Professora de Arquitetura e Urbanismo participa de curta-metragem documental do IAB | | URI Câmpus de Erechim

16/09/2024 - 105 exibições

O Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), núcleo Erechim, produziu um curta-metragem documental sobre o Patrimônio Histórico Cultural do município de Erechim. O objetivo é disseminar informações sobre a importância da preservação do patrimônio para a memória coletiva e construção da identidade da população. A estreia do documentário foi em agosto e teve exibições em escolas, universidades, no cinema local e no Centro Cultural 25 de Julho, durante a semana do Patrimônio.

A Professora Natalia Nakadomari Bula, uma das entrevistadas no documentário, ressalta que no curso de Arquitetura e Urbanismo da URI o tema de preservação do patrimônio é abordado desde o início, por exemplo, nas disciplinas de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo, Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural e Projeto de Arquitetura V-A, dando subsídios aos diplomados para atuarem em projetos de intervenção em edificações históricas.

O documentário conta, ainda, com depoimentos da professora Maria Vanda Krepinski Groch, estudiosa da cultura e turismo; da arquiteta e urbanista Ariane Pedrotti de Ávila Dias, do Departamento de Patrimônio da Prefeitura Municipal de Erechim; e da arquitetura e urbanista Roseli Hachmann.

O curta-metragem documental “Retratos de uma História” tem duração de 20 minutos e está disponível para ser assistido neste LINK.