Encontro aborda o papel do estudante na Graduação Ativa | | URI Câmpus de Erechim

Encontro aborda o papel do estudante na Graduação Ativa

14/06/2024 - 91 exibições

Alunos calouros dos cursos do Câmpus II da URI participam de um evento especial voltado para a discussão do papel do estudante nas aulas que aplicam metodologias ativas. Na terça-feira, 11, o encontro foi com os ingressantes dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Arquitetura e Urbanismo e Ciência da Computação, que se reuniram no Auditório do Campus II. O evento, que vem sendo realizado desde 2021, teve como foco destacar a importância do desenvolvimento de competências durante a formação acadêmica e sua relevância para a futura carreira profissional dos alunos.

A professora Jacqueline Enricone, do Curso de Psicologia, conduziu o encontro enfatizando a importância de os estudantes assumirem um papel ativo em seu próprio processo de aprendizagem. Destacou que as metodologias ativas incentivam os alunos a se tornarem protagonistas do seu conhecimento, ao invés de apenas receptores passivos de informações. Isso não só facilita a compreensão dos conteúdos, mas também desenvolve habilidades essenciais, como trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas.

Com a conclusão deste evento, a Universidade reafirma seu compromisso em promover uma formação de excelência, que prepare seus alunos não apenas para enfrentar os desafios acadêmicos, mas também para se destacarem em suas futuras carreiras profissionais, contribuindo assim para o desenvolvimento socioeconômico da região.