Curso de Psicologia promove III Simpósio de Ciência e Profissão | | URI Câmpus de Erechim

Curso de Psicologia promove III Simpósio de Ciência e Profissão

06/07/2024 - 170 exibições

O Curso de Psicologia da URI, coordenado pela professora Fernanda Grendene, realizou na terça-feira, 02, o III Simpósio de Psicologia, Ciência e Profissão. O evento, que integra a ação de Curricularização da Extensão da disciplina Psicologia, Ciência e Profissão, ministrada no primeiro semestre pelo professor Felipe Biasus, contou com a exibição de 13 audiovisuais desenvolvidos pelos alunos da turma 2024.

A preparação para o Simpósio teve início nos primeiros dias de aula do semestre, conforme explica o professor Felipe Biasus. "Os alunos receberam uma atividade de pesquisa, na qual deveriam estudar uma das 13 especialidades da Psicologia, reconhecidas pelo Conselho Federal. No início do semestre, as especialidades foram sorteadas para os alunos que pesquisaram sobre a especialidade no que se refere a atuação do profissional Psicólogo e as interfaces da profissão com outras áreas, dando origem a um relatório. A etapa seguinte foi de trabalho em equipes, sendo que cada especialidade deu origem a um grupo de trabalho que teve como meta a criação de uma audiovisual sobre a especialidade", explicou.

Com objetivo de levar um conhecimento produzido pelos alunos à comunidade, foi promovido o Simpósio que contou com a presença de familiares dos alunos e também de alunos do Ensino Médio da Escola da URI que tem interesse em conhecer a Psicologia.

Integrar as famílias dos alunos e demais interessados na Psicologia foi um momento de aprendizado, segundo o professor Felipe. “Tal ação possibilita levar um maior entendimento à comunidade sobre o trabalho do Psicólogo e suas diferentes especialidades e, especificamente, a presença dos familiares dos alunos amplia a compreensão frente a escolha profissional e as possibilidades futuras na carreira escolhida pelos alunos", conclui.