O Curso de Medicina da URI promoveu na sexta-feira, 16, e sábado, 17, o II Simpósio de Clínica Médica, organizado pela Liga Acadêmica de Clínica Médica do Curso (LCMED).
Na noite de sexta-feira ocorreu o Pré-Evento do Simpósio, no Anfiteatro do Prédio 3, num encontro para reflexões sobre vínculos familiares e o direito de escolher, inspirado no drama cinematográfico “A História de Nós Três e de Nòs Quatro”, de autoria do médico psiquiatra Jorge Alberto Salton, de Passo Fundo, que esteve presente. O encontro reuniu, ainda, a médica psiquiatra Mariuska Rachevski e a coordenadora do Curso de Psicologia, Fernanda Grendene.
O filme já foi ganhador de prêmios e foi transmitido a milhares de alunos, o que demonstra a importância de tais eventos, inclusive na URI, proporcionando a aproximação da ciência e arte com os estudantes.
No sábado, mais de 110 inscritos, entre eles estudantes de Medicina, Professores e Médicos, estiveram no Salão de Atos do Prédio 6, onde ocorreu o Simpósio, quando foram recebidos pelo pianista e estudante do Curso de Medicina, Igor Scarpin.
O Coordenador do Curso, Sergio Bigolin, enfatizou a capacidade de liderança e gestão dos estudantes que estiveram à frente do Simpósio: Daniel Mews Deifeld, Natalia Demarco Kielek, Poliana Zago Perondi, Tamara Dal Mora e Yasmin Benetti Martello.
A Orientadora da LCMED, Alessandra Nodari Giollo, também se fez presente e discorreu sobre o impacto da formação fora de sala de aula. A Diretoria da LCMED idealizou o Evento em 2022, o qual em sua 2ª Edição exigiu dedicação máxima dos estudantes, os quais desde setembro de 2023 estavam construindo o Simpósio, dia a dia.
A Vice-Presidente da LCMED, Natalia Demarco Kielek, conduziu a homenagem à médica Jaqueline Buaes Graeff, responsável por impulsionar os estudantes nesse desafio. Na mesma ocasião, foram homenageados também os orientadores da Liga de Clínica Médica, Alessandra Nodari Giollo e Jean Zanardo, que receberam a obra de arte “Traços da Bea”.
O Simpósio também contou com a presença dos Profissionais José Afonso Corrêa da Silva, Marina Butzke e Thiago Fritzen, os quais tematizaram de forma multidisciplinar a Polifarmácia e Polimorbidade em idosos. O Doutor em Farmácia, a Médica Geriatria e o Médico Endocrinologista trouxeram estudos e suas experiências para conduzir a adequada medicação na população idosa, bem como combater o uso inadequado e não científico de vitamínicos e fármacos.
O Simpósio tratou, ainda, de “Crimes Sexuais: visão clínica frente à sexologia forense”, abordado pelo professor e coordenador do Curso, Sergio Bigolin, e a médica Heliara Tosetto Cachoeira.
Além disso, no final da manhã, a bacharela em Direito, Gabriela Fonseca Paz, apresentou o Projeto Ressignificar, que luta pelo acolhimento digno e adequado de mulheres vítmias de violência sexual.
O turno da tarde começou com a palestra sobre “O essencial do Pré-natal na Atenção Básica: saúde da mulher e do bebê”, tema abordado pelos médicos Matheus Cherobini e Mariana Kolling Magalhães. Após, a médica Daniela Augustin Silveira apresentou a temática sobre a anatomia da tireóide e as patologias do órgão, com comentários de Alessandra Nodari Giollo.
Por fim, os médicos Natalia Bassani Schuch e Paulo Roberto Dall’Agnol analisaram uma situação recorrente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI): “Choque séptico: o manejo do paciente crítico”.
O II Simpósio de Clínica Médica do Curso de Medicina da URI teve os seguintes patrocinadores: Gaafer Erechim, Instituto Bravora, Banrisul, Gineclínica, Inspire - Laboratório de Função Pulmonar, Vascor Exames Cardiovasculares, GastroMed, Radisom, Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Atlética AAAMURIE, Bem Estar Móveis, COC - Centro de Câncer, Médica Reumatologista Árien Oldoni, Médica Alergista e Imunologista Daniele Brisotto, Médica Neuropediatra Juliane Dalbem, Erva Mate Cristalina, MariArteCrochê, MedCof, Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, Palácio das Cuias e Plataforma Farmacologia Fácil.