forma qualificada e permanente. O Programa de Educação Florestal Gralha Azul visa implementar políticas públicas em prol do desenvolvimento sustentável e da preservação e conservação da biodiversidade riograndense. Tem como objetivo geral a ampla divulgação da importância ecológica, social e econômica da flora e florestas nativas remanescentes no Estado do Rio Grande do Sul e sua implantação se dará através de ações e projetos de educação e conscientização ambiental não formal, em cumprimento à legislação ambiental/florestal vigente. A 3ª Edição do livreto denominado "ARAUCÁRIA: nosso Pinheiro Brasileiro" será adotado para o Programa de Educação Florestal Gralha Azul, que através do Programa "Repovoamento do Pinheiro Brasileiro", procura divulgar a importância econômica, social, ambiental, histórica e cultural do "Rei das Florestas", nosso "dinossauro verde", denominado popularmente de Pinheiro Brasileiro.

História de Leônidas

Série: Infantis
Área: Infantil
Autor(es)/Organizador(es): Maria Luiza Servelin
ISBN: 85-88565-21-8
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 20

Viva as aventuras de um peixinho que diante do fato de ver seu lar – o rio onde sempre viveu – com problemas, resolveu sair para tentar mudar aquela situação. Além de ser uma lição de vida e de força de vontade para crianças e adultos que sonham com um propósito, A história de Leônidas oferece ao leitor um espaço para pensar e interagir com a aventura ali narrada, seja desenhando, seja escrevendo.

No bosque do peixe brilhante I e II

Série: Infantis
Área: Infantil
Autor(es)/Organizador(es): Julio C. Brondani, Helena Confortin, Luiz Mário S. Spinelli
Formato: 17 x 23 cm
Número de páginas: 28

Em “No bosque do peixe brilhante I e II” os personagens Vovô e Vovó Bota Amarela e seus inúmeros netinhos vivem mais uma de suas peripécias: uma pescaria. O texto, de leitura gostosa, e as ricas ilustrações, conduzem o leitor a caminhos fantásticos onde ficção e realidade se confundem. Vale viver a aventura! (Parte da coleção Histórias do Vovô e Vovó Bota Amarela - Texto de Severino Mirandola Júnior, Thaís F. Tormen da Silva e José Luis Dalla Costa e ilustrações de Geceoní Jochelavicius).

O nome Bota Amarela

Série: Infantis
Área: Infantil
Autor(es)/Organizador(es): Julio C. Brondani, Helena Confortin, Luiz Mário S. Spinelli
ISBN: 85-88565-31-5
Formato: 17 x 23 cm
Número de páginas: 16

Nascida de uma rivalidade, a alcunha “Bota Amarela”, transformou-se em orgulho. E é esse orgulho que hoje se faz presente nas histórias do Vovô e da Vovó Bota Amarela, que retratam momentos de construção e crescimento de uma cidade e de um povo que, formado a partir de várias etnias, tem no trabalho e na amizade a sua marca, mostrando sempre que a diversidade histórica nunca foi empecilho para a vivência de fatos que resultassem no bem comum. (Parte da coleção Histórias do Vovô e Vovó Bota Amarela - Texto de Severino Mirandola e ilustrações de Rita Santin Machado).

O pajé Pedro

Série: Infantis
Área: Infantil
Autor(es)/Organizador(es): João Virgilino Chaves
ISBN: 85-88565-14-5
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 60

O livro narra as aventuras de Pedro, um índio, e pajé. O cenário, como não poderia deixar de ser, nos revela um Brasil ainda marcado pela intensa beleza natural. Assim, o Pajé Pedro nos é apresentado através das experiências de menino, que nos lembra/ensina, por exemplo, lendas indígenas, como a do surgimento do guaraná. Uma obra que une literatura e momentos significantes de nossa formação cultural.

O parque e o castelo

Série: Infantis
Área: Infantil
Autor(es)/Organizador(es): Julio C. Brondani, Helena Confortin, Luiz Mário S. Spinelli
ISBN: 85-88565-33-1
Formato: 17 x 23 cm
Número de páginas: 20

A história do Parque Longines Malinowski está ligada ao Castelinho e à colonização da Região do Alto Uruguai. A Comissão de Terras, órgão público encarregado de demarcar lotes, distribuir ferramentas agrícolas e sementes aos pioneiros, utilizava o Parque como potreiro para alojar os cavalos dos colonizadores e agrimensores. É por isso que, até hoje, o Parque é conhecido como Mato da Comissão. O Castelinho, símbolo das origens da cidade, exemplar típico do ecletismo do final do século XIX e início do século XX, mescla elementos da ‘art nouveau’ à concepção clássica das casas do sul da Áustria. Construído em 1915 como sede da Comissão de Terras, hoje está tombado como patrimônio público. (Parte da coleção Histórias do Vovô e Vovó Bota Amarela - Texto de Elisabete Maria Zanin, adaptação de Severino Mirandola e ilustrações de Rita Santin Machado).

Os pioneiros

Série: Infantis
Área: Infantil
Autor(es)/Organizador(es): Julio C. Brondani, Helena Confortin, Luiz Mário S. Spinelli
ISBN: 85-88565-32-3
Formato: 17 x 23 cm
Número de páginas: 20

Mais do que histórias para crianças, o Vovô e a Vovó Bota Amarela, trazem em si a alma do erechinense, povo que tem em sua composição étnica descendentes de imigrantes italianos, poloneses, alemães, judeus, dentre outros. Após 90 anos de sua fundação, Erechim continua promovendo encontros de culturas, religiões, pensamentos, que são a verdadeira essência de uma sociedade. Histórias do Vovô e Vovó Bota Amarela – Os pioneiros – é uma homenagem a todos aqueles que aqui decidiram viver para multiplicar as riquezas da terra e erguer uma sociedade predeterminada a ser feliz. (Parte da coleção Histórias do Vovô e Vovó Bota Amarela - Texto de Severino Mirandola e ilustrações de Rita Santin Machado).

Quem brinca com fogo...

Série: Infantis
Área: Infantil
Autor(es)/Organizador(es): Rubens Leite Vianello
ISBN: 85-88565-36-6
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Número de páginas: 28

Divertida história que, de forma leve, demonstra para as crianças os perigos de se lidar com fogo e qualquer material inflamável.

Uma aventua láctea: promovendo uma alimentação saudável

Série: Infantis
Área: Ciências Biológicas
Autor(es)/Organizador(es): Sonia Balvedi Zakrzevski, Aracieli Maria Vanelli Paris, Angélica Salini, Isabel Dahmer, Suélen Vazza
ISBN: 978-85-7892-059-3
Formato: 21 x 14 cm
Número de páginas: 32

A história em quadrinhos Promovendo a alimentação saudável foi organizada pela Equipe do Subprojeto PIBID de Biologia da URI Erechim para o trabalho pedagógico com estudantes das séries finais do ensino fundamental, vinculado ao Programa Saúde na Escola. Na história, Julinha, uma menina que é membro de uma família que valoriza a produção caseira de alimentos orgânicos, realiza uma viagem com o Lactobacillus, um amigo imaginário. Nesta viagem conhece sobre a produção de iogurte e de outros derivados do leite, fazendo descobertas importantes sobre a higiene, pasteurização, embalagem, rotulagem e prazo de validade dos alimentos.

Uma aventura na floresta: uma viagem às unidades de conservação

Série: Infantis
Área: Ciências Biológicas
Autor(es)/Organizador(es): Sônia Balvedi Zakrzevski, Araciele Maria Vanelli Paris, Angélica Saccomori, Débora Agostinetto, Rena
ISBN: 978-85-7892-058-6
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 36

A história em quadrinhos Uma viagem às Unidades de Conservação, uma publicação da Equipe do Subprojeto PIBID Biologia da URI – Erechim, destina-se a estudantes das séries finais do ensino fundamental. A história conta uma viagem realizada por um grupo de estudantes com sua professora Marta à Floresta Nacional de Passo Fundo, uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável situada no município de Mato Castelhano, no Norte do RS. Durante a visita, André, Julinha e Miguel conhecem o Sucupira, guardião das florestas, e com ele fazem inúmeras descobertas sobre nossas áreas protegidas.

Verde Vida: história de um Parque Urbano

Série: Infantis
Área: Infantil
Autor(es)/Organizador(es): Elisabete Maria Zanin
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 32

A obra traz histórias referentes a um dos marcos da cidade de Erechim-RS: o Parque Longines Malinowski. Narrando a trajetória do Parque junto à história da cidade e da região, este livro nos mostra a importância e o valor de uma área verde em plena cidade, seja para o desenvolvimento da mesma, seja para a manutenção da qualidade de vida de seus habitantes.

Visita à Erechim Expo 2001 – X FRINAPE

Série: Infantis
Área: Infantil
Autor(es)/Organizador(es): Julio C. Brondani, Helena Confortin, Luiz Mário S. Spinelli
ISBN: 85-88565-34-X
Formato: 17 x 23 cm
Número de páginas: 20

A primeira FRINAPE (Feira Regional Industrial e Agro-Pecuária de Erechim) realizou-se em 1966, juntamente com a Festa Nacional do Mate. Foi considerada a melhor e mais bem organizada Feira em todo o interior do Estado. O grande objetivo, que era difundir o produto aqui gerado, foi alcançado. A realização desta Feira abriu novas possibilidades , e assim, empresas de diferentes ramos vieram para Erechim. Foi o início de um novo ciclo, pois, lançado o desafio à capacidade empresarial do homem erechinense, muitas outras feiras se sucederam. (Parte da coleção Histórias do Vovô e Vovó Bota Amarela - Ilustrações de Rita Santin Machado).



Literatura - Autores de Erechim

A vida de mamãe Sara

Série: Literatura - Autores de Erechim
Autor(es)/Organizador(es): Bella Frankel Silverston
ISBN: 85-88565-24-2
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 160

Relato das experiências da Sra. Sara, que enfoca, além de fatos referentes a sua vida, aspectos sobre a presença da comunidade judaica na região de Erechim-RS, entrelaçados com a história local, descortinando todo um processo de construção e de conservação da cultura daquele povo em terras brasileiras.

Até à vista, meu bem

Série: Literatura - Autores de Erechim
Autor(es)/Organizador(es): Paulo Dias Fernandes
ISBN: 85-88565-30-7
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 160

Clássica história de amor que nasce do encontro entre duas pessoas num cruzeiro pelas Ilhas Gregas. Ela, uma modelo de sucesso ainda no auge da carreira; ele, um psiquiatra de meia idade, profundo conhecedor dos mistérios e segredos da Grécia. Um livro sobre amores, conquistas e viagens, interessante para aqueles que querem saber um pouco mais sobre a tão famosa região das Ilhas Gregas.

Buscaminhos

Série: Literatura - Autores de Erechim
Autor(es)/Organizador(es): Claudino D. Pilotto
ISBN: 85-88565-22-6
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 120

Criando ... Volume XV Ensino Fundamental

Série: Literatura - Autores de Erechim
Autor(es)/Organizador(es): Viviane Forcellini Domingues (Org.)
ISBN: 978-85-7892-114-9
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 84

Esta obra reúne poemas escritos pelos alunos da Escola de Educação Básica da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim, durante o ano letivo de 2016.

Criando ... Volume XV Ensino Fundamental

Série: Literatura - Autores de Erechim
Autor(es)/Organizador(es): Viviane Forcellini Domingues (Org.)
ISBN: 978-85-7892-114-9
Formato: 14X21
Número de páginas: 0

Esta obra reúne poemas escritos pelos alunos da Escola de Educação Básica da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim, durante o ano letivo de 2016.

Criando ... Volume XVI Ensino Fundamental

Série: Literatura - Autores de Erechim
Autor(es)/Organizador(es): Viviane Forcellini Domingues (Org.)
ISBN: 978-85-7892-138-5
Formato: 14X21
Número de páginas: 113

Esta obra reúne poemas escritos pelos alunos da Escola de Educação Básica da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim, durante o ano letivo de 2017.

Criando ... Volume XVI Ensino Médio

Série: Literatura - Autores de Erechim
Autor(es)/Organizador(es): Viviane Forcellini Domingues (Org.)
ISBN: 978-85-7892-138-5
Formato: 14x21
Número de páginas: 0

Esta obra reúne poemas escritos pelos alunos da Escola de Educação Básica da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim, durante o ano letivo de 2017.

Criando Poesia

Série: Literatura - Autores de Erechim
Autor(es)/Organizador(es): Viviane F. Domingues, Cleonice D. Fogolari e Nelcy D. Demarco (Orgs.)
ISBN: 85-88565-28-5
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 144

Criando...

Série: Literatura - Autores de Erechim
Área: Literatura
Autor(es)/Organizador(es): Viviane Forcellini Domingues (Org.)
ISBN: 978-85-7892-100-2
Formato: 14X21
Número de páginas: 174

Esta obra reúne poemas escritos pelos alunos da Escola de Educação Básica da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim, durante o ano letivo de 2015.

Da mata que o fogo apagou...

Série: Literatura - Autores de Erechim
Autor(es)/Organizador(es): Rubens Leite Vianello
ISBN: 85-88565-01-3
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 184

Desvelando o imaginário do brasileiro, Vianello, com suas narrativas, tecidas com a experiência em várias áreas do conhecimento e, sobretudo, com a palavra bem trabalhada, permite aquela interação texto-leitor, que propicia uma leitura interdisciplinar e o ato re-criativo.

Das Raízes às Flores : um passeio do exterior para o interior, da mente para o coração

Série: Literatura - Autores de Erechim
Área: Literatura
Autor(es)/Organizador(es): Olga Secco (Rajni e Shukla)
ISBN: 978-85-7892-097-5
Formato: 14X21
Número de páginas: 184

“Das raízes às flores” é uma obra que fala da redescoberta do amor pela vida seguindo o caminho do autoconhecimento. Trata-se de um relato de vivências, aprazível e cativante, que traz citações de base filosófica e existencial, sutilmente ligadas com descrições de paisagens contempladas pela autora. Mescla prosa e poesia com passagens preciosas de vida e existência, relacionando a busca pessoal para o conhecimento integral do ser e as articulações com o meio.Aqui está contada parte da biografia da autora, descrevendo territórios históricos e naturais com leveza ímpar e detalhes preciosos, propiciando que o leitor participe da jornada de aprendizagem e entendimento daquilo que povoa o mais íntimo do seu ser. A construção do texto passa por fatos vividos na infância, pela busca de revelações na vida adulta e finaliza com a renovação do olhar para e sobre si. As flores dessas páginas contêm material genético para originar frutos e sementes de paz espiritual e profundo entendimento sobre o que realmente É.

Literatura e criação: contos de oficina literária

Série: Literatura - Autores de Erechim
Autor(es)/Organizador(es): Vera Beatriz Sass (Org.)
ISBN: 85-88565-20-X
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 104

Coletânea de contos de alunos do curso de Letras da URI – Erechim, que trazem pequenas pérolas acerca das visões e experiências que temos em nosso cotidiano, por vezes corrido, e que nos fecha os olhos para a riqueza das coisas mais simples.

Mulher Ladainha

Série: Literatura - Autores de Erechim
Autor(es)/Organizador(es): Gaby S. Garbin Mársico
ISBN: 978-85-7892-025-8
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 43

A obra Mulher Ladainha é da professora aposentada formada pela Escola Estadual Normal José Bonifácio de Erechim/RS, onde trabalhou como alfabetizadora. Escrever poemas ou “ fazer versos” aconteceu como autodesafio, um exercício de experimentação. E gostou, animando-se a continuar. Participou da 1ª edição do livro Autores de Erechim. Colaborou com poesias e artigos em revistas e jornais aqui da cidade e fora do Estado. Em homenagem às mulheres, compilou textos sobre o tema, nascendo assim, Mulher Ladainha. Gaby nasceu em Erechim, numa noite chuvosa de um dezembro, num ano e meio distante. É casada, tem 2 filhos e 2 netos. Mulher Ladainha é uma obra que tem como principal valor nos apresentar, não uma coletânea de ideias esparsas, mas um universo construído durante décadas, um poetar que foi também a razão de sua vida, um “unipoema” revelador de uma mulher que viveu e vive intensamente o mundo, mesmo que às vezes apenas intimamente.

Nua

Série: Literatura - Autores de Erechim
Autor(es)/Organizador(es): Blanca Chiribao de Curti 
ISBN: 978-85-7892-034-0
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 78

Blanca Chiribão de Curti é neta de europeus. Chegou ao mundo no fim da Segunda Guerra Mundial na cidade Uruguaia de Montevideo e veio morar no Brasil em 1974. Neta, Filha, Esposa, Mãe e Avó, além de Arquiteta, é apaixonada por música, pintura, dança, escultura... Sente-se assim: "O que me faz ser EU é a minha família, minhas raízes e meus frutos". 

O anjo rebelde

Série: Literatura - Autores de Erechim
Autor(es)/Organizador(es): Vitélio Brustolin
ISBN: 85-88565-16-1
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 192

Misterioso e emocionante, O Anjo rebelde leva o leitor a uma viagem profunda, tratando das grandes questões de forma simples e objetiva, numa trajetória sem época, que ultrapassa os limites do tempo e espaço, realizando-se entre civilizações remotas e povos distantes...

O padre e os lobos Guarás

Série: Literatura - Autores de Erechim
Autor(es)/Organizador(es): Rubens Leite Vianello
ISBN: 85-88565-35-8
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Número de páginas: 28

Esta obra revela, de forma divertida, a história dos lobos guarás e sua aproximação com os padres de um convento localizado em plena mata, próximo à região de Belo Horizonte-MG. Uma lição de aproximação pacífica entre o homem e a natureza.

Pequena Coletânea de Emoções

Série: Literatura - Autores de Erechim
Autor(es)/Organizador(es): Giorgio Corradi
ISBN: 978-85-7892-060-9
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 36

Giorgio Corradi nasceu na cidade de Cremona, Itália, em 19 de abril de 1928, onde frequentou o primeiro ano no período escolar de 1934-1935 quando, então, veio ao Brasil com seus pais, que se instalaram no distrito de Erval Grande, lá permanecendo até 1939, data em que se transferiram para Erechim. Giorgio foi logo matriculado no Colégio Medianeira, onde, em 1941, ingressou na primeira turma de ginásio, curso com duração de quatro anos, no qual, juntamente com as matérias básicas de Português, Matemática, História e Geografia, se estudava Latim, Francês e Inglês. Em 1945 foi para Porto Alegre e matriculou-se no Colégio Rosário, na primeira turma de Técnico em Contabilidade. Concluiu o curso em 1948, ficando seu registro no Conselho Regional de Contabilidade o número 7.061. Voltou a Erechim e trabalhou na empresa da família como contador por dez anos. Durante esse tempo estudou e preparou-se para atuar na área de administração, atividade esta que exerceu até a aposentadoria.

Reflexos II

Série: Literatura - Autores de Erechim
Autor(es)/Organizador(es): Cleusa Cappellesso
ISBN: 85-88565-26-9
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 74

Talian: la nostra Vera língua

Série: Literatura - Autores de Erechim
Autor(es)/Organizador(es): Honório Tonial (Org.)
ISBN: 85-88565-29-3
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 224

São encontrados, neste livro, artigos que enfocam diferentes olhares e mostram desde um resgate acerca do processo de constituição do Talian, enfocando a forma da sua relação com outros dialetos, passando pelo histórico da sua legalização, até relatos de acontecimentos que ocorreram envolvendo os autores, seja na sua cruzada rumo ao Brasil, seja na difícil, porém encantadora tarefa de desbravar novas terras e criar um novo mundo para se viver construído sob o signo da esperança. E é essa mesma esperança que aparece nos escritos em forma de poesia e anedotas. Frases e histórias para se rir e refletir.

Tchan... Tchan... Tchan... Tchan...

Série: Literatura - Autores de Erechim
Autor(es)/Organizador(es): Daubi Piccoli
ISBN: 85-88565-15-3
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 52

Conjunto de contos recheados de humor e suspense, que nos fazem refletir acerca de algumas interrogações presentes em nossa vida, como por exemplo, a coincidência e o sobrenatural.

Vôo do entardecer

Série: Literatura - Autores de Erechim
Autor(es)/Organizador(es): Nelly Todeschini Cantele
ISBN: 85-88565-27-7
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 96



Livros Técnicos

Boas Práticas de Fabricação

Série: Livros Técnicos
Área: Engenharia de Alimentos
Autor(es)/Organizador(es): Juliana Barbosa, Geciane Backes, Júlio Brancher, Irineu Queiroz, Ruth M . Brancher
ISBN: 978-85-7892-070-8
Formato: 15 x 21 cm
Número de páginas: 24

Boas Práticas de Fabricação trata, no primeiro capítulo, dos Conceitos e Definições; no segundo capítulo, trata das Doenças de Origem Alimentar; no Capítulo 3, aborda as Boas Práticas de Fabricação; no Capítulo 4, a Responsabilidade Técnica, no Capítulo 5, o Serviço de Inspeção; no Capítulo 6, apresenta as Normativas e Leis Relevantes.

Gestão e Docência Universitária na URI

Série: Livros Técnicos
Área: Gestão Educacional
Autor(es)/Organizador(es): Arnaldo Nogaro, Cleusa Salete Soares Boeira, Nestor Henrique de Cesaro (Orgs.)
ISBN: 978-85-7892-147-7
Número de páginas: 164

A URI subsidia seus gestores com este material de apoio, reúne em um único compêndio, textos reflexivos, normas do Regimento e Estatuto, Resoluções e Portarias e que permitirá, de modo prático e fácil, o acesso aos substratos legais necessários ao processo de gestão na URI.

Meteorologia fundamental

Série: Livros Técnicos
Área: Meteorologia
Autor(es)/Organizador(es): Lucimar Luciano de Oliveira, Rubens Leite Vianello e Nelson Jesus Ferreira
ISBN: 85-88565-37-4
Formato: 17 x 23 cm
Número de páginas: 432

Os cientistas – dentre eles, os meteorologistas – trabalham fortemente em previsão de tempo e clima. Mas, para prevê-los, é preciso conhecer bem os fenômenos atmosféricos, as leis que os regem, suas interações, causas e conseqüências. Este livro pretende contribuir para a difusão dos conhecimentos já acumulados e para despertar futuras vocações científicas, diante de tão grande desafio.

Processos Tecnológicos, Biotecnológicos e Engenharia de Processos em Alimentos

Série: Livros Técnicos
Área: Engenharia de Alimentos
Autor(es)/Organizador(es): Juliana Steffens, Geciane T. Backes, Alice Teresa Valduga
ISBN: 978-85-7892-065-4
Formato: 23 x 16
Número de páginas: 340

No ano de 1994 iniciaram as atividades do Curso de Engenharia de Alimentos na URI Erechim, sendo este um dos pioneiros na região do Alto Uruguai, na área tecnológica. Em 1998 o Curso foi reconhecido pelo MEC e, a partir da sua consolidação passou-se a trabalhar na criação de um Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Engenharia de Alimentos, que teve seu início em 2002, com o curso de mestrado. Com o amadurecimento do Programa, o curso de doutorado passou a ser oferecido a partir de 2009. Desde sua criação, o Programa promove pesquisas científicas de impacto, que dentre outras características visam a atender as demandas da região. No intuito de comemorar a consolidação do Curso e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos da URI, na região e no cenário nacional,apresentamos este livro que resgata um breve histórico do Curso de Engenharia de Alimentos. O mesmo divulga pesquisas nas linhas de Processos Tecnológicos e Biotecnológicos e Engenharia de Processos na Indústria de Alimentos da URI e dos pesquisadores de diferentes IES que têm atuado como parceiros da Engenharia de Alimentos. A área de pesquisa Processos Tecnológicos e Biotecnológicos contempla capítulos abordando produção, purificação, imobilização e aplicação de enzimas; biotransformações; formação e remoção de biofilmes microbianos; desenvolvimento e caracterização de novos produtos e embalagens bioativas e tratamento e aproveita - mento de resíduos. Na área de Engenharia de Processos são apresentados capítulos abordando processos de separação com membranas; eletrofoculação de efluentes; recuperação e imobilização de enzimas e biocorantes; secagem; downstream de bioprocessos; aplicação de narizes eletrônicos e nanotecnologia. Este livro aborda uma ampla revisão de diferentes temas relacionados à área de alimentos, podendo ser útil em cursos de graduação e pós-graduação, servindo de referencial nos temas abordados, para diferentes trabalhos acadêmicos. As aplicações abordadas em alguns capítulos também poderão contribuir com o setor de P&D agroindustrial.

Toxoplasmose: dúvidas e controvérsias

Série: Livros Técnicos
Área: Medicina
Autor(es)/Organizador(es): Cláudio Alberto Magalhães Silveira
ISBN: 85-88565-45-5
Formato: 17 x 23 cm
Número de páginas: 152

Cláudio Silveira lidera, há mais de 20 anos, grande parte das pesquisas sobre Toxoplasmose Ocular no mundo. Esse livro apresenta alguns estudos que revolucionaram o conhecimento da toxoplasmose e, de maneira criativa, demonstra a existência de muitos aspectos até então desconhecidos relacionados à doença. Recentemente seu trabalho sobre Prevenção de Recidivas foi considerado como o mais importante nos últimos 50 anos pela Cochrane Library. São analisados no livro: risco de adultos com cicatriz sorológica desenvolverem lesões oculares; risco de mães com cicatriz sorológica terem filhos com Toxoplasmose Congênita; freqüência de recidivas em Toxoplasmose Congênita X Toxoplasmose Adquirida.



Pensamento Acadêmico

(Des) Ensaios Temáticos

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Psicologia
Autor(es)/Organizador(es): Adriana Loss Zorzan
Formato: 14 x 21
Número de páginas: 129

PENSAR E ESCREVER: RELEMBRANDO DINOSSAUROS, ET ́S, LEITURAS PASSADAS Marlene Neves Strey Pensando em como apresentar este livro e seus capítulos, evoquei dois outros textos. O primeiro, foi o livro “Sobre ET ́S e Dinossauros: Construindo Ensaios Temáticos”, publicado em 2008 pela Editora da Universidade de Passo Fundo/RS. Naquele livro foram publicados textos construídos na disciplina de Produção Textual do Curso de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. Na introdução, falei sobre o ensaísta-biólogo Stephen Jay Gould, falecido há algum tempo, que escreveu o livro Dinossauro no Palheiro. Lembro que nas aulas eu falava sempre da qualidade e originalidade de seus ensaios e do quanto ele conseguia mesclar temas – aparentemente incompatíveis – para mostrar a conexão e a complexidade da vida. Continuo falando muito nele nas aulas sobre ensaios. Posso dizer que escrever textos críticos e originais estão se parecendo cada vez mais a dinossauros. Mas,sobre isto, escreverei mais logo adiante. Antes de trazer o segundo texto evocado, também quero mencionar os ET ́s que aparecem no título do livro acima mencionado. O que eram os et ́s? Pois eram os ensaios temáticos que deveriam ser escritos por alunos e alunas do doutorado para poderem solicitar o exame de qualificação de seus projetos de tese. A analogia aos seres extraterrestres era direta e clara: como é difícil escrever um ensaio para quem foi treinado durante muitos anos pela Academia para escrever artigos científicos! Escrever um ensaio é mais ou menos negar todo o treinamento recebido: é preciso esquecer a escrita impessoal e neutra e passar a “sujar as mãos” escrevendo na primeira pessoa, num completo envolvimento com o tema discutido no texto. É preciso ser muito pessoal! É preciso um exercício intelectual de pensar com a própria cabeça! Por isso, escrever um ensaio acabou se transformando em um ET, de quem, no início, causava medo a quem se aproximava. Mas, sobre isso, também escreverei mais adiante. Agora já posso escrever sobre a minha segunda evocação. Em 2011, para ser exata, em 21 de fevereiro de 2011, li um artigo de opinião no Jornal El País, publicado na Espanha, que nunca esqueci e que tem tudo a ver com o que quero tratar neste capítulo introdutório. O artigo foi escrito por Andreu Jaume, Editor de Lumen. Hoje, trago aqui as ideias do autor, pois sinto que são extremamente parecidas com as minhas sobre questões de escritura e temas correlatos. Pois bem, ele começa escrevendo que, quando os povos antigos passaram de uma cultura oral a uma cultura escrita, a memória, um dos atributos essenciais do ser humano, passou a ser uma prática ancestral. A partir daquele momento, a humanidade teve que enfrentar-se com novos desafios, tais como a criação da escritura, depois a invenção da imprensa e assim por diante. E, desde não muito tempo atrás, com a revolução digital que estamos vivendo. Já na época de Platão e Sócrates havia o debate sobre o que a escritura significava para a capacidade humana de memorizar e guardar dados sobre o mundo e sobre si mesma, enquanto indivíduos. Andre Jaume considera que, plasmando no pergaminho ou outro material, tirando de dentro de si e deixando fora, a humanidade acabaria, pouco a pouco, confiando mais no que estava fora do que no que estava dentro, abdicando de suas capacidades de memorização, de sua própria sabedoria, por uma ilusão de conhecimento. Podemos constatar que, cada vez mais, desde então, as culturas orais são vistas com certo menosprezo. Quase como se fossem dinossauros, digo eu, mas dinossauros sem o charme dos filmes de Hollywood ou dos livros de paleontologia. A fascinação pela memória artificial perdurou e ficou paulatinamente mais complexa na medida em que as invenções humanas foram aparecendo e tomando conta do conhecimento produzido. Jaume aponta que foi mais ou menos depois do final da Segunda Guerra Mundial que o desprestígio da memória em todos os âmbitos atingiu seu ápice. Uma nova pedagogia foi se impondo nas escolas e nada deveria ser memorizado, decorado, como em outras épocas,mas compreendido e experimentado. Se a minha própria memória não falha, isso aconteceu um pouco depois aqui no Brasil. Eu mesma, alfabetizada e escolarizada depois que a Segunda Guerra havia terminado, tinha que decorar muita coisa: tabuada, poesias, datas,declinações latinas. Em todo o caso, talvez não tão logo, mas pouco a pouco, aqui também a memória individual foi posta de lado. No meio de todas essas mudanças pedagógicas, a Internet irrompeu como mais um invento prodigioso que abria novas perspectivas sobre a aquisição do conhecimento. Jaume afirma que o mundo humano é agora uma sociedade digital que se alastra vertiginosamente, causando uma mutação profunda (que dificilmente será contestado por alguém) e, de certo modo, traumática em muitos aspectos, o que eventualmente pode ser contestado por muita gente. Em todo o caso, como se isso não bastasse, as últimas décadas têm mostrado uma forte instabilidade política e econômica (acho que todo mundo concorda com Jaume). A educação reflete isso mostrando resultados baixos em todos os níveis e em todos os lugares. E a imprensa escrita, falada e televisada periodicamente apresenta uma visão deprimente dos números relativos à educação. E Jaume diz que não se trata apenas de países pobres ou pouco desenvolvidos. Isso passa nos Estados Unidos e nas tradicionais universidades e escolas europeias, que sempre foram modelos para o resto do mundo. Acho que também podemos concordar com Jaume que vivemos um panorama de crise e que a Internet, que balança as bases tradicionais da educação, veio para ficar. Várias questões surgem: qual seu papel nessa encruzilhada? Será apenas um reflexo do mundo caótico e decadente? Ou aquilo que nos permitirá realizar a utopia da alfabetização universal, da difusão da ciência a todos os cantos da terra, do aumento da riqueza intelectual e aceitação da diversidade de pensamento e conhecimento? A Internet enriquece ou empobrece? Renata Kapitanki e eu já discutimos essas questões em outro livro, mas esse é um assunto vital que necessita continuar a ser pensado e refletido. Naquilo que interessa aqui, neste livro, neste texto de apresentação, a internet ajuda, por exemplo, a fomentar a escritura? Jaume lembra e eu também, que os testemunhos de autores e autoras que se formaram quando a internet não existia ou ainda não fazia parte obrigatória de suas vidas, revelam que escreviam porque haviam lido. A pulsão criativa vinha da base fornecida pelas leituras feitas. Jaume afirma e eu quase não vacilo em concordar com ele, que estamos, definitivamente, diante de uma mudança de paradigma. Quem trabalha com estudantes de qualquer nível, já ouviu mais de uma vez, que eles e elas querem escrever, mas não estão interessados(as) em ler. Para exemplificar, trago uma vivência de sala de aula, numa disciplina universitária. Ao pedir (exigir, talvez?) a leitura e depois uma resenha crítica de um texto (longo? Chato?), fui interpelada por uma aluna que me afirmou, de dedo em riste, que aprendia muito melhor sem ler (isto eu jamais esquecerei!). Será por isso que começam a aparecer textos escolares e universitários, cada vez mais pobres? Talvez porque os principais exercícios realizados na “vida real” devem ser sintéticos, como por exemplo, as mensagens de e-mails, as comunicações no Twiter ou as postagens no Facebook? Nesse sentido, em lugar de apropriação, o que acontece é um processo de dissolução e substituição. O que antes era criação, agora pode se transformar em copiar e colar, eliminando o que dava profundidade, beleza e harmonia ao texto, para poder caber no espaço mínimo oferecido. A reflexão, que exige tempo, tem que dar lugar à urgência da informação, que passará muito depressa para ser retida e pensada. Alguém, que por ventura esteja lendo este texto, pode perguntar: O que isto tem a ver com estudantes de doutorado, que sim, têm que ler muito e muito? É verdade! Ou pelo menos deveriam. O que quero discutir aqui é o outro lado da moeda. A par da pobreza da comunicação escrita fora da universidade e dos programas de doutoramento, dentro, as exigências são textos formais muito bem escritos, mas, geralmente, completamente impessoais. Um artigo científico deve apresentar discussões muito pouco tendenciosas, neutras, sobre resultados de pesquisas controladas para evitar vieses, ou debates e aprofundamentos teóricos que podem ser sobre vivências, mas que pairam acima delas. Tudo muito impessoal (embora a autoria, de alguma forma, sempre apareça). Com isto não quero dizer que não se devem escrever artigos científicos com rigor acadêmico. Muito pelo contrário. Cada vez mais são necessários artigos científicos de todas as áreas sobre todos os temas. Outra coisa seria discutir aqui o que pode ser considerado científico. Não é o caso agora. O que quero salientar é que o treinamento acadêmico, com suas exigências de distanciamento e neutralidade afastam e, muitas vezes, impedem, o exercício intelectual sobre o próprio pensamento, sobre as próprias opiniões, sobre as próprias dúvidas. Quando alguém se expressa enquanto indivíduo pensante, seu posicionamento pode ser considerado como político, militante, opiniático. Aquele ou aquela que diz “eu penso” e não “as evidências dizem quê...” certamente irá enfrentar muita oposição dentro e fora da academia. Daí a dificuldade de escrever um ensaio a partir de argumentos e não de provas oriundas de experimentos controlados ou de teorias consagradas (pelo menos por muitos grupos). E agora um pouco de paz! Não é para deixar de escrever artigos científicos. Sim, doutores e doutoras em formação devem escrever, cada vez mais, artigos científicos sobre suas áreas de conhecimento e práticas de pesquisa. Mas, também, devem reservar parte de seu tempo para exercitar sua capacidade crítica por meio da escritura de ensaios, em que o que importa é descobrir-se a si mesmos e a si mesmas e descobrir, enquanto escrevem, quais são as questões que, no fundo, prensadas entre teorias e resultados de estudos e pesquisas, são questões sem respostas, que precisam emergir para serem oxigenadas pelo pensamento crítico. Neste livro aparecem, a seguir, os ensaios escritos por doutorandos e doutorandas em busca da capacidade de escrever criticamente a partir de sua própria cabeça. Isso não significa, naturalmente, que as ideias da própria cabeça surgiram por geração espontânea. São frutos de muita leitura, de muito estudo. Mas também de muito pensar sobre “o que será mesmo que eu penso sobre isso que estou escrevendo”?

A América e o fim da história: um estudo a partir da teoria da história de Hegel

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Humanas – Filosofia
Autor(es)/Organizador(es): Paulo J. S. Bittencourt
ISBN: 85-88565-64-1
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 184

Em Hegel a dialética implica o vir-a-ser. O espírito é possibilidade. Sua crítica não é estática. É do momento histórico que lhe tocou viver. Dessa maneira, a América é vista por ele como um mundo ainda a ser construído, como possibilidade do ser. Assim, ao distinguir entre os conceitos de Wirklichkeit, correspondendo à Europa, e o Dasein, correspondendo a América, ainda que a América se constitua num não Ser frente ao Ser absoluto da Europa, ainda assim, a totalidade hegeliana é uma totalidade aberta porque tem o devir como fundamento. Por isso, neste trabalho são demonstradas as insuficiências da crítica que ignora, no sistema hegeliano, a América como devir.

A crítica ao Estado e à economia política do jovem Marx: uma leitura das obras de 1839 a 1844

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Humanas – Filosofia
Autor(es)/Organizador(es): Eloi Pedro Fabian
ISBN: 85-88565-59-5
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 204

O problema de Marx, quando da discussão com os jovens hegelianos, é encontrar um método filosófico que lhe possibilite efetuar uma crítica transformadora da sociedade. No decorrer da evolução intelectual de suas obras de juventude (1839-1844), percebemos um constante jogo de impasses, tanto com relação à filosofia dialética de Hegel, quanto à teoria materialista de Feuerbach. Além dessas fontes, Marx também conta com outras influências determinantes provenientes da economia política inglesa, do socialismo e do comunismo francês e dos calorosos debates com os jovens hegelianos. É no processo do desenvolvimento polêmico e influente dessas diferentes vertentes teóricas que sua especificidade filosófica ficará evidente e será o pressuposto implícito da crítica ao Estado e à economia política. Esse trajeto teórico do filósofo de Trier é investigado com propriedade nesta obra.

A política e a prática de saúde: suas consonâncias e dissonâncias

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Saúde – Enfermagem
Autor(es)/Organizador(es): Marcos Aurélio Moretto
ISBN: 85-88565-43-9
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 128

Os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde – SUS constituem um desafio aos Gestores, profissionais de Saúde e Sociedade, pois sua implementação prática é ainda uma utopia a ser construída no cotidiano dos serviços de saúde. A compreensão e o estudo destes princípios é mecanismo básico para a superação da dicotomia ainda existente entre a teoria e a prática assistencial no SUS. Este estudo buscou extrair da micropolítica cotidiana do trabalho dos Enfermeiros, que atuam nos Serviços de Saúde Pública, as consonâncias e dissonâncias entre os princípios do SUS e sua implementação prática.

A prática educativa escolar problematizadora e contextualizada

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Humanas – Educação
Autor(es)/Organizador(es): Idanir Ecco
ISBN: 85-88565-63-3
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 126

A obra tem como preocupação analisar elementos pertinentes ao ensino formal escolar, no sentido de inquirir sobre limitações e contradições identificadas nesse espaço da educação institucionalizada, focando, sobremaneira, o não envolvimento, a falta de interesse e de entusiasmo, a desmotivação de professores e alunos, em situações de ensino-aprendizagem. O livro demonstra que a problemática de pesquisa constitui-se, historicamente, apresentando vínculo entre pesquisador e realidade pesquisada. Examina a relação entre o paradigma oficial de educação e o modelo de sociedade vigente. Propõe, em linhas gerais, método de construção do conhecimento, caracterizado pelo diálogo, pela problematização, fundamentada em princípios freireanos, e pela contextualização. Orienta-se pela concepção educacional dialógica problematizadora, zelando pela coerência entre teoria e prática. Compreende a sala de aula além de espaço real, onde se configuram práticas pedagógicas da educação formal e de conflitos, como um interstício de possibilidades para dinamizar ações colaborativas, rompendo com a lógica determinista, discursiva, seletiva e de exclusão, confirmando a escola como possibilidade na concretização da educação problematizadora, mediante o redimensionamento dos seus espaços e ações. A experimentação da proposição foi vivenciada na disciplina de História. No entanto, considerando a expressividade dos resultados, é confirmada a possibilidade real e viável da efetivação desta proposta pedagógica, nas demais disciplinas e/ou áreas do saber, considerando as peculiaridades existentes. Esta obra, além da sistematização de uma pesquisa, representa um pouco do sonho possível. Mudar é preciso e possível.

A semântica na sala de aula

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Letras
Autor(es)/Organizador(es): Ana Maria Dal Zott Mokva
ISBN: 85-88565-40-4
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 164

A Semântica na sala de aula possibilita ao leitor uma reflexão sobre a prática pedagógica do ensino de Semântica nas aulas de Língua Portuguesa, ao focalizar a teorização da prática da Semântica à luz dos avanços da investigação lingüística. Considerando que há muito a fazer quando se quer trabalhar com as questões de significação em um ensino produtivo, o livro tem como meta mapear a presença de Semântica na sala de aula, tendo em vista que a linguagem pode significar, e que, ao explorar os processos de criação do sentido, abrimos perspectivas para um ensino cada vez mais criativo e motivador.

Agricultura familiar: lutas e perspectivas no Alto Uruguai

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Humanas – Geografia
Autor(es)/Organizador(es): Nédio Piran
ISBN: 85-88565-11-0
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 192

Em tempos em que a Globalização Capitalista Neoliberal hegemoniza o modo de pensar o mundo e as estratégias de superação de suas profundas desigualdades, soa, no mínimo como descontextualizado dedicar qualquer espaço à agricultura familiar de uma microrregião, de um Estado, num país subdesenvolvido. Por mais paradoxal que possa parecer, contudo, nunca, como no presente momento, foi atribuída tamanha importância às questões locais/regionais e ao Desenvolvimento Regional. Este livro, presta humilde e merecida homenagem aos que contribuíram, decisivamente, para a construção do desenvolvimento e da história desta porção do território gaúcho e brasileiro. Mais que isto, conclama a todos que, sinceramente, propõem-se a pensar um projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável, a deitar os olhos sobre a importância estratégica da Agricultura Familiar, suas lutas e suas experiências para enfrentar desafio de tamanha envergadura.

Alianças Estratégicas: um estudo voltado à inserção em mercados internacionais

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Administração
Autor(es)/Organizador(es): Adriana Troczinski Storti
ISBN: 85-88565-51-X
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 120

Competir e sobreviver, no atual contexto político e econômico, exige estratégias inteligentes, dinâmicas e abrangentes. Os mercados consumidores, em função da redução do protecionismo existente entre países, ultrapassam as fronteiras, apresentando características distintas. Como inserir pequenas e médias empresas nestes mercados internacionais é o tema principal desta obra, que apresenta uma metodologia de análise interna de várias empresas para, em seguida, apresentar sugestões de possíveis agrupamentos entre elas visando atuação conjunta em novos mercados. A partir destes agrupamentos, a obra dispõe de uma vasta abordagem sobre alianças estratégicas, e sugestões de modelos aos agrupamentos indicados. Recomendado para acadêmicos da área de Administração, Comércio Exterior, Agribusiness, para empresas e setores que vivem a mesma dinâmica e problemática de inserção em novos mercados.

Arte do movimento na transformação pessoal

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Artes – Dança
Autor(es)/Organizador(es): Kátia Franklin Baggio
ISBN: 85-88565-38-2
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 144

Este trabalho originou-se de questionamentos, reflexões e da própria trajetória de vida da investigadora. Busca investigar a experiência de dança, vivida durante o processo educacional regular, por pessoas que hoje se encontram na fase de adulto jovem. Questiona a respeito das diferentes visões da cultura em relação ao corpo e à forma de ser do indivíduo, a respeito da forma como este indivíduo se relaciona consigo mesmo, com os outros, com a família e com a sociedade, e a respeito das implicações dos sentimentos das pessoas. Na educação do ser humano, a disciplina da dança prioriza o conhecimento de seu corpo, levando-o a uma estabilidade emocional e a um controle gradual das reações primitivas, tornando, com isso, mais eficiente o convívio social, embasando o indivíduo para o contato com a cultura que, provavelmente, tornará o homem mais feliz.

Capacidade contributiva: um princípio Constitucional

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Direito
Autor(es)/Organizador(es): Luiz Mario Silveira Spinelli
ISBN: 85-88565-06-4
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 112

A preocupação com a Capacidade Contributiva existe desde longa data e, com o passar do tempo, foi evoluindo e se arraigando na consciência dos povos civilizados, por se constituir em princípio fundamental e norteador de um Sistema Tributário justo. Nesta obra, o tema é abordado com clareza, enfatizando, de forma especial, sua previsão constitucional. Para tanto, traz enfoques relacionados à história e à evolução da Capacidade Contributiva, e sua presença e condição na atual Constituição Federal, destacando questões importantes como a progressividade e a seletividade, abrangência e eficácia do Princípio.

Com Lumiére em sala de aula: uma contribuição para o debate sobre os usos do filme como suporte peda

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Humanas – História
Autor(es)/Organizador(es): Gerson Egas Severo
ISBN: 85-88565-65-X
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 144

O presente estudo nasce de uma construção feita quando de observações realizadas pelo próprio autor sobre os tratamentos o objeto em questão na realidade escolar; a utilização precária e, em geral, medíocre de filmes em sala de aula por parte de professores, utilização esta que define justamente o quadro de subaproveitamento do Cinema como suporte pedagógico no ensino de História. É a este quadro que o autor procura superar, e supera de modo magistral, pelo rigor com o qual conduz a investigação.

Corpo – Tecnologias – Matemática: uma interação possível no Ensino Fundamental

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Matemática
Autor(es)/Organizador(es): Nilce Fátima Scheffer
ISBN: 85-88565-34-X
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 224

Este livro tem como tema central de investigação a interpretação da representação gráfica cartesiana de movimentos corporais. Neste cenário buscaram-se respostas para a pergunta: Como caracterizar a relação entre movimentos corporais e as representações gráficas cartesianas produzidas a partir de interfaces como o CBR e o LBM? O estudo desencadeou um aprofundamento teórico de temas como: corpo sendo movimento, fundamentados principalmente, em Merleau-Ponty; narrativas e narrativas matemáticas; e mídias computacionais. Considerando a Educação Matemática como “área de pesquisa educacional que possibilita compreensão, interpretação e descrição de fenômenos referentes ao ensino e à aprendizagem”, esta obra apresenta episódios destacados em experimentos de ensino, realizados com estudantes do Ensino Fundamental. Uma característica peculiar desse trabalho é a valorização da expressão corporal, gestual, verbal, e das narrativas dos estudantes. Ao longo do livro, questões vão sendo postas ao leitor: as relações entre representação do movimento e trajetória realizada com os sensores; ao corpo sendo movimento e suas múltiplas representações; à coordenação de representações gráficas em diferentes mídias computacionais; ao gesto nas narrativas dos estudantes; às idéias relacionadas aos gráficos cartesianos de movimentos corporais, além de uma discussão a respeito do estudo de situações de variação e o Ensino Fundamental. Assim, o tema movimento assume uma abordagem a partir de movimentos corporais com sensores, da análise de situações de variação e representações múltiplas, o que é possível com a interação que é caracterizado como corpo-mídias-matemática.

Crise paradigmática e complexidade na orientação educacional

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Humanas – Educação
Autor(es)/Organizador(es): Mara Rubia Bispo Orth e André Baggio
ISBN: 85-88565-12-9
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 160

Em “crise paradigmática e complexidade na orientação educacional”, os autores procuram trazer respostas à problemática da orientação educacional no que se refere à estabilidade institucional e educacional nos períodos de 1940 a 1971 e à instabilidade desenvolvida a partir de 1979 (aproximadamente) e, ao significado e representação de sua prática junto a pais, alunos e professores, compreendida como crise de paradigmas gerada pelo paradigma herdado e seus modelos pedagógicos, o que contribuiu para práticas pedagógicas determinadas, mas com significados diferenciados. Por esse motivo, “o novo panorama conceitual diante da orientação educacional” traz possibilidades para dinamizar o conhecimento e a prática da orientação educacional.

Desvelando Belas Mentiras: alienação e ideologia nos livros didáticos

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Ciências Humanas
Autor(es)/Organizador(es): Franciele Fátima Marques/Idanir Ecco
ISBN: 978-85-7892-122-4
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 131

A proposição dos autores aponta para a necessidade de que os principais protagonistas do processo formativo sejam os educandos e os educadores, que os conteúdos e os conhecimentos a serem desenvolvidos emerjam da cultura desses sujeitos e que o professor volte a ser o artífice de sua aula, não um mero reprodutor de práticas programadas pelos livros didáticos. Nesta perspectiva, o livro didático, apesar de sua importância, é apenas um recurso auxiliar na formação dos educando e na ação pedagógica do professor. (Prof. Dr. Eldon Henrique Mühl)

Diálogo como cuidado: processo educativo de enfermagem

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Saúde – Enfermagem
Autor(es)/Organizador(es): Joseani Pichinin Paini
ISBN: 85-88565-18-8
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 128

O diálogo refere-se ao fato de que nos tornamos, e somos, seres humanos, porque estamos em relação com outros seres humanos e temos a capacidade e o desejo de estabelecer relacionamentos significativos com os outros, ao mesmo tempo respeitando a singularidade do outro e a nossa. Neste livro, voltado para o diálogo em enfermagem, estão representadas as atividades que a autora, juntamente com os acadêmicos de enfermagem, vivenciou, ao pôr em prática um cuidado diferenciado em que o encontro, a presença, o relacionamento, o chamado e a resposta permeiam o cotidiano do cuidar. Um verdadeiro exemplo de exercício profissional concentrado na instauração de uma mudança nas formas do cuidar.

Direito e Bioética: o desafio da interdisciplinaridade

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Direito
Autor(es)/Organizador(es): Giana Lisa Zanardo Sartori
ISBN: 85-88565-07-2
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 136

Ao voltar o seu olhar para uma das áreas mais polêmicas do Direito nesse início do século, a saber; o direito que se vincula à prática de pesquisas e de manipulações genéticas, Sartori, tal como Alice, tenta desvendar o que há por trás do espelho. Nessa caminhada, une o Direito à Ética, sem perder de vista um conjunto de valores e costumes característicos da cultura ocidental, trilhando um dos caminhos mais defendidos pela contemporaneidade: a interdisciplinaridade. E o resultado, como não poderia deixar de ser, é uma leitura bem fundamentada que aponta veredas em direção à união entre o Direito e a Bioética. Uma obra instigante, que, definitivamente, traz a marca do nosso tempo.

Educação Física, Exercício Físico e Treinamento Esportivo

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Educação Física
Autor(es)/Organizador(es): Adriane Carla Vanni; Alessandra Dalla Rosa da Veiga (Orgs.)
ISBN: 978-85-7892-086-9
Formato: 14X21
Número de páginas: 180

Os vários temas apresentados pelos autores abordam a saúde e o movimento humano em diferentes aspectos e diferentes populações como, por exemplo: crianças, adultos, atletas e gestantes. Também, discorrem sobre diferentes modalidades de exercício físico: futsal, basquetebol, treinamento em “step”, Ballet Clássico, Pilates, entre outros. Vão desde a avaliação dos efeitos do treinamento em hidroginástica até a avaliação dermatoglífica de estudantes de Educação Física e nos mostram a importância da análise da iniciação esportiva precoce e da motivação à prática de atividades físicas. Escrever sobre a fisiologia do exercício, a pedagogia do movimento, o treinamento físico e o incentivo adequado à prática de diversos tipos de exercício físico foram os objetivos, em c o mu m, dos autores . Buscou-se evidenciar o exercício físico como um dos fatores que podem, sem sombra de dúvidas, otimizar aspectos da qualidade de vida do ser humano. Assim, em Educação Física, Exercício Físico e Treinamento Esportivo, que é fruto da pesquisa e dedicação dos autores, pretende-se divulgar e disseminar as informações adquiridas para ampliar conhecimentos na área das Ciências da Saúde.

Fisioterapia: no caminho da arte

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Fisioterapia
Autor(es)/Organizador(es): Janesca Mansur Guedes
ISBN: 978-85-7892-095-1
Formato: 14x21
Número de páginas: 270

Fisioterapia: no caminho da arte é resultado da produção dos alunos e professores do Curso de Pós-Graduação em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia, promovido pela parceria de duas instituições, a URI de Erechim e o IOT de Passo Fundo, no período entre 2012 e 2014.

Fisioterapia: no caminho da arte - Volume II

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Ciências da Saúde - Fisioterapia
Autor(es)/Organizador(es): Janesca Mansur Guedes
ISBN: 978-85-7892-139-2
Formato: 14x21
Número de páginas: 126

FISIOTERAPIA: NO CAMINHO DA ARTE - Volume II é resultado da produção dos alunos e professores do Curso de Pós-Graduação em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia, promovido pela parceria de duas instituições, a URI de Erechim e o IOT de Passo Fundo, no período entre 2014 e 2016.

Fisioterapia: no caminho da arte - volume III

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Fisioterapia
Autor(es)/Organizador(es): Janesca Mansur Guedes
ISBN: 9788578921484
Formato: 14x21
Número de páginas: 248

Fisioterapia: no caminho da arte - Volume III é resultado da produção dos alunos e professores do Curso de Pós-Graduação em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia, promovido pela parceria de duas instituições, a URI de Erechim e o IOT de Passo Fundo, no período entre 2016 e 2018.

Impactos sócio-econômicos do uso do Carvão Mineral

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Ciências Sociais e Aplicadas
Autor(es)/Organizador(es): Karen Beltrame Becker Fritz
ISBN: 85-88565-13-7
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 160

A progressiva instalação do complexo carboquímico traz à tona aspectos conflitantes: a valorização de um recurso regional, o carvão, e, por outro lado, a contestação acerca de tal atitude, principalmente por grupos ambientalistas não somente locais, mas também de todo o Rio Grande do Sul e, dada a situação da fronteira do empreendimento, até o exterior. É instaurado nesse cenário que Fritz aborda, nesta obra, os impactos sociais e econômicos decorrentes da exploração e uso do carvão mineral na Região de Candiota, espaço onde a dicotomia entre crescimento econômico e preservação ambiental é um dos dilemas preponderantes com que se defrontam os planejadores e aqueles que buscam o desenvolvimento da região.

Insucesso Acadêmico na Universidade: abordagens psicopedagógicas

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Humanas – Educação
Autor(es)/Organizador(es): Maria Lourdes Bortolanza
ISBN: 85-88565-39-0
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 136

Este livro apresenta um estudo psicopedagógico sobre o insucesso acadêmico na universidade. Utiliza, como referencial teórico, a pedagogia crítica, democrática e emancipatória dos indivíduos e, como objetivo, a compreensão dos fatores que interferem na aprendizagem, provocando o fracasso escolar. Trata de uma identificação dos elementos constituintes do senso comum, captando conceitos, crenças, mentalidades, valores, experiências, comportamentos e expectativas de alunos e professores, descrevendo, de forma objetiva, o conteúdo manifesto na comunicação. Detecta mecanismos que fabricam o insucesso acadêmico e paradigmas que subentendem a questão. Desta forma, examina fatores sócio-econômicos, cognitivos, afetivos, motivacionais, pedagógicos e organizacionais que incidem sobre o fato, alcançando um melhor nível de compreensão dos processos e interações, através dos quais são produzidos os desempenhos, associados ao fracasso ou ao êxito acadêmico. O estudo indica alguns fenômenos produtores do insucesso, como também decisões inadequadas e até contrárias à solução do problema. A investigação aponta para a busca de novos parâmetros na função acadêmica e psicopedagógica na universidade.

Inteligências múltiplas e alfabetização

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Letras
Autor(es)/Organizador(es): Marley Terezinha Pertile
ISBN: 85-88565-02-1
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 104

Sabe-se que o conceito de inteligência abrange aspectos complexos que vão além da tradição de compreensão da inteligência como um processo de competência meramente lingüístico ou lógico-matemático. Isso trouxe e traz conseqüências desastrosas ao processo de alfabetização, através de toda uma história. É, pois, diante de tal fato, que esta obra concentrou a sua atenção no processo de alfabetização, traçando uma trajetória das diferentes concepções de conhecimento e inteligência, identificando imagens metafóricas hegemônicas na representação de tais concepções, bem como a ligação entre tais imagens e as correspondentes ações docentes na alfabetização, apoiando-se, para tanto, na Teoria das Inteligências Múltiplas (IM).

Línguas e Literaturas: do Ensino à Aprendizagem

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Linguística, Letras e Artes
Autor(es)/Organizador(es): Helena Confortin, Ana Maria Dal Zott Mokva (Orgs.)
ISBN: 978-85-7892-085-2
Formato: 14x21
Número de páginas: 274

Da tarefa de ensinar à eficácia do aprender, eis o foco principal deste livro. Tarefa, porque o ato de ensinar pode partir do simples repasse de informações e conteúdos até a satisfação de um dever cumprido, acompanhado pela realização pessoal e profissional. Eficácia, porque a ação de aprender envolve, desde a prática de escutar e ler em sala de aula, até o desenvolvimento pleno de múltiplas habilidades e competências nos mais diversos contextos socioculturais. A tarefa, pois, de “ensinar a aprender” alicerça a eficácia do “ensinar e aprender”, uma vez que o professor de Línguas e Literaturas, pelas exigências da própria área, deve colocar-se, permanentemente, na posição de aprendiz e de leitor em construção. Quando nos referimos ao “ensinar a aprender”, dirigimos nossa atenção a um processo de ensino e aprendizagem que adquire sua completude na dialogicidade entre professores e alunos, nos desafios propostos e aceitos, nas situações-problema desmembradas e refletidas, nos conteúdos transpostos para uma real funcionalidade, enfim, na transformação do espaço sala de aula em um laboratório de experiências e vivências necessárias e úteis para a vida. É o professor permitindo aos seus alunos, sujeitos do aprender, novas descobertas e novas (re)criações, como afirma o filósofo André Gide: “Um bom mestre tem sempre esta preocupação: ensinar o aluno a desenvencilhar-se sozinho.”

Literatura nos Cursos de Letras: um ensino centrado no leitor

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Letras – Literatura
Autor(es)/Organizador(es): Lionira Maria Giacomuzzi Komosinski
ISBN: 85-88565-09-9
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 192

O estudo da Literatura tem-se pautado, ao longo dos anos, por diferentes horizontes metodológicos ou paradigmas. Desde Aristóteles até o movimento desencadeado na Universidade de Constança, o olhar sobre a arte literária tem variado de perspectiva. Ora vista como discurso sagrado destinado à leitura submissa, ora encarada como palavra questionadora da própria palavra literária, a Literatura tem levado o estudioso através dos mais diferentes caminhos. O trabalho que ora se apresenta tem como objetivo maior fornecer subsídios para redimensionar o Ensino de Literatura nas Licenciaturas em Letras e, por extensão, nos demais níveis de ensino, à luz das modernas teorias da literatura e da aprendizagem.

Materiais laminares pilarizados: preparação, caracterização, propriedades e aplicações

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Química
Autor(es)/Organizador(es): Sibele B. C. Pergher, Chaline Detoni e Marcelo L. Mignoni
ISBN: 85-8856570-6
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 120

A pilarização de argilas estabeleceu a técnica de preparação de uma nova classe de materiais. As argilas pilarizadas foram extensivamente estudadas e empregadas nos mais diversos processos. A técnica de pilarização foi estendida a diferentes materiais laminares, os quais incluem: hidróxidos duplos laminares, fosfatos de metais em estado de oxidação IV, titanatos laminares, silicatos, niobiatos e precursores zeolíticos laminares. Esta extensão origina um novo e amplo campo de trabalho onde se pode escolher o grau de acidez ou basicidade, a estrutura (porosidade e área superficial) e composição requeridas para um processo catalítico específico.

O ato pedagógico e a leitura: processos de emancipação

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Letras
Autor(es)/Organizador(es): Cleonice Dariva Fogolari
ISBN: 85-88565-61-7
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 172

O ato pedagógico consciente e crítico é um desafio constante para o educador de todas as áreas do conhecimento, pois necessita estimular e privilegiar as diferentes modalidades de aprendizagem, valorizando as competências cognitivas dos alunos. Nesse processo, a valorização da prática da leitura em sala de aula constitui um elemento básico e imprescindível, porque ela possibilita a expansão, a integração e a coerência dos aspectos cognitivos do sujeito, desencadeando e arraigando a conscientização. Essa práxis diferenciada é proporcionada aos educandos à medida em que há inclusão de leituras de variadas tipologias textuais no contexto escolar, pois é através da leitura que o indivíduo se integra ao mundo cultural, político, social e econômico, fomentado pelas diferenciadas habilidades que se cruzam em um trabalho interativo. Por essa razão, buscou-se, neste trabalho investigativo, um cenário de pesquisa-ação, através de uma proposta metodológica em sala de aula, na disciplina de Língua Portuguesa, visando propiciar aos alunos momentos de leitura de textos de múltiplas linguagens e em variados suportes mediados pelo professor, a fim de proporcionar a construção de conhecimentos significativos durante a interação texto/leitor; leitor/leitor.

O combate à corrupção político-administrativa nos municípios

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Direito
Autor(es)/Organizador(es): Gilmar Bianchi
ISBN: 85-88565-49-8
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 178

A corrupção e a malversação na administração político-administrativa brasileira, em qualquer das entidades federadas – União, Estados, Distrito Federal e Municípios -, são apontadas como a maior causa do atraso social. A corrupção é um fenômeno desprezível em qualquer lugar do mundo. Entretanto, mesmo considerada repugnante, sua prática não arrefece, notadamente no Brasil, onde sempre foi combatida de forma falaciosa e os usurpadores dos bens públicos, na grande maioria, permanecem impunes. Atentando para esse panorama, na expectativa de se encontrar explicações à razão de a corrupção ser uma prática antiga e crescente no Brasil, este estudo se ampara na teoria weberiana sobre Estado patrimonial, associado à historiografia brasileira desde o período colonial. Centrada no combate à corrupção nos municípios, a presente obra analisa os mecanismos existentes à disposição do vereador, da população em geral e do Ministério Público, abrangendo a evolução legislativa, os quais, teoricamente, são meios eficientes; contudo, na prática, parecem mais ter servido à criatividade dos corruptos para inovarem suas condutas, do que como freio repressivo.

O cuidado do Ser em desenvolvimento: o desafio de promover famílias saudáveis na sala de vacinas

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Saúde – Enfermagem
Autor(es)/Organizador(es): Terezinha Albina Bordin
ISBN: 85-88565-17-X
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 232

O foco deste trabalho está no relacionamento entre bebês, família e equipe de enfermagem na sala de vacinas, e propõe uma reflexão sobre a importância do papel da enfermagem, quando escolhe e cumpre a tarefa de cuidar de famílias e demonstrar que, através da assistência de enfermagem, pode-se fazer emergir a consciência sobre as abordagens preventivas e educativas que auxiliam a criança e a família a processar, positivamente, suas experiências e assim crescer e desenvolver-se de forma saudável e feliz.

O início da modernização do Uruguai: implicações político-econômicas com o Rio Grande do Sul e o Imp

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Humanas – História
Autor(es)/Organizador(es): Neusa Cidade Garcez
ISBN: 85-88565-03-X
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 206

Em toda a sua história, o Brasil sempre estabeleceu estreitas relações com o Uruguai. E, estando o Rio Grande do Sul em área fronteiriça com aquele país, nada mais comum do que a interação desses dois espaços. Voltando-se, pois, para esse relacionamento, esta obra busca revelar alguns aspectos acerca da vida do Coronel Lorenzo Latorre, e a influência desse célebre personagem da história latino-americana — que chegou a ser considerado um anátema no Uruguai — no processo de modernização do Rio Grande do Sul, em pleno século XIX.

O jogo intertextual e lúdico em LA SAGA/FUGA de J. B., de Gonzalo Torrente Ballester

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Letras – Literatura
Autor(es)/Organizador(es): Regina Kohlrausch
ISBN: 85-88565-62-5
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 244

O presente livro constitui, originalmente, uma tese de Doutorado apresentada à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em 2004. Apresenta uma análise do romance La saga/fuga de J. B., do ficcionista espanhol Gonzalo Torrente Ballester, tendo como suporte teórico as teorias da intertextualidade, na perspectiva do pensador russo Mikhail Bakhtin e dos estudos de seus seguidores, Julia Kristeva e Laurent Jenny, que propõem a aplicação teórica ao campo da literatura. Além de um panorama teórico sobre intertextualidade, de um levantamento da fortuna crítica sobre a obra de Gonzalo Torrente Ballester, do destaque das relações que culminam no processo de mitificação, desmitificação e confirmação do mito Jota Bê e da lenda do “Santo Cuerpo Iluminado” em La saga/fuga de J. B., desvenda-se o diálogo do romance com as diversas áreas da cultura ocidental, dentre elas o mito, a história e a literatura com vistas à caracterização da obra como espaço lúdico.

O vôo da arte e educação no cuidado do Ser

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Saúde – Enfermagem
Autor(es)/Organizador(es): Kênia Silva dos Santos Freitas
ISBN: 85-88565-08-0
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 208

Ao buscar, na arte, subsídios para o cuidado do ser, Freitas buscou novas abordagens criativas através da percepção, da sensibilidade e do imaginário, ampliando e fortalecendo a Enfermagem, enquanto ciência e arte. Concentrada no binômio arte-enfermagem, a autora apresenta, nesta obra, um texto instigante e revelador do processo de cuidado desenvolvido com educandas de graduação em enfermagem, fundamentado na Teoria do Cuidado Humano de Jean Watson e no referencial metodológico de Alcione Leite da Silva, com vistas a criar um espaço vivencial para o cuidado de si e do outro e, ao mesmo tempo, construir um conhecimento acerca do processo de ser e viver de educandas de Enfermagem.

Processamento de erva-mate

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Engenharia de Alimentos
Autor(es)/Organizador(es): Alice Teresa Valduga, José Roberto D. Finzer e Sérgio Henrique Mosele
ISBN: 85-88565-57-9
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 184

A concepção do presente livro foi decorrência da inexistência de obras voltadas para o processamento da erva-mate, que é utilizada em bebidas consumidas em diversos estados do Brasil e em outros países latino-americanos. O livro inicia-se com conceitos convencionais de produção e processamento de erva-mate e assim o estado da arte na industrialização. Resultados de pesquisa realizada na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim-RS, envolvendo as etapas de: sapeco; secagem; extração de solúveis; secagem e liofilização de extratos; formulação de produtos não-convencionais e estudos econômicos constituem-se na essência mais abrangente desta obra. Os conceitos e conhecimento podem servir de fundamentação para planejamentos e busca de alternativas para aperfeiçoamento e otimização na indústria ervateira. A publicação é de caráter técnico sendo destinada a empresas que processam e comercializam a erva-mate e para formação profissional.

Reabilitação psicossocial: dimensões teórico-práticas do processo

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Saúde – Enfermagem
Autor(es)/Organizador(es): Alice Hirdes
ISBN: 85-88565-25-0
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 202

Esta obra nasceu da experiência prático-teórica de uma profissional em saúde mental, que vivenciou, no seu cotidiano, o momento e o movimento histórico do processo de Reforma Psiquiátrica Brasileira. Através da reconstituição das práticas construídas no Centro Comunitário de Saúde Mental de São Lourenço do Sul – RS, considerado um marco prático no estabelecimento de uma nova abordagem ao sofrimento psíquico, a autora desvela as variadas e diferentes nuances que permeiam as ações neste campo. Introduz a concepção de superação dialética, ou seja, a necessidade de galgar novos patamares, para que outras modalidades assistenciais sejam produzidas de forma condizente com os valores e os pressupostos amplos da reforma psiquiátrica e da reabilitação psicossocial.

Reflorestamento em pequenas propriedades rurais: o caso do Alto Uruguai - RS

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Biológicas
Autor(es)/Organizador(es): Sônia Elisete Rampazzo
ISBN: 85-88565-19-6
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 184

A presente obra _ avaliação de um projeto de reflorestamento em pequenas propriedades do Alto Uruguai _ tem como escopo, além do que já está referido no próprio título do trabalho, chamar a atenção para a seriedade da questão ambiental, como tantos têm feito, principalmente após a Conferência Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, bem como lançar algumas luzes sobre este empreendi-mento (reflorestamento) cujo leit-motiv é por vezes contraditório, dado o caráter de oposição entre suas duas arenas: arena econômica e arena ecológica. Neste contexto, este estudo oferece um bom referencial teórico acerca do tema e das implicações ambientais no processo de colonização da região em questão, trazendo uma análise estrutural e quanti-qualitativa das ações propostas e implementadas no referido projeto.

Ser adolescente: um estudo sobre as percepções, dilemas e reflexões adolescentes na família e na esc

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Humanas – Psicologia
Autor(es)/Organizador(es): Aldo David Meneghetti e William B. Gomes
ISBN: 85-88565-58-7
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 138

O livro apresenta um estudo sobre a experiência de adolescentes em um bairro violento da periferia de uma grande cidade. A psicologia do desenvolvimento e a teoria do self semiótico serviram como referenciais teóricos. A análise fenomenológica apresentou o mundo vivido pelo adolescente, explorado em grupos de conversação, como um momento de grandes dificuldades comunicacionais entre os jovens e seus educadores pais e professores, geradas por atitudes de dominação ou despreocupação. O ambiente extrafamiliar foi percebido como uma alternativa idealizada, onde a vivência com iguais pode substituir ou reproduzir elementos cerceadores do contexto familiar, agora acrescidos de riscos específicos: violência urbana, drogadição, prostituição, gravidez precoce e desconfiança mútua, elementos reforçadores de sentimentos de insegurança e desproteção. A escola, considerada como um campo neutro, possibilita um trânsito mais livre, especialmente às meninas. A constante revivência das exigências paternas, reproduzidas em diálogos internos dos jovens com a presença virtual dos pais, mantém o pensamento circular e a impossibilidade de ação. Em vista disso, verificou-se que a rede semiótica, necessária ao processo de autonomia, não se encontra totalmente formada: nem a semiótica do intérprete (adolescente imaturo), nem a semiótica da interlocução (um outro ouvinte e conselheiro). A investigação apontou para a necessidade de projetos catalisadores de formas efetivas e eficientes de comunicação entre educadores e adolescentes.

Séries iniciais: metodologia para o ensino da Matemática

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Humanas – Educação
Autor(es)/Organizador(es): Adriana Loss Zorzan
ISBN: 85-88565-60-9
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 212

Ao ler a obra Séries Iniciais: metodologia para o ensino da matemática, você encontrará o resultado de um trabalho de pesquisa desenvolvido junto à prática pedagógica de professores das primeiras séries do Ensino Fundamental, pertencentes a escolas situadas em municípios da Região do Alto Uruguai e do Planalto Médio do RS. O estudo investigativo que teve como objetivo a descrição das concepções e das ações didático-metodológicas dos professores, foi desenvolvido a partir da perspectiva fenomenológico-hermenêutica. Assim, a análise dos dados ocorreu a partir das reduções fenomenológicas (análise ideográfica e nomotética) das quais foram identificadas as seguintes categorias: treinamento no ensino, atitude de solicitude no ensino e tendências de ensino. Da análise foi possível verificar que muitos professores continuam enfatizando, na educação matemática, o ensino por repetição/memorização e o aprender como um processo constituído através do treinamento. O livro procura apresentar uma análise teórica sobre o que emergiu dos discursos e das práticas dos professores no ensino da matemática, bem como contribuir para a reflexão dos professores ao constituírem suas propostas metodológicas.

Serviços de Saúde Pública: reestruturação

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Saúde – Enfermagem
Autor(es)/Organizador(es): Irany Achiles Denti
ISBN: 85-88565-05-6
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 144

Eleito para reestruturar o sistema de Saúde Pública, o PSF (Programa de Saúde da Família) está envolto por uma filosofia que lhe confere algumas peculiaridades distintas de todas as ações e serviços já implantados como programas governamentais. Por este motivo, torna-se relevante uma análise da sua implantação e implementação para que possa ser alvo de críticas, e para que o sistema possa retroalimentar-se possibilitando a correção de equívocos ocorridos ao longo de todo o processo de trabalho. Voltando-se, pois, para esse contexto, esta obra analisa o Programa de Saúde da Família, recente estratégia colocada em prática pelo Governo Federal, convidando os gestores de saúde, pesquisadores, estudantes e profissionais da área da saúde para uma reflexão relativa a este modelo de assistência, enfocando algumas das suas conquistas, realizações, limites e dilemas.

TEMAS EM BIOLOGIA : Edição Comemorativa aos 20 anos do Curso de Ciências Biológicas e aos 5 anos de PPG-ECOLOGIA da URI Campus de Erechim

Série: Pensamento Acadêmico
Autor(es)/Organizador(es): Jorge Reppold Marinho, Luiz U. Hepp e Rodrigo Fornel
ISBN: 978-85-7892-024-1
Formato: 21 x 28 cm
Número de páginas: 240

Ao longo dos últimos 20 anos, o Curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim, e nos últimos 5 anos o Curso de Pós-Graduação em Ecologia vêm formando profissionais nas áreas de ensino e pesquisa e atuando no desenvolvimento de pesquisas científicas e na formação de novos profissionais. Esta edição comemorativa de Temas em Biologia traz uma série de textos produzidos por professores, alunos e pesquisadores ligados a estes cursos de Graduação e Pós-Graduação. 

Teoria e Saberes docentes: a formação de professores na Escola Normal e no Curso de Pedagogia

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Humanas – Educação
Autor(es)/Organizador(es): Arnaldo Nogaro
ISBN: 85-88565-41-2
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 380

Ao ler a obra Teoria e Saberes docentes: a formação de professores na Escola Normal e no Curso de Pedagogia você encontrará o resultado de um trabalho de pesquisa desenvolvido junto a instituições educacionais de nível médio e superior, situadas na Região do Alto Uruguai gaúcho, que atuam na formação de professores para a escolaridade inicial ou, hoje, anos iniciais do ensino fundamental. O estudo é conduzido em duas perspectivas: o resgate da história do passado, que procura apresentar a trajetória das escolas de formação de professores na Região Alto Uruguai, entre sua criação e os anos noventa. As evidências recolhidas através de depoimentos dos pioneiros e da análise de documentos legais e artigos jornalísticos permitem identificar o predomínio de racionalidade técnico-instrumental, tanto nas concepções de educação, escola, identidade do professor, organização curricular quanto nas práticas de ensino e nas próprias condições de trabalho dos professores, assim como a forte presença de um ideário “moralizante” quanto ao papel e aos comportamentos esperados das futuras professoras. Em sua segunda perspectiva, o estudo volta-se para a investigação da realidade das instituições formadoras da Região, a partir dos anos oitenta (história do presente), incluindo, neste espaço, a formação em nível superior, proporcionada pelo Curso de Pedagogia da universidade, no sentido de explorar as possibilidades de incorporação da nova lógica de organização da educação de professores, fundada numa racionalidade emancipatória.

Um modelo para Videoconferência sobre Redes IP

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Informática
Autor(es)/Organizador(es): Fabio Asturian Zanin
ISBN: 85-88565-10-2
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 192

O trabalho contido neste livro apresenta os fatores essenciais para a realização de uma videoconferência efetiva, bem como relaciona as principais tecnologias existentes para tal. Questões de qualidade e caracterização dos serviços também são abordadas a fim de que sejam apresentados os fatores mais importantes a serem considerados na busca desta efetividade. Através do levantamento de problemas e estudo das possíveis soluções, é proposto um modelo para o desenvolvimento de aplicações de videoconferência em computador pessoal, visando atingir um nicho de mercado de baixo custo. Este modelo propõe a criação de aplicações de videoconferência com conformação de tráfego, que sejam capazes de utilizar os recursos da rede da melhor maneira possível. O sucesso da proposta pode ser verificado tanto pela ferramenta desenvolvida ADAPT, e respectiva utilização, como também pelo conjunto de artigos resultantes deste trabalho.

Virtudes docentes para a educação humanizadora: revisitando Paulo Freire

Série: Pensamento Acadêmico
Área: Educação
Autor(es)/Organizador(es): Idanir Ecco
ISBN: 978-85-7892-071-5
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 119

DA NECESSIDADE DE VIRTUDES DOCENTES Antes de qualquer referência à obra que apresento, quero externar que me sinto lisonjeado diante do convite feito pelo amigo e companheiro de trabalho, professor Idanir Ecco, para fazer a apresentação deste livro. Tenho acompanhado sua jornada de pesquisa, reflexão e elaboração e pude presenciar ricos momentos de encontro e de faina reflexiva com a obra do Patrono da Educação Brasileira. O livro que ora apresento constitui-se no resultado de um estudo cuidadoso e minucioso sobre a obra de Paulo Freire. Ficam evidentes a perspectiva e o olhar clínico com o objetivo de demonstrar uma face pouco explorada do pensamento deste importante teórico e educador brasileiro. A linguagem utilizada ao longo do texto é clara e fluente, permitindo ao leitor o pleno entendimento das ideias propostas, desenvolvidas e argumentadas a respeito de um dos destacados atores do cenário pedagógico brasileiro do século 20. Paulo Freire possui uma grandeza memorável que ainda não tem sido valorizada em sua plenitude pela academia. Talvez isso seja decorrente da mentalidade existente na cultura brasileira de reconhecer e dar espaço a autores e pensadores de outras paragens além mar, secundarizando o pensamento e autores autóctones. A obra ora apresentada caminha no sentido de recuperar e fortalecer o pensamento aqui florescente pela sua concretude, comprometimento com sua gente e legitimidade de sua postura ética. Freire, ao longo de sua rica produção intelectual, faz uma opção declarada pelos “esfarrapados” e “excluídos” da terra, esta aqui representada pelo nosso país. Assim como existiram resistências para seu ingresso como docente em uma universidade pública brasileira, parece existirem barreiras no pensamento e nas mentalidades de muitos de nossos contemporâneos. Trabalhos como este, produzidos a partir de pesquisas minuciosas e com sensibilidade teórica, fazem-se cada vez mais necessários para evidenciar a riqueza e sugar o néctar de pensadores como Freire,que simbolizam o marco e constituem-se em referência para a prática pedagógica dos educadores brasileiros. O estudo realizado pelo Mestre Idanir resgata uma face pouco evidenciada por estudiosos de Freire, ao mesmo tempo em que se constata que se encontra silenciada no seio da sociedade brasileira: a questão das virtudes para práticas de humanização. Os questionamentos apresentados na introdução marcam a intenção verdadeira da construção deste trabalho que se conclui e apontam para estas ausências nos processos formativos e na conduta pedagógica de muitos professores e futuros professores. Trazemos os questionamentos apresentados pelo autor para que o leitor tenha-os como balizadores ao longo de sua leitura e que esta, em ato contínuo, seja um processo de reflexão sobre o ser e o fazer de cada pessoa que com ela tomar contato. Assim se expressa o autor: para atuar como educador é suficiente ser habilidoso e competente no sentido nato do termo? Que valores e/ou princípios devem fundamentar e guiar a prática educacional pedagógica? Quais são as qualidades necessárias ao educador no exercício de sua profissão? Ao longo do texto, o autor aponta por onde podemos encontrar as respostas, mas não o faz diretamente, insinuando ao leitor, como pano de fundo, a existência de uma proposta metodológica que possibilite a construção de novos saberes a partir da interlocução com seus escritos, a exemplo do que Freire propunha quando apresentava o diálogo como condição para o conhecimento. Dois macros guiões dão unidade e conduzem o leitor aos meandros da obra: virtudes e humanização. Estes são tratados nos aspectos biográficos iniciais e perpassam, por inteiro, na forma de “fio condutor”, toda a escritura textual que se locupleta, que se enriquece ao apontar as virtudes para uma docência humanizadora. O trabalho do professor Idanir ganha publicidade e assume vida própria de ora em diante, uma vez que quem escreve o faz por prazeres e sentidos subjetivos, mas também, não menos importante, por atitude solidária e generosa de partilhar seus achados e deixá-los à disposição como patrimônio da humanidade, pois escrever é mais do que um exercício de externar o pensamento: nele há o despretensioso desejo de tornar-se imortal. A riqueza dos escritos, aqui apresentados, está na sua potencialidade de suscitar novas interpretações, de apontar outros horizontes possíveis, de levar-nos a novos questionamentos, de provocar inquietações. Foi assim que me senti ao ler esta obra. Está lançado o convite àqueles que desejarem desafiar-se ao prazer da leitura e ao diálogo com as ideias aqui expostas. Arnaldo Nogaro, Doutor em Educação – UFRGS Professor da URI - Erechim



Pesquisas Regionais

Benzeduras, superstições, simpatias... mitos ou realidade?

Série: Pesquisas Regionais
Área: Sociolingüística
Autor(es)/Organizador(es): Helena Confortin
ISBN: 85-88565-72-2
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 154

"Benzeduras, superstições, simpatias... mitos ou realidade?" É o resultado de parte do projeto de pesquisa Resgate sócio-lingüístico-cultural das etnias da região do Alto Uruguai Gaúcho, que a autora desenvolve há vários anos. O trabalho apresenta dados de observação, descrição e registro documental da cultura e religiosidade populares presentes e ainda cultuadas na Região Norte do RGS. Além de identificar as atitudes dos informantes frente às tradições que caracterizam esse tipo de cultura popular, sintetiza a oportunidade de conhecer, debater e refletir sobre a cultura de grupos étnicos variados e faz a compilação das principais manifestações encontradas: benzeduras, crenças/superstições e simpatias.

Caracterização ambiental de um parque urbano: Parque Municipal Longines Malinowski, Erechim, RS

Série: Pesquisas Regionais
Área: Planejamento Urbano-Ambiental
Autor(es)/Organizador(es): Elisabete Maria Zanin e José Eduardo dos Santos
ISBN: 85-88565-48-X
Formato: 21 x 21 cm
Número de páginas: 21

Este material educativo e informativo, de caráter técnico-científico, e dirigido aos diversos grupos sócio-culturais de interação com o Parque Municipal Longines Malinowski (PMLM), Erechim/RS, e apresenta a caracterização ambiental de sua paisagem, com base na descrição de algumas variáveis estruturais (hipsometria, clinografia, hidrografia, uso e ocupação do solo) digitalizadas em bases cartográficas através da utilização do Sistema de Informações Geográficas (SIG) IDRISI, cuja análise e integração compreendem aspectos indispensáveis à elaboração da proposta de Zoneamento Ambiental do PMLM, bem como de um conjunto de diretrizes de manejo, preliminarmente consideradas para cada uma das Zonas. O banco de dados cartográficos e ecológicos constitui uma contribuição fundamental para a organização e execução de um plano de manejo, direcionado ao desenvolvimento de diversas ações relacionadas ao uso e conservação do PMLM, bem como em assegurar a qualidade ambiental e de vida da cidade de Erechim.

Caracterização e diagnóstico ambiental da paisagem urbana de Erechim-RS

Série: Pesquisas Regionais
Área: Planejamento Urbano-Ambiental
Autor(es)/Organizador(es): Elisabete Maria Zanin
ISBN: 85-88565-47-1
Formato: 21 x 21 cm
Número de páginas: 20

O boletim “Caracterização e diagnóstico ambiental da paisagem urbana de Erechim/RS” compreende um material educativo e informativo, de caráter técnico-científico, dirigido à população de Erechim/RS, às associações representativas dos vários segmentos desta comunidade e, em especial, aos tomadores de decisão, representando um instrumento orientado à gestão ambiental municipal. Pretende atender ao que disciplina a lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001 em seu Capítulo IV (Artigos 43, 44 e 45) que entende serem indissociáveis o saber e a técnica na arte de governar e o exercício da cidadania para a eficiência da gestão. A abordagem utilizada na elaboração deste instrumento está fundamentada na concepção sistêmica da cidade, onde a anatomia urbana apenas tem sentido quando responde às atividades e às necessidades da cidadania, e que, somente quando se adapta aos condicionamentos ambientais, pode servir de base para uma verdadeira cidade. Este material apresenta a caracterização ambiental relacionada a algumas variáveis estruturais da paisagem (hidrografia, hipsometria, clinografia, legislação ambiental, uso e ocupação do solo urbano, densidade populacional, porcentagem e índice de áreas verdes públicas), digitalizadas em bases cartográficas através da utilização do Sistema de Informações Geográficas (SIG) IDRISI e MAPINFO, além do histórico da ocupação do solo, cuja análise e integração têm aspectos indispensáveis para subsidiar a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e para o estabelecimento de uma política ambiental para Erechim, conforme prevê o Estatuto da Cidade.

Consensos e estratégias para o desenvolvimento da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul

Série: Pesquisas Regionais
Área: Desenvolvimento Regional – Mesorregião GFM
Autor(es)/Organizador(es): Zeferino Perin, Márcia Damo e Célio Bonetti (Orgs.)
Formato: 16 x 23 cm
Número de páginas: 70

A publicação apresenta uma breve caracterização sociocultural, política e geo-econômica da mesorregião GFM. Oferece informações sobre o programa das mesorregiões diferenciadas, desenvolvido pelo Ministério da Integração, e os Projetos em execução na Mesorregião GFM. Apresenta, também, os aspectos institucionais representados pelo Estatuto do Fórum da Mesorregião. Divulga a carta da Mesorregião GFM e as orientações de natureza programática destinadas a embasar a formulação de políticas públicas Estaduais e Federal para o desenvolvimento da Mesorregião, que serão consubstanciadas nos PPAs estaduais e nacional. São, também, apresentadas informações relativas à área de abrangência, municípios que integram a Mesorregião GFM, bem como a íntegra do estatuto do Fórum de desenvolvimento e os atores institucionais que integram a Assembléia Geral. Em síntese, esta publicação visa a resgatar os elementos essenciais do processo da construção da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul, institucionalizada através do Fórum e programaticamente definida em suas macrodireções, projetos estruturantes, programas estratégicos e ações.