Visando consolidar conhecimentos teóricos, estudantes do Curso de Farmácia da URI realizaram, no sábado, 06, uma visita de estudos nas novas instalações do Banco de Sangue de Erechim.
A iniciativa foi acompanhada pelas professoras Marisa Romani Paraboni, da disciplina de Imunologia Clínica, Juliane de Souza Roman, Mariluce da Rocha Jaskulski e Alexandra Nava Bresolin.
O grupo foi recebido pela farmacêutica Rita de Cássia Rodio Andric e demais colaboradores componentes da equipe técnica e se constituiu numa excelente oportunidade para o entendimento dos aspectos operacionais e técnicos referentes ao processo como um todo do ciclo interno do sangue.
As alunas receberam informações desde a seleção dos doadores, sistemas de identificação, coleta do sangue para exames necessários, separação do sangue e todos os requisitos técnicos até a liberação final dos hemocomponentes. Os produtos sanguíneos gerados estarão prontos e disponíveis para as Agências Transfusionais e hospitais da cidade e da região para posterior transfusões.
Segundo a equipe do Banco de Sangue, ainda não existe um substituto para o sangue humano e a doação voluntária é fundamental para manter os estoques e atender as demandas da região. Uma bolsa de sangue doada é capaz de beneficiar múltiplos pacientes, uma vez que a quantidade de sangue total pode ser fracionada de acordo com os seus constituintes.
Além dos conhecimentos adquiridos, a visita foi uma oportunidade de alerta, pois os estudantes podem ser multiplicadores na comunidade, demonstrando a importância e incentivo a familiares, colegas e amigos para o ato de doação de sangue. O Banco de Sangue é de extrema importância regional para atender aos hospitais com qualidade e com a demanda necessária.
A visita de estudos enriqueceu a vivência prática acadêmica, inspirando para área de atuação profissional. Puderam, com isso, acompanhar os desafios e as responsabilidades enfrentadas pelos profissionais da área, inclusive compartilhar com diplomados da Universidade atuando na rotina de aprendizado.