Os formandos do Curso de Enfermagem da URI (turma 2020) encerraram, no dia 02 de julho, suas atividades do Estágio Supervisionado em Enfermagem I na Fundação Hospitalar Santa Terezinha, sob a supervisão dos professores Neiva Prestes, Luana Ferrão, Paula Dallagnol e Rafael Narzetti.
O estágio supervisionado, embasado nos pilares da gestão, possibilitou aos acadêmicos atuarem no cuidado aos pacientes e familiares por meio da Sistematização da Assistência de Enfermagem, planejamento e implementação de ações na gestão de recursos humanos e físicos, além de ações de promoção, prevenção e reabilitação à saúde.
Durante quatro meses os discentes desenvolveram atividades nas unidades de atendimento: Terapia Intensiva, Centro Cirúrgico e Clínicas Cirúrgicas locais que possibilitaram a qualificação do processo de ensino aprendizagem bem como o aprimoramento do cuidado na instituição hospitalar.
Para marcar a conclusão desta etapa de formação, foi realizado um evento de integração entre ensino e serviço. O encontro tem sido realizado anualmente com o objetivo de socializar as atividades desenvolvidas e agradecer pela contribuição e acolhimento do serviço e equipe para com os discentes e docentes.
Estiveram presentes o Diretor Acadêmico da URI Erechim, Adilson Luís Stankiewicz; a Coordenadora do Curso de Enfermagem, Ângela Maria Brustolin; o Diretor Executivo da Fundação Hospitalar Santa Terezinha, Rafael Ayub; o Diretor Administrativo do Hospital, Márcio Antunes Pires; a Superintendente dos Serviços de Enfermagem, Maria Mustefaga; e as Enfermeiras Assistenciais e Coordenadoras de Área.
A cada semestre a aproximação entre ensino e serviço vem aprimorar a práxis da enfermagem com vivências reais que contemplam o processo de gestão e gerenciamento no serviço de média e alta complexidade, no ambiente hospitalar, além de fortalecer o vínculo entre ensino e serviço, ressalta a Coordenadora do Curso, Angela Maria Brustolin.