Educação Física realiza 1º Torneio de Basquete 3x3 | | URI Câmpus de Erechim

Educação Física realiza 1º Torneio de Basquete 3x3

11/07/2024 - 61 exibições

Visando celebrar os 20 anos do curso, a Educação Física da URI promoveu na sexta-feira, 5, o 1º Torneio de Basquete 3x3 da Universidade, que fez parte também da proposta de curricularização da extensão. A iniciativa foi desenvolvida pelos estudantes do 3º semestre e reuniu estudantes de diversos semestres da graduação.

O evento, que premiou os três primeiros colocados, integrou as atividades da disciplina de ‘Metodologia dos Esportes de Invasão II: Handebol e Basquetebol’, ministrada pela professora Alessandra Dalla Rosa da Veiga, também contou com a participação da comunidade local.

O basquete 3x3 é praticado, como o próprio nome diz, com equipes de três participantes, que disputam a partida em apenas meia quadra, utilizando a mesma cesta para contabilizar os pontos. As regras são bem semelhantes ao jogo tradicional, com pequenas mudanças nas pontuações (cestas de três pontos passam a valer dois e as de dois pontos valem somente um) e, na sequência da partida, após a defesa interceptar o rebote, o jogador precisa sair do “garrafão” para retornar ao ataque.

Segundo Matheus Felippio, acadêmico da comissão organizadora e participante do torneio, a iniciativa possibilitou a troca de experiências e conhecimentos entre acadêmicos e alunos do Ensino Médio que pretendem realizar a graduação de Educação Física.

“Com a realização do torneio, foi possível executar as vivências teóricas e práticas que tivemos durante as aulas, fazendo com que cada aluno conseguisse experienciar como funciona a organização de um torneio e quais as dificuldades que nele podem encontrar”, destacou Felippio.

Para a professora Alessandra, estes eventos abrem espaço para a aproximação do acadêmico à comunidade. “Por meio de diferentes atividades (recreativas, esportivas, de treinamento, entre tantas outras) que são elaboradas, planejadas e executadas pelos acadêmicos e possibilitam o exercício da prática profissional, os estudantes recebem uma formação diferenciada e a comunidade é premiada com essas atividades que são desenvolvidas pela universidade e pelos cursos”, concluiu.