Acadêmicos de Nutrição desenvolvem ação em Getúlio Vargas | | URI Câmpus de Erechim

Acadêmicos de Nutrição desenvolvem ação em Getúlio Vargas

12/09/2024 - 105 exibições

Os estagiários em Saúde Coletiva do Curso de Nutrição da URI, Henrique Pascuetti e Iza Bruna Wessolowiski, realizaram, no dia 30 de agosto, uma oficina sobre “Alimentação e Aprendizagem”, em Getúlio Vargas. A iniciativa, desenvolvida em conjunto com as professoras supervisoras Jaqueline Sturmer e Roseana Spinelli, fez parte da programação do Seminário Permanente em Educação Infantil daquele  município. Ao todo, a atividade contou com a participação de cerca de 60 professores/monitores do município.

Entre os assuntos discutidos esteve a obesidade infantil, o consumo de alimentos ultraprocessados pelas crianças, a importância da alimentação escolar e da própria comunidade escolar como formadoras de hábitos alimentares, além da importância de determinados grupos de alimentos e nutrientes envolvidos na aprendizagem.

Ao conversar sobre os alimentos ultraprocessados foram utilizados exemplos como embalagens de refrigerante, macarrão instantâneo, biscoito recheado, achocolatado, entre outros, mostrando as respectivas quantidades de açúcar, sal e gordura.

O objetivo desta dinâmica foi facilitar a compreensão da real quantidade presente destes nutrientes nos alimentos, que acabam fazendo parte da rotina alimentar de muitas crianças.