Projeto URITech é apresentado a lideranças e imprensa de Erechim | | URI Câmpus de Erechim

Projeto URITech é apresentado a lideranças e imprensa de Erechim

19/01/2024 - 381 exibições

A URI Erechim lançou oficialmente na quarta-feira, 17, à tarde, no Auditório do Câmpus II, o Projeto do Centro de Inovação URITech, que terá uma área total de aproximadamente 1.230 m2. O encontro contou com a presença de lideranças acadêmicas e civis, entre elas, o Diretor-Geral da URI Erechim, Professor Paulo Roberto Giollo; o Vice-Prefeito Flávio Tirello; o Diretor Acadêmico do Câmpus, Adilson Stankiewicz; o vereador Walace Soares; o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski; o Diretor de Indústria da ACCIE, Mário Cavaletti, entre outras.

O evento também foi prestigiado pela Equipe do Projeto do Centro de Inovação URITech, representantes do Ecossistema de Inovação de Erechim, como Instituições de Ensino, Poder Público, Empresas, Sistema “S” e Sociedade Civil local, além de vários órgãos de imprensa local. A ambientação foi da empresa TOP Formaturas.

O objetivo do encontro foi compartilhar com os atores da Quádrupla Hélice a trajetória desde a proposta, até a aprovação do “Programa de Implantação e Operacionalização do Centro de Inovação - URITech, no Alto Uruguai do Rio Grande do Sul”.

O projeto tem um prazo de cinco anos para ser implementado, com um investimento total de R$ 6 milhões e 400 mil, sendo aproximadamente R$ 4 milhões e 900 mil por parte do Governo Federal, por meio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas. Os recursos são a fundo perdido, com o restante sendo investido pela URI Erechim.

O Centro de Inovação contará com ambiente moderno, atraente e descontraído, contando com espaços específicos para a geração de ideias e novos negócios que farão a diferença para a sociedade.

O URITech terá lugar nos Prédios 5 e 6, onde hoje estão localizados, por exemplo, o Auditório e Praça de Alimentação, entre outros serviços da Universidade.

Apoiam o projeto diversas instituições pertencentes ao Ecossistema de Inovação da região, como a Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS Campus Erechim, INOVA/RS e o Centro de Inovação e Tecnologia de Erechim - CIT.