A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) divulgou, no dia 29 de julho, o resultado final do maior edital do Programa Pesquisador Gaúcho da série histórica. Lançado em 2023, o Edital PqG 09/2023 disponibilizou aos pesquisadores gaúchos R$ 25 milhões com o objetivo de selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no estado do Rio Grande do Sul.
Ao todo, 819 propostas de pesquisadores de 35 instituições de ensino/pesquisa do estado foram submetidas. Destas, foram contempladas 400 propostas, o que corresponde a 48% dos projetos submetidos. Este é o maior percentual de projetos contemplados na série histórica do Edital PqG.
Os Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos (PPGEAL) e em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) tiveram aprovação de 5 projetos, sendo 4 de pesquisadores da URI Erechim.
Os projetos aprovados são: “Microencapsulação de extratos antociânicos da casca de araçá vermelho (Psidium cattleianum Sabine): caracterização aplicação em produto alimentício e avaliação de estabilidade”, coordenado pela Profª Drª Geciane Toniazzo Backes (URI Erechim); “Implantação de um núcleo de ensaios farmacológicos e toxicológicos utilizando as planárias como modelo experimental”, coordenado pelo Prof. Dr. Alexandre Umpierrez Amaral (URI Erechim); “Letramento em saúde na perspectiva de pessoas com transtornos mentais e profissionais de saúde: estudo de métodos mistos”, coordenado pela Profª Drª Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz (UNIJUI); “Produção e recuperação de biopolímero por tecnologias não convencionais e potencialidade de aplicação em embalagem biodegradável”, coordenado pela Profª Drª Eunice Valduga (URI Erechim) e “Incorporação do ácido hialurônico em biofilme e sua aplicação em produto cárneo”, coordenado pela Profª Drª Jamile Zeni (URI Erechim).
Ressalta-se que os 2 últimos projetos têm parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS – Porto Alegre) e Universidade de Caxias do Sul (UCS – Caxias do Sul).
A aprovação destes projetos possibilitará um aporte significativo de recursos financeiros, os quais serão destinados ao melhoramento e ampliação da infraestrutura já existente, ao desenvolvimento de pesquisas e aprimoramento da produção científica e tecnológica dos Programas de Pós-Graduação vinculados.