Curso de Medicina na Comunidade | | URI Câmpus de Erechim

Curso de Medicina na Comunidade

11/06/2024 - 166 exibições

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), por meio do seu curso de Medicina, vem se destacando pela curricularização da extensão que, acima de tudo, visa aliar projetos desenvolvidos no ensino da graduação com a prática comunitária.

Dentre os recentes projetos realizados, destacam-se a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) sobre leptospirose e a conscientização da pediculose por meio da realização de uma atividade lúdica educativa de prevenção em escolas públicas.

Os projetos foram elaborados pelos estudantes do terceiro semestre e tiveram como principal objetivo divulgar informações de saúde para grupos sociais específicos do município, contribuindo, portanto, para a saúde pública local.

A leptospirose é uma doença zoonótica cuja transmissão ocorre pela bactéria Leptospira presente, na maioria das vezes, em águas e áreas contaminadas com urina proveniente de animais infectados, principalmente ratos. Em face das recentes inundações no Rio Grande do Sul e o aumento de casos dessa zoonose, a capacitação dos ACSs torna-se imperativa, visto que estes profissionais são elos entre a comunidade e a saúde. A ação foi realizada na Unidade Básica de Saúde do bairro Progresso, em Erechim, tendo a presença de 10 ACSs.

A  pediculose, por sua vez, é uma doença que está assiduamente presente no ambiente escolar, visto que os piolhos se disseminam facilmente em locais de aglomeração. Devido ao fato, os estudantes da universidade realizaram um projeto que envolve a ludicidade com base no artigo “Jogo educativo ‘caça-piolhos’: prevenindo pediculose ao brincar”, com intuito de propagar informações acerca dessa parasitose para os alunos do quarto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei, também de Erechim. O jogo “Caça ao Piolho” possibilitou despertar o interesse dos alunos sobre a temática, principalmente por ter sido possível unir o "brincar" com informação em saúde.