Estudantes do Colégio Israelita programam visita cultural à região Alto Uruguai | | URI Câmpus de Erechim

Estudantes do Colégio Israelita programam visita cultural à região Alto Uruguai

28/08/2024 - 66 exibições

Quarenta e dois estudantes e quatro coordenadores do Colégio Israelita, de Porto Alegre, farão uma visita especial ao Polo de Turismo Histórico Judaico de Quatro Irmãos, nos dias 17 e 18 de setembro.

Depois de serem recepcionados com um almoço, no dia 17, no Acampamento Farroupilha em Getúlio Vargas, irão se dirigir ao município de Quatro Irmãos para conhecer o Memorial da Imigração Judaica, onde foi instalado o Hospital Leonardo Cohen, primeiro hospital israelita do Brasil; a Usina Força e Luz, a primeira usina cooperativa de geração de energia elétrica do Brasil; e o Cemitério Israelita. No final da tarde, virão a Erechim, onde visitam a Sinagoga e participam de um jantar especialmente organizado pela comunidade judaica.

No dia seguinte, 18, pela manhã, se deslocam a Jacutinga, onde irão conhecer a Escola Barão Hirsch, fundada na imigração judaica na Colônia Quatro Irmãos. Após a visitação, se deslocam para o município de Erebango, onde irão conhecer o Mato do Chia, local das ruínas da residência de um judeu peculiar que residia até pouco tempo atrás em Quatro Irmãos, e a Micvê, um local de significativa importância para a comunidade judaica, onde são realizados os banhos de purificação antes e depois de acontecimentos pontuais, como, por exemplo, o casamento, onde a esposa se banha em água corrente antes da realização da cerimônia, representando a restauração.

Para finalizar as atividades, os estudantes visitam o Cemitério do Combate, um memorial à Revolução de 1923, e a Estação Ferroviária, construída pela ICA (Jewish Colonization Association), onde está alocado o Museu Municipal, retornando logo após para a capital do estado.

A viagem está sendo organizada pela Operadora Regional de Turismo dentro do programa Destinos do Norte Gaúcho - Região Termas e Lagos. Segundo Larissa Smaniotto, que coordena o Escritório Regional de Turismo, “os estudantes escolheram o período da Semana Farroupilha para unir as culturas, visitando atrativos da história judaica e da cultura gaúcha”.